O frevo é um ritmo musical muito conhecido no Brasil. Ele teve a sua origem no Estado de Pernambuco, no final do século 19, como uma expressão popular.
Na época, o Brasil passava por momentos históricos importantes como a Abolição da Escravatura e a Proclamação da República.
E logo após a abolição dos escravos, estes passaram a trabalhar como operários e a estarem mais presentes na vida social.
Entre os eventos culturais da época, existia o carnaval que, naquele tempo, era celebrado por pessoas da alta sociedade e de forma luxuosa (como na Europa). Assim, as pessoas consideradas classes mais ‘baixas’ (incluindo os antigos escravos e seus descendentes) começaram a festejar o carnaval nas ruas, com músicas populares e movimentos semelhantes aos da capoeira.
Índice
Passistas de frevo eram foras da lei

Inicialmente, isso não foi visto com bons olhos e, durante um tempo, a polícia era chamada para tentar conter os foliões. De acordo com a história, o guarda-chuva (tradicional elemento do frevo) era utilizado como ‘arma’ para se defenderem de eventuais agressões, já que a capoeira na época era proibida.
Os passos do frevo surgiram da rivalidade entre as bandas militares e nas lutas de capoeira.
Em Pernambuco, o Dia do Frevo é comemorado no dia 9 de fevereiro.
Como o seu surgimento está ligado a fatos importantes da história da região Nordeste, em 2012 a UNESCO lhe concedeu o título de Patrimônio Imaterial da Humanidade, com o atributo “Frevo: Arte do Espetáculo do Carnaval do Recife”.
Frevo: mistura de estilos

O frevo nasceu no final do século XIX nas ruas de Recife (PE) e, em razão da sua forma rápida de dançar, fez-se uma analogia à expressão “fervendo”. Por isso, o frevo é uma dança frenética, de ritmo muito acelerado.
A sua dança é uma mistura de maxixe e da capoeira. O frevo também possui características próprias:
- Presença de música e dança;
- Música tocada por instrumentos de sopro;
- Ritmo acelerado;
- Movimentos acrobáticos;
- Inserção de elementos de outras danças folclóricas;
- Inserção de elementos da capoeira;
- Figurinos coloridos e a utilização de pequenas sombrinhas.
Além disso, na década de 30 nasceram diferentes tipos de frevo:
- Frevo de rua: não é cantado, mas executado ao ritmo dos instrumentos musicais. É o frevo da dança.
- Frevo-canção: esse é o frevo orquestrado, o qual apresenta um ritmo mais lento.
- Frevo de bloco: é cantado, assemelhando-se a uma marchinha de carnaval.
E este ritmo é tão forte que, em Recife (PE), foi criado o Paço do Frevo, um espaço cultural dedicado a este ritmo frenético pernambucano.
Se você ama o carnaval e a folia, precisa ver de perto as apresentações de frevo em Pernambuco.
Pernambuco além do frevo: lugares imperdíveis para conhecer
Junto dessa riqueza cultural que se tornou tão popular, Pernambuco também oferece uma infinidade de atrações e belezas naturais, atraindo todos os anos milhares de turistas do Brasil e do exterior.
Olinda (PE)

Eleito como um dos melhores carnavais do Brasil, o carnaval de Olinda (PE) é que dá o pontapé inicial nas comemorações. O carnaval por lá começa, na verdade, no final do ano, com as clássicas danças em Olinda (PE).
Além disso, a cidade histórica é sensacional de visitar. Seu conjunto arquitetônico foi declarado Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO, assim como Ouro Preto (MG).
Recife (PE)

Capital de Pernambuco, Recife (PE) possui atrações variadas. Por lá é possível fazer um turismo cultural (passear pelo Recife Antigo, conhecer o Museu Cais do Sertão, o paço do frevo, Instituto Ricardo Brennand entre outros), turismo focado nas belezas naturais (como a praia de boa viagem, parque dos naufrágios) e até um turismo religioso (Centro Cultural Judaico Sinagoga Kahal Zur Israel, Basílica e convento de Nossa Senhora do Carmo).
Reserve sua passagem para Recife (PE).
Porto de Galinhas (PE)

Famosa por suas praias cinematográficas, a cidade é reduto daqueles que procuram paz e sossego. Além da sua beleza já conhecida, Porto de Galinhas (PE) possui uma posição estratégica, já que é possível de lá explorar todo o litoral de Pernambuco e também fazer um bate-volta até Recife (PE) e Olinda.
Fernando de Noronha (PE)

Um lugar inesquecível. É assim que os seus visitantes a definem. E não dá para discordar quando se visita a Baía do Sancho, a Baía dos Porcos e a Praia do Leão.
Mergulhar com tartarugas marinhas, navegar com golfinhos e presenciar pôr do sol inigualável são algumas das atrações imperdíveis da ilha.
Quem visita Fernando de Noronha sai com gostinho de quero mais.
Já que estamos falando da maravilhosa região nordeste, aproveite para visitar 4 destinos que dá para conhecer de ônibus na região.