Já sabemos que o café é uma das bebidas preferidas do mundo, não é? Esse já é um grande motivo para conhecer a Rota do Café nas diversas cidades aqui no Brasil e entender um pouco sobre a história rica e fascinante sobre esse grão.
Imagina passear por cidades encantadoras, fazendas históricas, plantações de café e ainda provar cafés especiais? Uma experiência incrível que é super possível com as dicas que separamos para você. Vem conferir!
História do café no Brasil
Esse grão tão amado chegou ao Brasil no século XVIII, mais especificamente no estado do Pará, trazida por mãos de um fazendeiro e se tornou umas das principais produções do país. Desde essa época, o café se tornou uma grande paixão brasileira e um dos principais produtos de exportação do Brasil.
Essa bebida que é praticamente impossível não gostar tem algumas curiosidades fascinantes:
- Apesar de não ser algo comprovado, o café teve sua origem na Etiópia. Segundo a história, um pastor teria percebido que suas cabras ficavam mais animadas após comerem os grãos de café. Com isso, ele começou a cultivar o grão.
- Você sabia que o Brasil é o maior produtor de café do mundo? Sim, o Brasil ainda é o maior produtor de café do mundo.
- São diversos tipos de café, desde o mais suave até o mais intenso, ou seja, tem opções para todos os gostos.
- O café, além de ser um estimulante, também traz benefícios para a saúde. Alguns estudos mostraram que consumir café de forma moderada, pode ajudar na concentração, reduzir o risco de certas doenças como Alzheimer, inclusive pode aumentar a longevidade. Incrível, não é?
- Essa bebida é tão incrível e forte em nossa cultura, que no Brasil existe o Dia Nacional do Café, que é celebrado dia 24 de maio.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre a história e as curiosidades do café, está pronto para mergulhar na Rota do Café? Então se prepare para vivenciar uma experiência única. Aproveite e conheça os melhores destinos para quem é apaixonado pela bebida!
Regiões brasileiras para conhecer
Conheça as regiões do Brasil que fazer parte do Circuito do Café.
Rota do Café Ceará

Já imaginou conhecer uma rota de café no Ceará? Sim, é possível e vale muito a pena fazer esse trajeto. Uma ótima opção de aproveitar o passeio é viajando de ônibus para o Ceará, assim, você aprecia a paisagem em uma área do sertão e chega com todo conforto no destino.
Saindo de Fortaleza/CE até a região da Serra de Baturité são aproximadamente 100 km e toda a rota está em uma Área de Preservação Ambiental (APA). As cidades que compõem a rota são Baturité/CE, Mulungu/CE, Pacoti/CE e Guaramiranga/CE.
A primeira parada é em Baturité/CE, não deixe de visitar o Museu Ferroviário, local que transportava o café da serra para a capital.
Agora, a parada é no Sítio Águas Finas, que fica na serra, chegando lá você vai fazer uma trilha tranquila para acessar a plantação de café. A visita é guiada e você aprende muito sobre a história desse grão no estado e o seu cultivo. Com toda certeza, é uma experiência enriquecedora!
Seguindo a rota, a próxima parada é na cidade de Guaramiranga/CE, um município pequeno e charmoso que você vai adorar conhecer. Aproveite e visite outras fazendas por lá, a Fazenda Floresta e o Sítio Rio Negro.
Por último, você vai conhecer Pocoti/CE, cidade que fica o Sítio São Luís, com uma arquitetura incrível e histórias melhores ainda, que os próprios moradores contam. E por fim, após esse passeio incrível, tem um cafezinho esperando por você!
Rota do Café Bahia

