A bela cidade do Rio de Janeiro (RJ) recebe milhares de turistas o ano inteiro. Seja para curtir só um fim de semana ou passar vários dias por lá, sempre tem coisas legais para fazer.
Por isso, preparamos para você um roteiro de 3, 5 e 7 dias com os melhores pontos turísticos cariocas.
Vamos te mostrar que, com planejamento e um bom roteiro, é possível aproveitar ao máximo o que o Rio de Janeiro tem de melhor.
Índice
Roteiro de 3 dias no Rio de Janeiro
Se você terá apenas 3 dias para aproveitar o Rio de Janeiro (RJ), seu roteiro precisa ser otimizado para conhecer os principais pontos turísticos e aproveitar cada segundo na Cidade Maravilhosa.
Veja a seguir nossas sugestões.
Dia 1:
Comece o dia visitando o ponto turístico mais famoso do Rio de Janeiro: o Cristo Redentor.

Impossível ir ao Rio e não conhecer o Cristo Redentor
O coração dá uma parada e a gente fica meio paralisado olhando a cidade e mar lá de cima. Você consegue chegar lá de trem, táxi ou van autorizada.
Depois aproveite para conhecer as praias famosas do Rio: Copacabana, Arpoador, Ipanema e Leblon (reduto das celebridades). Você vai se sentir como em uma novela ou filme nacional.
Ah… Não deixe de tomar um mate gelado com o famoso biscoito de polvilho Globo.
Para encerrar a noite, você tem que curtir um samba tipicamente carioca. Toda sexta-feira, no Morro da Conceição, região central da cidade, acontece o Samba da Pedra do Sal.
Se você não sabe, a Pedra do Sal, que antes era chamada de Prainha, foi o lugar onde funcionou um grande mercado de escravos. O samba é o marco da resistência da cultura, apesar de todo sofrimento que enfrentaram ali.
Não esqueça de ir com um tênis confortável ou sandália sem salto, para curtir de corpo e alma o samba e a energia única do lugar.
DIA 2:
Neste segundo dia você pode começar com um passeio tradicional de bondinho. A próxima parada é o Pão de Açúcar.
Com uma vista privilegiada, é possível ver de lá Cristo Redentor, o Morro Dois Irmãos e a Pedra da Gávea.

Bondinhos do Pão de Açúcar – Rio de Janeiro (RJ)
Vale lembrar que você poderá comprar os ingressos tanto no local como pela internet.
Depois de se deslumbrar com todo o espetáculo da natureza, a dica é respirar um pouco de nostalgia em um dos bairros mais charmosos do Rio de Janeiro: Santa Teresa.
Conhecido por suas ladeiras e pela boemia carioca, Santa Teresa retrata um Rio de ‘antigamente’ e encanta os visitantes com os passeios de bondinhos por suas ruas e, principalmente, por cima do Arcos da Lapa.
Quem passa por lá precisa ir até a Escadaria Selarón, criada pelo artista chileno Jorge Selarón, e que foi tombada em 2005 pela prefeitura da cidade.
Não deixe de tirar uma foto clássica no local!
E para encerrar o dia, vá curtir a noite em um dos principais points cariocas? O bairro da Lapa!
Lá você vai encontrar diversos bares e casas noturnas para todos os gostos musicais.
DIA 3:
O último dia de viagem geralmente é destinado a programas mais tranquilos, até porque você deve ter dormido tarde depois de curtir a noite na lapa.
Uma dica para este último dia é uma visita ao Jardim Botânico. Além de caminhar entre jardim incríveis, você poderá também conferir exposições que acontecem por lá.
Perto dali, está o Parque Lage, com prédios antigos de importância histórica e cultural para a cidade – tanto que foi tombado em 2002 como um Patrimônio Histórico e Paisagístico.
Quem visita o local encontra uma mansão projetada por Henrique Lage para sua esposa, a cantora lírica Gabriela Besanzoni Lage – o lugar é perfeito para tirar ótimas fotos.

O magnífico Museu do Amanhã no Rio.
E você pode adicionar um pouco de cultura no fim da viagem. O Museu do Amanhã é uma boa opção para quem gosta de ciência.
Com uma construção futurista, o museu tem uma proposta bem interessante de interação do público com as exposições.
Você deve comprar o ingresso pela internet, assim também evita filas no dia.
Roteiro de 5 dias no Rio de Janeiro
Além das atividades anteriores que você consegue fazer em 3 dias, veja o que você pode fazer com 2 dias a mais.
Dia 4:
Relaxar na orla das praias: Prainha, Grumari e Barra da Tijuca
Comece pela Barra da Tijuca, que possui outras pequenas praias ao longo da sua costa. Entre elas estão as famosas Praia da Reserva e a Praia do Pepê, (onde fica a famosa Barraca do Pepê, frequentada por celebridades).
É muito comum você ver por lá praticantes de surf, windsurf e kitesurfe.
Depois você pode seguir para a Prainha, que é uma praia mais distante, cerca de 50 Km da Zona Sul do Rio de Janeiro que, além de bela e com ondas atrativas para os turistas, permite fazer uma trilha até o Mirante do Caeté.
Apesar de ter uma faixa pequena de areia, é considerada como um dos paraísos afastados da cidade. O lugar costuma também atrair famosos que gostam de pegar onda sem chamarem a atenção da mídia.

