Viajar e ler são duas coisas que fazem um bem enorme para a gente. Arriscamos dizer que, se você lê enquanto viaja, então está viajando duas vezes, não é mesmo?
A estrada é muito inspiradora. E ler um livro enquanto viaja pode ser tão inspirador e transformador quanto a própria viagem.
Estar em um lugar diferente e com pessoas diferentes faz com que a leitura seja ainda mais interessante, melhorando até o seu foco.
Para quem já é fã de livros, viajar é também uma ótima oportunidade para você colocar a leitura em dia. E para quem não é tão chegado assim na leitura, por que não aproveitar a viagem para começar este hábito?
Se for uma viagem longa de ônibus, você consegue ler um livro inteiro!
Uma dica bacana é apostar em livros menores, de leitura fácil, para aproveitar a viagem de forma relaxante. Ou parar mergulhar na leitura em caso de chuva.
Para facilitar a sua bagagem de mão no ônibus, dê preferência aos e-books. Você pode ler no próprio Kindle ou nos aplicativos para celular e tablet. Assim, é possível levar quantos livros quiser sem ocupar espaço na mala.
Pensando nisso, o time da DeÔnibus preparou uma lista com 11 livros perfeitos para ler em suas viagens. Confira a seguir.
UM LUGAR NA JANELA (Martha Medeiros)

Martha Medeiros, autora do famoso livro Divã, um dos mais vendidos da sua carreira (chegando a ser adaptado para teatro, cinema e seriado), neste livro narra as melhores recordações de viagens da sua vida.
Primeiro aos vinte e poucos anos e com todos os perrengues da idade (conflitos amorosos, pouca grana) e depois alguns anos mais tarde, mais velha e com toda a vida mais estruturada.
Suas crônicas tendem a mostrar para o leitor que o melhor de viajar são as recordações que colecionamos em cada uma delas.
O LIVRO DO BEM: Coisas para você fazer e deixar o seu dia mais feliz (Ariane Freitas, Jessica Grecco)

Como o nome já diz, o livro convida o leitor a se permitir ser mais feliz, e propõe que cada capítulo lido seja uma oportunidade para mudar e acreditar que a vida pode ser melhor e tudo aquilo que desejamos pode acontecer.
Há interações com o leitor, como um espaço destinado a colocar suas metas.
Leitura leve, fácil, perfeita para uma viagem (já que coloca a energia lá em cima).
CEM DIAS ENTRE O CÉU E O MAR (Amyr Klink)

Este livro que é como se fosse um diário de viagem de Amyr Klink. Ele narra todas as aventuras desde a partida do porto de Lüderitz, no sul da África, até a praia da Espera no litoral baiano, a bordo de um minúsculo barco a remo.
São histórias fascinantes – desde alguns perrengues como com as ondas gigantes em alto mar dentro de um barquinho até paisagens de tirar o fôlego como o pôr-do-sol junto de uma enorme baleia que passeava debaixo dele.
LIVRE (Cheryl Strayed)

Quem assistiu ao filme precisa ler o livro para mergulhar e aprofundar na intensa jornada da escritora Cheryl Strayed.
O livro convida o leitor a fazer uma viagem em seu interior e, também, em meio à natureza (não é à toa que você termina a leitura desejando fazer uma trilha).
Ele é perfeito para já fazer você entrar no clima da viagem!
MAS VOCÊ VAI SOZINHA? (Gaía Passarelli)

O livro traz como o título uma frase clássica que a maioria das mulheres já escutaram ao viajarem sozinhas.
A autora, Gaía Passarelli, narra com bom humor sobre suas viagens e todas as aventuras vividas sozinha.
A ideia é fazer com que a mulher não tenha medo de viajar sozinha por aí e, também, de acabar com o preconceito sobre o tema.
AS COISAS QUE VOCÊ SÓ VÊ QUANDO DESACELERA (Haemin Sunim)

Perfeito para ler dentro do ônibus, cercado por toda aquela paisagem tranquila no trajeto. O livro é leve, curtinho – o que é ótimo, pois dependendo da viagem consegue ler ele inteiro de uma vez, ou um pouco na ida e o resto na volta.
A mensagem que o livro traz é de quanta coisa deixamos passar devido à correria e estresse do dia-a-dia; e que muitas vezes nossa vida é o reflexo daquilo que estamos sentindo.
Além da mensagem maravilhosa, o livro ainda contém ilustrações extremamente delicadas, que ajudam você a se conectar mais profundamente e, enfim, ‘desacelerar’.
CIDADES BRASILEIRAS DO PASSADO AO PRESENTE (Rosicler Martins Rodrigues)

O livro retrata o surgimento das cidades brasileiras e todas as mudanças que ocorreram ao longo do tempo, como, por exemplo, a mudança do campo para a cidade grande.
A ideia é atrair a atenção para os problemas físicos e sociais do ambiente urbano diante de todas as mudanças dos últimos anos.
CAPITÃES DE AREIA (Jorge Amado)

E se você está viajando para a Bahia linda, que tal já entrar no clima com uma boa leitura de Jorge Amado?
O livro que foi sucesso – e também motivo de escândalo na época em que foi lançado (em meio a ditadura), – retrata a vida de meninos pobres moradores das ruas de Salvador (BA) e a ineficácia do Estado diante de tal situação.
GRANDE SERTÃO: VEREDAS (Guimarães Rosa)

Vai viajar para Minas Gerais? Leve na mala um livro de Guimarães Rosa, considerado um dos mais importantes autores da literatura brasileira, além de um apaixonado pelo Estado de Minas Gerais e por suas tradições.
Não é à toa que Grande Sertão: Veredas, sua principal obra, retrata a experiência do autor em uma viagem pelo sertão mineiro, com muitas referências regionalistas.
Sua leitura é, sem dúvida, um mergulho nas raízes e tradições de Minas Gerais.
A ALMA ENCANTADORA DAS RUAS (João do Rio)

João do Rio, pseudônimo de Paulo Barreto, retratava em suas crônicas o melhor e o pior do Brasil.
Em seu livro A Alma Encantadora das Ruas, ele narra as mudanças que o progresso trouxe para a cidade do Rio de Janeiro (RJ), inclusive mudanças sociais.
Rompe-se um pouco as tradições do período da belle époque trazida pela influência de Paris na cidade maravilhosa e inicia um comportamento único, mostrado nas ruas.
Uma alegria única encontrada nas ruas e nos cariocas em geral.
ASSASSINATO NO EXPRESSO DO ORIENTE (Agatha Christie)

Um clássico! Esta é a definição deste livro policial escrito por Agatha Christie.
A famoso detetive Hercule Poirot é chamado às pressas a Londres e embarca no Expresso do Oriente. Porém, no meio a viagem um passageiro é morto misteriosamente e inicia-se a trama.
Perfeito para ler em uma viagem, a história prende tão bem a atenção que você não vê o tempo passar.
Agora que você já sabe o que ler em uma viagem de ônibus, que tal escolher o destino da sua próxima viagem?