Pode parecer coisa do passado – até meio vintage – mas sabia que escrever um diário pode tornar a sua viagem ainda mais interessante?
Hoje em dia, a grande maioria das pessoas procuram fazer registros da sua viagem pelos celulares e tablets – e até aí, quem não faz?
A confiança e praticidade está na tecnologia do mundo atual. E quem não gosta disso, não é mesmo?
Mas talvez, em alguns momentos, pode valer a pena a pena deixar a tecnologia de lado para fazer algo diferente e criativo – e que ainda pode lhe render surpresas muito recompensadoras.
Escrever é uma forma de se acalmar e aliviar o stress. E, ao ler o registro da viagem, você volta no tempo e vivencia aquela experiência incrível novamente.
A vantagem de fazer um diário de viagem

Olha que legal como essa experiência pode ser diferente: imagina você dentro do ônibus, olhando aquela imensidão verde na estrada, ouvindo as músicas que você separou exclusivamente para a viagem e anotando tudo que está sentindo, vendo, suas expectativas… ou seja, é o seu olhar sobre aquele momento que está vivendo.
Percebe como este registro pode ter muito mais emoção? Esta é a ideia de um diário de viagem: registrar não apenas o que os olhos contemplam, mas aquilo que o coração sente.
Sem contar, é claro, os registros engraçados da trip que você poderá descrever de um modo divertido e só seu. Assim, quando bater aquela saudade, é só pegar o diário e voltar a dar risadas ao lembrar da viagem.
Como montar um diário de viagem?

O ideal é você usar cadernos sem linhas e de um tamanho fácil de carregar. Por isso, cadernos estilo moleskine, que você encontra em papelarias e até mesmo em grandes lojas de departamentos, são ideais para usar como diário.
Eles te dão mais liberdade para escrever e personalizar.
Lembre-se, o seu diário de viagem tem que ter a sua cara, por isso, abuse da criatividade: adesive, pinte, desenhe, personalize o máximo que puder, pois ali ficarão registradas as suas ideias e reflexões, que são coisas bem pessoais.
Vale tudo: colar ingressos ou outros tipos de lembranças das viagens, desenhar, colar fotos, enfim, aqui a regra é abusar da criatividade.
O que escrever no diário?

Agora que você já personalizou seu diário, vamos aprender a alimentá-lo? Veja a seguir como fazer.
- Escreva um resumo do seu dia: as expectativas com que ele começou, o que aconteceu, os fatos mais marcantes e aquilo que mais te alegrou.
- Não esqueça de datar e colocar a cidade em que está quando for escrever (isso vale para as viagens nas quais você passar por várias cidades).
- Coloque lembretes personalizados para cada cidade (pode ser uma cor de caneta para cada uma).
- Para evitar esquecimentos, você pode escrever no seu diário pela manhã e, depois, à noite quando estiver de volta ao hotel ou pousada.
- Você pode fazer uma avaliação e dar nota para os restaurantes, passeios, praias, enfim, deixar registrado com a sua opinião daquele lugar para indicar (ou não) aos amigos.
Para que o seu diário de viagem tenha mais vida, lembre-se de colar fotos.
O mais legal será quando você voltar de viagem e mostrar para os amigos as suas experiências e relatos.
Mas um diário de viagem não tem muita utilidade se você não viajar, certo? Então clica aqui e escolha o seu próximo destino.