O famoso festival de música Planeta Atlântida surgiu em 1996, na praia de Atlântida, no Rio Grande do Sul.
Ele é um evento que reúne os principais artistas do cenário musical brasileiro de todos os gêneros: do rock ao sertanejo, do pop ao samba, da música eletrônica ao funk, além de atrações internacionais.
Geralmente o Planeta Atlântida é realizado no mês de fevereiro.
A sua primeira edição foi feita para comemorar os 20 anos da Rádio Atlântida. O festival na época contava com as apresentações musicais (destaque para os Mamonas Assassinas) e, também, pistas de roller, kart indoor e paredão para montanhismo.
Em 1998 o Planeta Atlântida foi realizado em Santa Catarina e, naquele ano, a estrela do festival foi o grande mestre Tim Maia – que infelizmente faleceu pouco tempo depois da sua apresentação.
O sucesso do festival foi crescendo ao longo dos anos, tanto que em 2019 foi lançado o Planeta Premium, um espaço exclusivo dentro do camarote, com open bar, open food e festa exclusiva com line especial.
O festival acaba atraindo turistas de várias regiões do Brasil para a praia de Atlântida.
Conheça a Praia de Atlântida

A praia fica no município de Xangri-lá (RS), região do litoral norte gaúcho. E por causa da sua beleza natural, ela está na lista das praias mais frequentadas pelos gaúchos.
Atlântida está a 140 km de Porto Alegre (RS) e 350 km de Florianópolis (SC), e é reduto também dos surfistas da região, já que as ondas por lá são perfeitas para a prática do esporte – a praia atrai muitos surfistas por ter muitas características semelhantes às praias da Califórnia, nos EUA.
Mas Atlântida possui opções de lazer para todos os gostos, seja para relaxar ou repor as energias com um banho de mar, ou ainda praticar futebol de areia ou esportes náuticos.
É possível chegar até lá de carro ou ônibus – existem muitas linhas de ônibus que circulam na cidade. A estação mais próxima fica na Avenida Saquarema.
Como se preparar para o festival Planeta Atlântida

No dia do festival são disponibilizadas linhas de ônibus extras que circulam até o término do evento, portanto, fique tranquilo para curtir o festival até o fim.
Quem visita a cidade encontra várias opções de hospedagem: hotéis, pousadas, apartamentos para alugar e até campings são encontrados com facilidade.
Além é claro, de outras opções em praias ou cidades vizinhas.
Para aproveitar bem o festival, separamos algumas dicas:
- Alimente-se bem antes de ir (é proibido entrar com alimento e bebida);
- Mantenha-se hidratado ao longo do dia;
- Leve somente o essencial para o evento (nada de levar mochilas pesadas);
- Separe o seu documento e ingresso;
- Confira a previsão do tempo (assim dá tempo de levar a capa de chuva caso precise);
- Lembre-se de carregar o seu celular antes de sair;
- Quando chegar ao festival, faça uma identificação dos pontos de referência (banheiro, praça de alimentação, saídas);
- Não tem problema ir sozinho no festival (com certeza fará amizades por lá), mas fique com atenção dobrada para evitar pequenos furtos;
- Use roupas confortáveis e passe filtro solar;
- No dia do festival costuma haver muito trânsito no local, por isso, saia com antecedência;
- Não há estacionamento no local, somente nos arredores, por isso, junte a galera e procurem ir no menor número de carros possível.
O que não é permitido no Planeta Atlântida?
- Entrar com garrafas, bebidas e alimentos de qualquer tipo;
- Levar máquinas fotográficas, de gravação ou filmagem que sejam profissionais e/ou com lente removível (exceto imprensa credenciada);
- Bastão de selfie;
- Objetos cortantes, pontiagudos ou que possam colocar o público em risco;
- Animais de estimação de qualquer espécie;
- Correntes e capacetes de motociclista, guarda-chuvas, guarda-sóis, cadeiras e banquinhos.
Além destes itens, o evento também proíbe a entrada de entorpecentes e qualquer tipo de arma ou algo que possa ser utilizado para este fim, como tesouras, facas e canivetes.
Opções de acessibilidade no Planeta Atlântida
O festival sempre teve preocupação em ser acessível para todos os visitantes, por isso o plano de acessibilidade está sempre incluído no evento.
Há opção de serviço de shuttle com veículos adaptados para quem tem necessidades especiais e, para quem for de carro e tiver a placa de identificação, terá o acesso facilitado.
Em razão da epidemia causada pelo coronavírus, o festival foi remarcado e só irá acontecer em 2022.
Quem sentiu a energia, garante que é impossível ficar de fora. Então, bora marcar na agenda? Acesse o site oficial do Planeta Atlântida e mantenha-se informado.