Ainda em solo nordestino, vamos conhecer a rota do café na Bahia, que aliás, é até premiada com título do Cup of Excellence. Na região da Chapada Diamantina, em Piatã/BA, a produção de café é conhecida pela qualidade do grão, além de ser considerado um dos melhores cafés do Brasil.
Iniciando esse passeio, não deixe de visitar a plantação do Café Rigno, que é o mais premiado da cidade nas Fazendas São Judas Tadeu e Ouro Verde. Além da visitação, você pode aproveitar para tomar um cafezinho maravilhoso no Recanto do Café.
Depois de aproveitar o momento, caso você queira se aprofundar na história do café na região, na Igreja Matriz da cidade, é possível participar do encontro com um barista que explica sobre o café e as fazendas da região.
Por fim, faça uma visita na Fazenda Rancho da Tapera, que produz o Café Taperinha, lá você vai conhecer a plantação e degustar o café.
Para chegar no destino é super fácil, afinal, existem algumas empresas como a Viação Itapemirim e a Viação Catedral com trajetos de ônibus até o destino. Assim você garante uma viagem tranquila, confortável e aproveita essas atrações incríveis.
Rota do Café Rio de Janeiro

Certamente, você já ouviu falar sobre a região do Vale do Café no estado do Rio de Janeiro. Com fazendas históricas incríveis e produção de café que foi um destaque no século passado, produzindo 75% de todo o café consumido no mundo. Impressionante, não é?
Visitar essa região que tem muita história para contar, é uma experiência única. Algumas cidades para conhecer no Vale do Café são Vassouras/RJ, Barra do Piraí/RJ, Engenheiro Paulo de Frontin/RJ, Mendes/RJ e Miguel Pereira/RJ. Ah, lembre-se que essas são apenas alguns municípios!
Começando seu passeio em Vassouras/RJ, uma cidade encantadora e cheia de cantinhos históricos. Conheça o Museu Casa da Hera, com móveis e ambientes preservados que uma das famílias mais importantes da época morava.
Ainda na cidade, aproveite para conhecer o primeiro Museu do Café do Rio de Janeiro na Fazenda São Luiz da Boa Sorte com muita história para contar.
O próximo destino desse passeio pela região será a Fazenda das Palmas, lá você vai encontrar plantação de café e muita história sobre esse grão na região.
Para finalizar às visitas nas fazendas, em Barra do Piraí/RJ você não pode deixar de ir à Fazenda Alliança. Além de conhecer a plantação de café, você vai ver de perto a produção dos produtos com leite de búfala e a colheita de orgânicos direto da horta.
E uma das melhores partes da viagem, é que você não precisa se preocupar em chegar no seu destino, até porque, ônibus para o Rio de Janeiro tem de praticamente todos os destinos. E a região fica a 100 km da capital, ou seja, super pertinho e fácil de chegar.
Rota do Café São Paulo

Em terras paulistas a produção cafeeira também foi um grande sucesso, até hoje é possível visitar fazendas históricas. Então, se prepare para uma imersão sobre a história do café nessa região.
Para chegar na região é super fácil e econômico, já que existem diversas opções de ônibus para São Paulo, viações como Penha, Catarinense e Esmeralda realizam a rota saindo de vários destinos, com ônibus equipados, oferecendo toda comodidade.
Antes de mais nada, essas são algumas cidades que fazem parte da rota: Bananal/SP, Areias/SP, São José do Barreiro/SP e Taubaté/SP.
Sua primeira parada será em Bananal/SP, uma cidade charmosa, que conta com várias fazendas incríveis para você visitar. Como a Fazenda Independência, que mantém os móveis originais e é possível fazer um tour.
Já na cidade de Areias/SP, aproveite para conhecer a Fazenda Vargem Grande, que já foi a principal produtora de café de São Paulo, ou seja, tem muita história para contar.
Para finalizar com chave de ouro seu passeio pela região, que tal conhecer uma fazenda que já hospedou Dom Pedro I? A Fazenda Pau D’Alho ganhou notoriedade após receber o monarca e atualmente recebe visitas para manter a história viva!
Rota do Café Minas Gerais

