Vai viajar de ônibus com cachorro? Explicamos neste post tudo o que você precisa saber para evitar problemas e se divertir muito com seu pet. Confira!
Nem sempre as pessoas que possuem um cachorro podem (ou querem) deixá-lo em casa sozinho enquanto viajam. Afinal, muitos pets são considerados ‘membros da família’ e seus donos fazem de tudo para estarem sempre junto deles.
E, por isso, algumas pessoas optam por levar seus cachorros junto com elas nas viagens. A boa notícia é que hoje já existem muitos hotéis e pousadas ‘pet friendly’, que aceitam animais de estimação e permitem que o dono e seu pet se divirtam juntos.
E se você estiver pensando em viajar com seu cachorro de ônibus, neste post explicamos tudinho para você viajar em segurança com seu ‘filho de 4 patas’ e se divertirem muito.
Índice
Como viajar de ônibus com cachorro: Tudo o que você precisa saber

É direito do viajante rodoviário embarcar com animais domésticos de pequeno e médio porte (até 10 quilos), desde que devidamente acomodados e que estejam com o respectivo porte de documentos, como atestado veterinário emitido até 15 dias antes da viagem, atestando boas condições de saúde do animal, e carteira de vacinação em dia.
Como não é permitido viajar de ônibus com seu pet no corredor ou no colo, ele deverá pagar uma passagem para viajar na poltrona ao lado.
Aliás isso está no regulamento da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), que determina que o dono deverá pagar uma passagem extra para acomodá-lo ao seu lado sempre em caixas especiais para transporte.
Vale lembrar que a permissão para transporte de animais em ônibus varia de acordo com a norma interna de cada viação.
Por isso, a dica é: antes de embarcar com o seu animal de estimação, consulte a companhia de ônibus pela qual irá viajar e confirme antecipadamente a permissão do embarque.
Além disso, há também um número limite de pets que podem ser transportados por viagem. E você não vai querer correr o risco de ter um contratempo na última hora, não é mesmo?

Dicas para viajar de ônibus com seu cachorro

Para ter certeza que seu cachorro vai viajar em segurança, fique de olho nestas dicas também:
- Faça uma consulta com um veterinário e veja se ele está em condições de viajar
- Observe se ele fica extremamente estressado ou agitado quando anda de carro
- Verifique se o seu cachorrinho não sente náuseas ou enjoo quando anda de carro ou ônibus – neste caso peça um remédio para o veterinário
- Escolha um destino com antecedência e lembre-se de verificar na reserva da hospedagem as regras sobre hóspedes pets (veja se é pet friendly)
- Confira qual é o valor cobrado para sua diária (já inclua no seu orçamento)
- Informe-se sobre os locais onde o pet poderá transitar pelo hotel ou pousada (algumas áreas são restritas)
- Lembre-se de incluir na mala de viagem do seu pet: ração e petiscos, comedouros, tapetes higiênicos, cobertores, brinquedinhos e coleira
- Monte um kit de higiene para ele como sabonete, shampoo, cortador de unha
- Ao comprar a caixa de transporte, assegure-se que ela é resistente, mas fácil de carregar, além de ser do tamanho ideal do seu pet
- Já dentro do ônibus, lembre-se de hidratá-lo (principalmente no calor)
Checklist para viajar com seu cachorro de ônibus
Não viaje sem antes conferir esses itens!
1 – Não esqueça do atestado veterinário
Segundo as normas da ANTT, a Agência Nacional de Transportes Terrestres, os cachorros precisam estar acompanhados do Atestado Sanitário, emitido 3 dias antes da viagem por um médico veterinário devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de origem do animal.
Se ele tiver idade superior a 90 dias, deve estar acompanhado de comprovante de vacinação antirrábica, com data superior a 30 dias antecedentes ao embarque e inferior a um ano.
2 – Consulta prévia ao veterinário em caso de viagens longas
No caso de uma viagem longa, a consulta prévia a um veterinário é uma boa opção para garantir o conforto e a segurança do animal. Não se esqueça de falar direto com a viação para garantir que eles não tenham nenhuma outra exigência, beleza?
3 – Plaquinha de identificação
Outro cuidado que se deve ter quando for viajar com cachorro é lembrar de colocar a plaquinha de identificação com todos os dados do bichinho e do tutor, como nome e telefone.
Onde seu cachorro vai viajar?

1 – A caixa de transporte é necessária
O bichinho pode ser transportado em caixas específicas para transporte de animais. O tamanho pode ser padrão, de acordo com o que existe no mercado.
2 – Poltrona separada
É possível viajar em uma poltrona separada. Neste caso, você precisará comprar uma passagem adicional para o seu pet. Recomendamos que você compre a poltrona ao seu lado, para que vocês viagem juntinhos e confortáveis.
3 – Aos seus pés
As caixas podem ser posicionadas aos pés do cliente, desde que não prejudiquem o conforto de outros passageiros.
4 – Viajando no bagageiro
Algumas viações só permitem o transporte do animal no bagageiro, mas as especificações da caixa ainda são as mesmas. Como esse item pode variar de viação para viação, é importante se informar antes.
Cães-guia no ônibus
Uma exceção existe para os cães-guia: É direito do deficiente visual viajar com seu cão-guia independentemente do peso e do pagamento de tarifa. Esses animais devem ser transportados entre as pernas de seu dono e não precisam estar numa caixinha.
Preciso pagar alguma taxa extra para viajar com meu cachorro no ônibus?
Ah! Não são cobradas taxas extras para o transporte de animais, apenas o bilhete. Uma opção bem legal é comprar a poltrona ao lado para que você e seu animalzinho possam viajar com mais tranquilidade e conforto.
Aproveite que você já sabe como viajar de ônibus com seu cachorro e reserve já sua passagem de ônibus para vocês se divertirem juntos.