É inegável que viajar e conhecer lugares diferentes é um dos grandes prazeres da vida. Uma forma de transformar essa atividade em uma proposta única é através do turismo de experiência. Uma modalidade que vem ganhando força nos últimos tempos, esse tipo de turismo promove atividades que vão além das visitas a pontos turísticos, e oferece uma imersão na cultura, nos costumes, nas rotinas, na culinária da população nativa daquela região, etc. Acompanhe o texto para saber mais sobre essa forma inovadora de enriquecer suas viagens e ganhar memórias inesquecíveis.
O Brasil, que é um país tão extenso, rico e diverso culturalmente, permite uma experiência única em cada lugar. Cada região e estado brasileiros possuem características únicas, como biomas, fauna, vegetação, relevos, diferentes etnias indígenas nativas, e receberam colonizadores e imigrantes de outras nações. Na trajetória de crescimento do país, esses aspectos foram determinantes para o desenvolvimento, e marcaram particularidades próprias a cada local.
O que é turismo de experiência?
O turismo de experiência, como o nome sugere, possui um foco em experimentar o que o ambiente escolhido oferece. A ideia por trás dessa atividade é vivenciar a região, estado ou cidade e conhecer mais a fundo o cotidiano, a história da região e de sua população, através de uma exploração de sua cultura, de seus costumes, das atividades econômicas que desempenham, do seu dia a dia e também da sua culinária regional.
Dessa forma, esse tipo de turismo não está isolado em um único lugar, e pode ser encontrado em todos os cantos do país. Desde cidades grandes, que possuem centros históricos, casarões ou outras construções típicas de épocas passadas e são atendidas por grandes aeroportos, até mesmo as cidades e os povoados dos interiores, mais afastados, que só estão acessíveis para visitação através das viagens de ônibus entre cidades brasileiras ou outros transportes únicos, como algumas embarcações.
Lembrando que aqui na DeÔnibus você encontra mais de 5 mil destinos e ainda consegue embarcar sem pegar fila, com a opção embarque fácil.
É importante, além de se informar a respeito do transporte, fazer uma boa pesquisa para se preparar para essa prática. Através das informações obtidas, é possível elaborar roteiros e planejamentos para não perder nenhuma das atividades e, também, conhecer as melhores épocas, em que as principais atrações da região estão disponíveis para serem aproveitadas.
Essa atividade é muito importante para os nativos dessas regiões, pois ajuda a movimentar sua economia, com o setor de turismo e hospedagem empregando várias pessoas. Contratar agências de turismo com guias, que geralmente são nativos e cresceram no local, permite um rendimento ainda maior durante as visitas, pois são compartilhadas e repassadas mais do que o histórico, mas também suas próprias experiências e vivências.
Entre os destinos mais conhecidos, está a Serra Gaúcha, principalmente a cidade de Bento Gonçalves (RS), durante a Vindima, evento onde ocorre a colheita da uva. Os visitantes que escolhem a região podem conhecer a cultura de ascendência italiana e acompanhar uma de suas principais atividades econômicas, que é a produção de vinho, uma tradição passada de geração em geração.
Com a popularidade da nova novela da Rede Globo, Pantanal, aumentou a procura pelo turismo dessa região. Localizado principalmente entre os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a região do Pantanal é marcada por uma incrível biodiversidade, e oferece oportunidades únicas com seu turismo de experiência e ecológico. A flora nativa cria paisagens exuberantes, a fauna local é extremamente variada, e a culinária regional é única. É possível passear por trilhas, conhecer rios e cachoeiras, observar pássaros, capivaras, onças e muitos outros animais em seus habitats naturais.
Essas viagens são magníficas e podem ser ótimas opções para buscar o relaxamento ou a inspiração nesses cenários extraordinários. Como nos dias de hoje hotéis e pousadas são equipados com redes de internet Wi-Fi, você não precisa viajar somente nos períodos de férias. É possível trabalhar ou estudar durante a viagem, unindo o útil ao agradável.
Por exemplo, você pode continuar estudando para sua pós-graduação online ou trabalhar em um modelo remoto nesses locais mais aconchegantes e interessantes, aproveitando todos os seus encantos, sem danos aos seus compromissos diários.