Minas Gerais é um dos maiores produtores de café do Brasil, além da qualidade incrível de seus grãos. Grande parte do estado faz parte da produção de café, porém, o turismo cafeeiro não é explorado em todos.
Por isso, vamos conhecer a região Sul de Minas, local que é possível visitar fazendas, fazer degustação de café e conhecer mais sobre a história do grão no estado.
A parada principal para esse tour será em São Lourenço/MG, que já é bem conhecida pelo Circuito das Águas. Para chegar no destino, é tranquilo, já que várias viações como Gontijo, Cometa, Util e Gardênia fazem a rota de ônibus para Minas Gerais saindo de várias cidades.
Saindo de São Lourenço/MG, até a cidade de Carmo de Minas/MG, lá fica a Fazenda Sertão, local que você vai conhecer muito sobre a história desse grão e as gerações de famílias que passaram por ali.
Além disso, na fazenda é possível conhecer o Museu do Café com objetos e fotografias que ajudam a contar ainda mais a história. E claro, que a degustação do cafezinho não ia ficar de fora, no mesmo local você vai provar esse café especial.
Rota do Café Espírito Santo

Essa rota te leva em uma viagem pelas plantações de café do Espírito Santo, proporcionando uma verdadeira imersão na história do grão na região de Muqui/ES e Mimoso do Sul/ES.
Iniciando o passeio em Muqui/ES, local que preserva as tradições cafeeiras, você pode conhecer o centro histórico da cidade com arquitetura única e cheia de belezas naturais.
A próxima parada será em Mimoso do Sul/ES, com fazendas incríveis da época do ciclo do café. Por lá, você não pode deixar de conhecer o Antiquário São Miguel.
Por fim, para sua viagem ser completa, você precisa de todo o conforto e tranquilidade, por isso, a melhor opção é ir de ônibus para o Espírito Santo, com diversos horários e rotas saindo de várias cidades, você pode planejar o seu passeio com facilidade.
Rota do café Distrito Federal

Agora, se você acha que Brasília/DF ficaria de fora da rota do café, na verdade, esse setor é bem explorado na capital.
Então, não faltam fazendas históricas para você aproveitar no Distrito Federal, começando pela Novo Horizonte/DF. Por lá, você vai vivenciar de perto toda a produção de café, desde a semente, torra até na hora de passar o cafezinho. É realmente um passeio imperdível!
Além disso, outra fazenda importante é a Santa Rosa/DF, que abastece diversos estabelecimentos da cidade com seu próprio café.
Para aproveitar essas opções, você pode facilmente ir de ônibus para o Distrito Federal, viações como Itapemirim, Real Expresso e Catedral fazem essa rota, com muita comodidade e algumas opções de ônibus leito, semileito e convencional.
Rota do café Paraná

Para finalizar as rotas do café no Brasil, vamos ao Paraná, especificamente em Londrina/PR, uma das maiores produtoras de café do país. Com toda certeza, sua experiência por lá será enriquecedora e única, com vistas deslumbrantes, muita história e claro, a degustação de café.
Visitar as fazendas históricas da cidade é uma experiência incrível, então, não deixe de conhecer a Fazenda Monte Bello. Imagina participar de todas as etapas da produção de café? Lá é possível vivenciar desde o plantio até a preparação do café, fora a degustação dessa bebida super especial.
Por fim, saiba que viajar de ônibus para o Paraná é uma opção prática e econômica. Além de proporcionar uma viagem confortável, você poderá apreciar a paisagem e conhecer outros lugares no caminho. Com uma excelente infraestrutura de ônibus, com diversas empresas que fazem o trajeto até o destino, sua viagem será segura e tranquila.
Definitivamente, será impossível você não planejar sua próxima viagem para algum desses destinos e mergulhar na história do café. A DeÔnibus conta com mais de 300 empresas parceiras, assim você encontra de forma fácil e segura passagens de ônibus para o seu destino!