A linda Petrópolis (RJ) é uma cidade rica tanto em história como em natureza. Famosa pelo sossego e paz que proporciona aos seus visitantes, é uma ótima opção de viagem para um final de semana.
Aliás, os cariocas costumam subir a serra aos finais de semana rumo a Petrópolis (RJ) para fugirem do estresse e, também, do calor forte. Afinal, quem resiste ao ar puro e refrescante das montanhas?
Um final de semana em Petrópolis (RJ) é tempo suficiente para curtir a cidade e aproveitar as suas principais atrações.
Índice
Como chegar em Petrópolis (RJ)?

O acesso à cidade é fácil, você pode ir tanto de carro quanto de ônibus. E viajar de ônibus para o Rio de Janeiro (RJ) é muito prático e barato, pois é uma linha com muita demanda (há saídas o dia inteiro). Por isso, há grande variedade e quantidade de passagens.
Para quem já está na capital carioca, também é possível comprar passagens do Rio de Janeiro (RJ) para Petrópolis (RJ).
Ao chegar em Petrópolis (RJ) de ônibus, você irá desembarcar na rodoviária chamada de terminal Bingen, que fica aproximadamente a 7 Km do centro. De lá você poderá tanto pegar um táxi, Uber ou um ônibus circular (dependendo de onde se hospedará).
Onde ficar em Petrópolis (RJ)?

Se você não vai de carro, a dica é se hospedar no centro da cidade, pois o deslocamento fica mais fácil e, com uma simples caminhada, é possível visitar os principais pontos turísticos da cidade – sem contar o acesso rápido alguns serviços como farmácias, bancos e restaurantes.
Separamos aqui algumas dicas de hotéis e pousadas em Petrópolis (RJ), confira:
Mas se a intenção é relaxar e você deseja um lugar com menos aglomeração, o ideal é se hospedar em um local mais afastado do centro:
O que fazer em um final de semana em Petrópolis (RJ)?
A beleza de Petrópolis (RJ) encanta naturalmente, seja pela paisagem repleta de verde como pelas lindas ruas e construções em estilo europeu. Mas existem alguns lugares que você não pode deixar de conhecer em um fim de semana na cidade.
Centro Histórico

O centro de Petrópolis (RJ) é repleto de lindos jardins e histórias. São casarões coloniais de tirar o fôlego – muitos pertenceram a barões e membros da realeza, como a casa da Princesa Isabel.
A dica é caminhar atentamente pelo lugar e aproveitar para tirar muitas fotos.
Museu Imperial

Com o principal acervo do nosso País sobre a época do Império, o Museu Imperial encanta seus visitantes de imediato: são 300 mil itens museológicos, arquivísticos e bibliográficos.
O lugar por si só já é incrível, pois era o palácio de verão de D. Pedro II.
Além de toda esta beleza por dentro, os jardins não deixam a desejar. Por lá ainda você encontra espécimes raras da flora brasileira e do exterior.
Casa de Santos Dumont

O Museu Casa de Santos Dumont está localizado em um chalé alpino francês de construção datando de 1918.
A casa em que o museu se encontra foi projetada por Santos Dumont para ser sua residência de verão na cidade.
O museu conta com acervo de objetos, livros, cartas e mobiliário, como o chuveiro e a escada de entrada, que tem uma interessante curiosidade: só e possível subir com o pé direito, em razão do formato de raquete em que foi construída.
A ‘Encantada’ (como a casa é conhecida) é símbolo de uma personalidade inventiva, amante das formas geométricas, avessa à complicação, à cerimônia e ao fausto.
Palácio de Cristal

O Palácio de Cristal foi um presente dado à Princesa Isabel pelo seu marido. Ele é parecido com o Palácio de Cristal de Curitiba, mas em uma proporção menor.
Lá é sem dúvida um dos pontos mais ‘instagramaveis’ de Petrópolis.
Cervejaria Bohemia

Considerada a fábrica de cerveja mais antiga do Brasil (data de 1853), a Bohemia conta com mais de 20 ambientes que fazem com que o visitante conheça um pouco mais sobre a história da cerveja de uma forma interativa.
Para a alegria do visitante, cada entrada dá direito a três chopes de rótulos especiais. E se você for na hora do almoço, não se preocupe, pois ali também tem restaurante (um dos melhores do centro de Petrópolis) e, ainda, um bar para se deliciar e relaxar.
Palácio Rio Negro

O palácio é um museu dedicado à memória da República em terras imperiais.
São nove edifícios de épocas diferentes, os principais são o Palácio Rio Negro e o Palacete Raul de Carvalho.
Construído em 1889 para ser a residência do Barão do Rio Negro, rico comerciante de café, foi incorporado pelo Governo Federal em 1903 e desde o Rodrigues Alves, ele passou a ser a residência oficial de verão dos Presidentes da República em Petrópolis.
- Endereço: Av. Koeler, 255, Centro
- Telefone: (24) 2246-2423
- Horário de funcionamento: Terça a Sábado, das 10h às 17h.
Praça da Liberdade

Ela é considerada a maior praça da cidade e recebeu este nome, porque ali se reuniam os escravos livres para comprar a liberdade dos companheiros que ainda eram mantidos nas senzalas.
Perfeita para caminhar e apreciar a paisagem.
Catedral de São Pedro de Alcântara

A catedral é famosa por abrigar os restos mortais da Família Imperial (Dom Pedro II, dona Teresa Cristina, Princesa Isabel e Conde D’Eu). Ali também podem ser vistas esculturas de Jean Magrou, Bertozzi, vitrais e pinturas de Carlos Oswald.
A Catedral foi construída em estilo neogótico francês e possui um altar gótico com relíquias de São Magno, Santa Aurélia e Santa Tecla, trazidas de Roma pelo Cardeal D. Sebastião Leme.
É uma verdadeira obra de arte.
- Rua São Pedro de Alcântara, 60 – Centro
- Entrada franca
- Tel: (24) 2242-4300
Onde comer em Petrópolis (RJ)?

Separamos aqui alguns dos restaurantes mais badalados de Petrópolis (RJ) para você conhecer e se deliciar.
Brassaria Matriz: com uma vista incrível e pratos deliciosos o lugar está entre os principais da cidade.
Bordeaux: o Bordeaux é muito famoso na região por sua tradição e por isso está na lista dos principais lugares para comer em Petrópolis. Ele está localizado no jardim da Casa da Ipiranga e um dos destaques são os vinhos.
Duetto’s Café e Bistrô: se você é fã de cafés não pode deixar de conhecer este que é o mais tradicional de Petrópolis (RJ). Ele fica no Museu Imperial, impossível não relaxar com a paisagem e se deliciar com as comidinhas que tem por lá.
Massas Luigi: para quem é fã de massa, a dica é o Luigi, um casarão charmoso, com massas deliciosas. Ele está localizado no centro histórico de Petrópolis.
Petrópolis (RJ) é. Sem dúvida, uma cidade imperdível para passear e aproveitar um final de semana. E agora com este roteiro ficou mais fácil de conhecê-la.
Reserve aqui sus passagem para Petrópolis (RS).