Livros são verdadeiros companheiros de viagem. Aliás, viajar é uma ótima chance de colocar a leitura em dia.
Não importa o destino para onde você esteja indo, um bom livro pode ser exatamente o que você precisa para relaxar!
E no mês de março, onde celebramos o Dia Internacional da Mulher, nada melhor para nos aprofundarmos na leitura de excelentes escritoras, certo? Esta data nos convida a lembrar de todos os desafios que as mulheres enfrentaram ao longo dos anos.
Na verdade, o dia 8 de março tem o objetivo de relembrar a luta das mulheres pela igualdade de gênero e melhores condições de trabalho.
E entre todas essas lutas e conquistas, a parte literária também se destaca, pois durante um certo tempo elas eram obrigadas a adotar pseudônimos masculinos para que conseguissem escrever com liberdade.
Hoje este tempo sombrio é passado e, atualmente, há livros maravilhosos escritos por mulheres extraordinárias.
São obras capazes de abrir os olhos para assuntos ainda ignorados por muitas pessoas, além de trazerem em si o poder de transformação.
Índice
Confira 5 livros de ótimas escritoras para ler na viagem
Como ler e viajar são dois grandes prazeres, neste post o time da DeÔnibus fez uma seleção especial para o Dia da Mulher com dicas de livros de ótimas escritoras para você ler na estrada.
São obras marcantes e muito importantes para o momento atual em que vivemos. Então é só entrar no ônibus, relaxar curtindo a paisagem deslizando pela janela, abrir o seu livro e mergulhar numa leitura transformadora.
Confira a lista a seguir e fique à vontade para deixar sua sugestão de leitura nos comentários.
Sejamos todos feministas (Chimamanda)

Chimamanda Ngozi Adichie é uma escritora nigeriana que recebeu reconhecimento internacional e muitos prêmios por conta das suas obras e por romper algumas barreiras como gênero, religião e política.
Seu primeiro romance, foi o famoso Hibisco Roxo, que foi finalista do Orange Prize (atual Baileys Women’s Prize) de 2004 e vencedor do prêmio de melhor primeiro livro do Commonwealth Writers. Tudo isso só fez com que a autora ganhasse mais notoriedade.
O seu livro Sejamos todos feministas é baseado em um dos seus discursos no TED (evento de conferência mundial, com o objetivo de trocar ideias e inspirar pessoas sobre vários assuntos).
Com uma leitura leve, mas profunda, sobre o movimento feminista, ele é sem dúvida um dos livros obrigatórios para quem deseja conhecer e entender melhor o movimento.
Outros jeitos de usar a boca (Rupi Kaur)

A obra Outros Jeitos de Usar a Boca, de Rupi Kaur, é uma coletânea de poemas com foco no empoderamento feminino.
Ele se tornou o maior fenômeno do gênero nos últimos anos nos Estados Unidos.
O livro é dividido em quatro temais principais: A Dor, O Amor, A Ruptura e A Cura e cada um tem um propósito diferente.
Com uma linguagem simples e direta, a autora consegue despertar no leitor muitas emoções e reflexões sobre o tema.
Além dos versos, outra coisa que chama bastante atenção são as ilustrações que foram feitas pela própria autora, para enfatizar o sentimento do livro.
A sensibilidade do livro torna sua leitura obrigatória para qualquer pessoa, não apenas mulheres.
Mas você vai sozinha? (Gaía Passarelli)

A frase que serve como título do livro é um clássico entre as mulheres que viajam sozinhas. Algumas pessoas ainda se incomodam ou não se conformam de que mulheres podem sim viajar sozinhas!
Pensando nisso, a jornalista Gaía Passareli escreveu o seu livro com o intuito de retratar suas experiências de viagem, mas sempre levando em conta todos os desafios de uma mulher que viajar sozinha, sem medo e preconceitos.
O livro traz várias experiências da autora e é tão incrível que você termina de ler e fica com vontade de continuar o papo com ela para saber ainda mais sobre suas viagens e dicas.
Ela mostra o quanto muitas mulheres se deixaram anular por comentários ou objeções machistas e encoraja a todas a viajarem sozinhas e terem experiências únicas.
A coragem de ser imperfeito (Brené Brown)

Brené Brown é professora e pesquisadora na Universidade de Houston (Texas – EUA). Ela escreveu livros que ocuparam o primeiro lugar na lista do The New York Times e é recordista de público com a sua palestra O poder da vulnerabilidade (uma das mais vistas de toda a série de conferências TED).
E um dos destaques das suas obras é o famoso livro A Coragem de ser Imperfeito.
O livro trata de aceitação, de ser quem você é de verdade, inclusive com todos os medos e imperfeições que fazem parte de você, contrariando a teoria de que reconhecendo nossas imperfeições nos tornamos fracos.
Brené mostra em seu livro que a vulnerabilidade não é uma fraqueza, mas sim um ato de coragem.
O Inverno das Fadas (Carolina Munhóz)

O livro de Carolina Munhoz retrata a vida de uma ‘fada-amante’. Sophia é uma Leanan Sídhe e que serve como ‘inspiração’ para os humanos – ela confere poderes para que a pessoa se torne uma estrela.
Em contrapartida, ela se alimenta da energia daquele que a tem como ‘musa’, levando a pessoa à loucura e morte.
Entretanto, quando ela conhece um jovem escritor de um condado da Inglaterra e acaba se apaixonando por ele, passa a enfrentar o dilema do livro: Escolher entre uma vida normal repleta de amor; ou uma vida extraordinária, mas com uma morte trágica?
Ou, ainda, o que aconteceria se um humano resistisse à sua sedução e fizesse a própria Sophia sentir-se fascinada por ele?
Vale a pena entrar neste mundo de fantasia e se envolver com esta história emocionante.
Além destes, existem muitos outros livros perfeitos para ler em viagens. Clique no botão abaixo e conheça mais.
Como falamos no início deste post, ler e viajar são grandes prazeres. E agora que você já tem uma boa lista de livros, é hora de escolher seu próximo destino de viagem.