Praia de Grumari, uma beleza diferente no Rio de Janeiro (RJ)
E, por último, a linda Grumari que, em meio à mata atlântica e distante do agito das badaladas praias de Copacabana e Ipanema, surpreende os turistas que passam por ela.
Ela é considerada por muitos como uma praia paradisíaca e mais rústica.
De um lado você encontra pedras que separam as praias de Abricó e Grumari, formando piscinas naturais, dependendo de como a maré estiver no dia.
DIA 5:
Vamos usar este dia para conhecer 2 lugares extremamente famosos no Rio.
Estádio do Maracanã: se você é louco por futebol ou apenas gosta de conhecer lugares novos, não pode ficar de fora do Tour do Maracanã.

A imponência do Maracanã
Considerado como um templo do futebol no país, além, é claro, de ser palco de grandes shows de artistas consagrados como Madonna, o Maracanã é praticamente um símbolo do Rio de Janeiro.
Sambódromo: Também conhecido como a ‘Passarela do Samba’, é lá que acontecem os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro.
Projetado pelo famoso Arquiteto Oscar Niemeyer, ele é considerado um ícone arquitetônico do Rio de Janeiro.
Ao contrário do que muitos pensam, não é só no carnaval que você pode visitar o local.
O Sambódromo pode ser visitado durante o ano todo e, quando estiver por lá, aproveite para visitar o Museu do Samba que fica no mesmo local.
E se você estiver por lá no mês dezembro, poderá participar de um dos ensaios das Escolas de Samba, que são realizados no local à noite nos finais de semana.
Roteiro de 7 dias no Rio de Janeiro
Se você tem a possibilidade de permanecer na cidade maravilhosa por mais tempo, confira agora nosso roteiro de uma semana no Rio de Janeiro. Como você já sabe o que fazer no Rio em 3 e 5 dias, agora vamos adicionar mais 2 dias ao roteiro e completar a semana.
DIA 6:
Boulevard Olímpico: Criado para sediar as Olimpíadas, o boulevard foi inaugurado em 2016 e se tornou um dos redutos mais cool dos cariocas.
Ele está situado na zona portuária da cidade, que também foi revitalizada pelo projeto Porto Maravilha.
O local conta com 3,2 quilômetros de extensão, em um trecho de orla entre a Praça XV e o AquaRio, por lá acontecem diversos eventos, uma enorme galeria de arte de rua a céu aberto. Destaque para o mural Etnias, do grafiteiro renomado Eduardo Kobra.
Diversão garantida para quem viaja sozinho, acompanhado ou com a família.

AquaRio: o maior aquário marinho da América do Sul.
AquaRio: Pertinho ali do Boulevard Olímpico você encontra o AquaRio, o maior aquário marinho da América do Sul. São 28 tanques distribuídos em uma área de 26 mil metros para espécies marinhas.
Uma das principais atrações do local é o tanque Oceânico, que permite ao visitante uma viagem ao fundo do mar (literalmente), em um passeio surpreendente na vida marinha.
Confeitaria Colombo: E depois de tantos passeios incríveis, vamos matar a fome em um dos cafés mais lindos do Brasil?
A Confeitaria Colombo, fundada em 1894 e tombada como patrimônio cultural e artístico da cidade, não pode ficar de fora do seu roteiro, pois faz parte da história do Rio.
Além de todas as comidas deliciosas dignas de filme, sua arquitetura costuma atrais os turistas do mundo todo.
Inspirada na fase da Belle Èpoque do Rio, o local possui muitos espelhos de cristais trazidos da Bélgica, mármores, piso e um mobiliário em jacarandá.
Em 2002 foi criado o Espaço Memória, onde o turista ainda poderá ver de perto louças, fotos, embalagens e cardápios antigos.
DIA 7:
Ilha de Paquetá: Pertinho da cidade do Rio de Janeiro, a aproximadamente 15 quilômetros de travessia de barco, você chega a pacata Ilha de Paquetá.

O sossego da Ilha de Paquetá
Lá você encontra paz e sossego, nem parece que está tão perto da agitada cidade maravilhosa.
E para chegar lá você precisará das barcas, que saem da Praça XV, no centro do Rio, pois carro não entra na ilha.
Famosa por suas histórias como a do livro a Moreninha, a ilha de Paquetá já foi reduto de descanso de Dom Pedro, assim como local da prisão domiciliar de José Bonifácio.
E para se divertir na ilha, você poderá alugar charrete elétrica, as bicicletas tamanho-família (ou mesmo as comuns) e passear por suas ruas tranquilas.
Para relaxar a mente e curtir boas paisagens a ilha é um ótimo programa.
Depois de decidir qual roteiro você vai seguir, não deixe de dar uma olhada nestas 6 dicas do que não pode faltar na sua mala para o Rio de Janeiro.
Curtiu as dicas? Então reserve já sua passagem de ônibus e vá garantir momentos incríveis em terras cariocas.