Viajar é uma das experiências mais incríveis que alguém pode guardar na memória – e nos álbuns de fotografia. Explorar paisagens inéditas, provar culinárias diferentes, conhecer pessoas novas, tudo isso contribui para tornar a viagem inesquecível. No entanto, um empecilho para muitas pessoas que viajam menos do que gostariam é a questão financeira. Afinal, é preciso gastar com traslado (de carro ou ônibus), hospedagem e alimentação, para citar apenas itens básicos.
Para ajudá-lo a realizar a sua próxima viagem, reunimos algumas dicas sobre como economizar e juntar dinheiro. Com algum planejamento e foco no seu objetivo, viajar vai ficar bem mais fácil. Saiba mais a seguir!
Índice
1. Cortar gastos desnecessários
É completamente normal nos darmos ao luxo de comer fora de vez em quando, comprar um novo par de sapatos, ir a alguma festa… Quando estamos economizando para uma viagem, porém, é importante cortar gastos desnecessários, pelo menos temporariamente. Afinal, se você fizer uma planilha com o dinheiro que gasta em produtos e serviços não planejados, o valor faz diferença no seu orçamento para viajar.
2. Pesquisar antes de comprar

Viajar exige planejamento, por isso pesquise as melhores opções em termos de custo-benefício para o traslado e a hospedagem. Se o trajeto é relativamente curto, pode ser feito de ônibus ou carro. A vantagem de viajar de ônibus é que o preço das passagens não sofre alteração dependendo do período (ao contrário das passagens aéreas), então você pode fazer o planejamento já com o valor real das passagens. Você sabia que DeÔnibus oferece passagens para mais de 5000 destinos nacionais? Para encontrar o seu, você pode instalar nosso aplicativo ou clicar no link abaixo:
Obviamente, a dica de pesquisa vale também para a hospedagem: reserve com antecedência.
3. Renda extra
Quando a sua renda já está toda comprometida, você pode considerar ter uma renda extra. Isso pode ser feito de diversas formas. É possível trabalhar como freelancer em algum projeto ou arranjar um trabalho temporário somente aos fins de semana, por exemplo. Também dá para organizar um bazar com roupas, sapatos e outros objetos que você não precisa, de fato.
4. Faça um empréstimo
Hoje, é possível fazer empréstimo online de forma rápida e prática. Mas é preciso considerar as opções disponíveis e os juros. Faça um orçamento com os gastos que você espera ter durante a viagem, qual o valor ideal do empréstimo e quanto você pode pagar mensalmente para devolvê-lo. Com planejamento, quando você voltar da viagem, não precisará se preocupar com gastos inesperados.