É só passar o mês de maio que a vontade de saborear comidas juninas já começa! Quem não ama pipoca, amendoim torrado e vinho quente naquele friozinho de junho?
O Brasil é riquíssimo em culturas e tradições, e as Festas Juninas são parte importante disso, aparecendo entre as principais festas populares do país, tanto pela sua alegria e músicas típicas como, também, por suas comidinhas!
A verdade é que todo mundo vai para a Festa Junina para curtir as fogueiras, quadrilhas, bandeirinhas, vestidos coloridos e músicas animadas, mas o que todos querem mesmo é provar as delícias típicas!
Origem da Festa Junina

Para quem não sabe, as origens da festa junina estão diretamente relacionadas a festividades pagãs realizadas na Europa na passagem da primavera para o verão, momento chamado de solstício de verão. Essas festas eram realizadas como forma de afastar os maus espíritos e qualquer praga que pudesse atingir a colheita. Para melhor entendermos isso, é preciso considerar que o solstício de verão no hemisfério norte acontece exatamente no mês de junho – por isso aqui no Brasil é a passagem do outono para o inverno.
As comemorações realizadas por diferentes povos pagãos europeus começaram a ser cristianizadas a partir do momento em que o Cristianismo se consolidou como a principal religião do continente europeu. Assim, a festa originalmente pagã foi incorporada ao calendário festivo do catolicismo.
Essa comemoração é comum em todas as regiões do Brasil, especialmente no Nordeste, e foi trazida para o Brasil por influência dos portugueses no século XVI.
Inicialmente, a festa possuía uma conotação estritamente religiosa e era realizada em homenagem a santos como São João e Santo Antônio. Ao longo do tempo, também foram incorporados alguns costumes indígenas e afro-brasileiros.
No Brasil as duas maiores festas juninas acontecem na região Nordeste em Caruaru (PE) e Campina Grande (PB), mas no país todo é possível se deliciar e aproveitar esta festa incrível.
Por isso mesmo que as comidas típicas desta época mudam de região para região.
E para você conhecer um pouco mais sobre estas delícias em cada canto do País, fizemos uma lista das comidas típicas de festa junina separadas por cada região do Brasil, confira!

Comidas típicas de Festa Junina na região Sudeste
- Milho Assado na Brasa
- Cuscuz paulista
- Caldinho de feijão
- Pão de queijo
- Cachorro-quente
- Quentão
- Pastel
- Batata-doce
- Pipoca
- Curau
Comidas típicas de Festa Junina na região Centro-Oeste
- Sopa paraguaia
- Arroz doce
- Bolo de amendoim
- Empadão Goiano
- Broa de Fubá
- Arroz maria-izabel
Comidas típicas de Festa Junina na região Nordeste
- Mungunzá
- Cuscuz
- Pé-de-moleque
- Caruru
- Baião de dois
- Aluá
Comidas típicas de Festa Junina na região Norte
- Bolo de mandioca
- Mingau de milho
- Vatapá
- Tapioca
- Tacacá

Comidas típicas de Festa Junina na região Sul
- Quentão com vinho
- Salsichão
- Churrasco
- Pinhão
- Arroz carreteiro
- Maçã do amor
- Paçoca
Agora que você já conhece um pouco sobre as comidas típicas de festa Junina, que tal escolher uma cidade para curtir um bom “arraiá”?
Festa Junina em Campina Grande (PB)
A festa Junina em Campina Grande (PB) é conhecida como a maior festa de São Joao.
Por lá acontecem shows, espetáculos, quadrilhas e danças e muita comida gostosa!
Festa Junina em Aracaju (SE)
Ainda na região Nordeste, Aracaju (SP) também é bastante conhecida por ser o maior arraial a céu aberto do Brasil.
Sua festa mais conhecida é o Forró Caju.
Festa Junina em Caruaru (PE)
A cidade já é uma tradição nesta época do ano, tanto que recebe milhares de turistas que vão até lá para se divertir e curtir shows de pessoas renomadas como Elba Ramalho, Bell Marques, Alok, Léo Santana, entre outros.
Festa Junina em São Paulo (SP)
Quem acha que não dá para curtir uma boa festa junina em São Paulo (SP) está enganado!
Acontecem várias festas espalhadas pela cidade, entre elas, algumas se destacam como a do Centro de Tradições Nordestinas e do Memorial da América Latina.
Festa Junina em São Borja (RS)
São Borja (RS) é uma cidadezinha do Rio Grande do Sul e é bastante procurada nesta época do ano, por sua festa junina, e não é à toa, já que acontece por lá a tradicional festa de São Joãozinho Batista, onde as ruas são tomadas para a procissão do santinho, iluminadas por fogueiras durante todo o trajeto.
Depois de encerrada a procissão é que começam as festas, com muita alegria, musica, bebida e comida. Lá o baile é regado a gaita, violão e pandeiro!
Agora é só separar o chapéu de palha e se joga no arraiá!