Viajar é um sonho comum a muitas pessoas. No entanto, para que seja uma experiência com saldo positivo, é importante saber quanto dinheiro a viagem vai custar, formular um orçamento, se ater a ele e ter sempre um plano B. Esses são alguns dos aspectos mais importantes que os viajantes de ônibus precisam considerar antes de fazer viagens longas.
A DeÔnibus se preocupa com cada detalhe da sua viagem. Tão importante quanto o destino e o conforto durante o trajeto, é saber que você poderá desfrutar sua viagem sem nenhum perrengue – especialmente financeiro.
Por isso sugerimos usar este post como uma referência para montar seu planejamento e evitar situações desagradáveis.
Antes de partir para o destino escolhido, é importante ter uma boa noção da sua situação financeira. Caso contrário, as complicações relacionadas a dinheiro podem começar a aparecer enquanto você estiver na estrada, e vai ser extremamente difícil lidar com elas. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para ajudá-lo a se planejar financeiramente antes de viajar.
Índice
Definindo um budget
De quanto dinheiro você precisa para realizar a sua viagem? Essa é uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem antes de decidir começar a viajar. Infelizmente, a resposta depende de vários fatores. Qual o destino escolhido, quanto tempo a viagem vai durar, como você vai se locomover, etc. Vale ressaltar que viajar de ônibus é quase sempre a melhor opção em termos de custo-benefício. Depois, pesquise cuidadosamente todos os valores implicados e faça os cálculos.
Comece a poupar dinheiro

Agora que você criou um orçamento para a sua próxima viagem, chegou o momento de começar a poupar dinheiro. Considere criar um fundo especificamente para a sua viagem e economizar com pelo menos três meses de antecedência. O objetivo não é ter alto retorno financeiro, mas, sim, manter aquela quantia para um propósito específico. Os valores das passagens de ônibus não costumam ter uma variação de preço, como as passagens de avião. Isso lhe dá mais certeza sobre a quantia certa a ser guardada.
Tenha um cartão de crédito
Os cartões de crédito específicos para viagens podem ser especialmente úteis. Eles geralmente oferecem benefícios aos viajantes, como descontos em hotéis, acesso a lounges VIP, etc. Além disso, hoje, grande parte dos estabelecimentos possui maquininha de cartão em que os pagamentos podem ser feitos sem juros. Compare as opções disponíveis e escolha aquela que melhor atenda às suas necessidades. Não se esqueça de checar taxas e impostos que podem ser cobrados no destino para onde você está viajando.
Sempre tenha um plano B
Muitas coisas inesperadas podem acontecer durante a viagem, e, na maioria das vezes, as coisas podem mudar drasticamente. A melhor coisa a se fazer é ter sempre um plano reserva, caso algo dê errado. Mantenha sempre dinheiro suficiente para voltar para casa com segurança. Ficar sem dinheiro durante a viagem acontece com mais frequência do que você pode imaginar. O importante é ter meios para comprar uma passagem de emergência.
Seguindo essas dicas você evita problemas e garante que sua viagem seja uma experiência tranquila e proveitosa. E por falar nisso, o planejamento de uma viagem envolve muitos outros fatores além das finanças. Clique no botão abaixo e confira nosso guia completo de planejamento de viagem.