A cidade de São Paulo (SP) é rica tanto em cultura como na gastronomia. Cheia de atrativos, chega ser difícil conhecer seus principais pontos turísticos em poucos dias.
Mas a noticia boa é que, com um roteiro bem planejado, você consegue fazer passeios incríveis na cidade e conhecer vários lugares bacanas e famosos.
Confira agora o roteiro que preparamos para quem vai ficar 3, 5 ou 7 dias em São Paulo (SP).
Índice
O que fazer em São Paulo em 3 dias
DIA 01:
MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand)

MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand)
Localizado no cartão postal da cidade, a Avenida Paulista, e com uma arquitetura diferenciada, o MASP encanta seus visitantes com suas várias exposições ao longo do ano e, também, pelo seu acervo pessoal.
Aliás, a coleção de arte ocidental mais importante do mundo está nele.
Você pode comprar ingresso no site do MASP ou na bilheteria.
Casa das Rosas
No meio da agitada Avenida Paulista você encontra um casarão lindo, construído em 1935 (típico de novelas e filmes), que no remete ao passado, quando a região era cheia de mansões dos barões do café.
Quem passa pela Casa das Rosas encontra também um museu dedicado à democratização da poesia e da literatura.
Com belos jardins (perfeito para tirar fotos) e um delicioso café é possível relaxar e contemplar no meio da agitada Paulista.
Japan House
Caminhando ainda pela Avenida Paulista, você encontra o centro cultural Japan House.
Inaugurado em 2017 e com o objetivo de mostrar uma visão diferente do Japão (mais moderna), o local encanta seus visitantes pela sua arquitetura diferenciada, exposições, seminários, workshops e a pela sua biblioteca.
E, ainda, é possível comprar presentinhos ou lembranças japoneses em uma de suas lojas.
Parque Trianon
Se você quer relaxar um pouco, o parque é uma ótima opção. Ele está bem em frente ao MASP e lá é muito comum você encontrar pessoas caminhando com seus pets pela área arborizada.
Conjunto Nacional

Livraria Cultura no Conjunto Nacional
Criado em 1956 por David Libeskind, o Conjunto Nacional, também chamado de centro comercial (já que abrigava um centro comercial e apartamentos residenciais), é sem dúvida um dos marcos da Avenida Paulista.
Sua fachada foi extremamente diferente para a época, já que ali as mansões dos barões do café seguiam outro padrão.
O prédio também ganhou fama devido ao restaurante Fasano, que nos anos 60 recebia várias celebridades no local.
Atualmente é parada obrigatória para quem é fã de leitura, pois ali funciona a linda e encantadora Livraria Cultura, perfeito para quem deseja comprar bons livros ou simplesmente sentar no chão e folhear algum livro.
DIA 02:
Catedral da Sé

Catedral da Sé
É lá que está o marco zero de São Paulo (SP), o ponto de partida. Além deste fato histórico, você encontra a Catedral da Sé.
Com uma arquitetura majestosa, ela foi inaugurada no dia 25 de janeiro de 1954 e é e um dos cinco maiores templos góticos do mundo.
Vale a parada para fazer uma prece ou apenas contemplar e tirar fotos deste lindo cartão-postal de São Paulo (SP).
Pateo do Collegio
Foi ali no Pateo do Collegio (ou Pátio do Colégio), no dia 25 de janeiro de 1554, que a cidade de São Paulo foi fundada pelos padres jesuítas Manoel da Nóbrega e José de Anchieta.
Ali foi celebrada a primeira missa da cidade.
Quem visita o lugar encontra a sede do museu Anchieta, onde a cripta no subsolo faz bastante sucesso, além de conhecer de perto a biblioteca.
Este complexo histórico-cultural-religioso não pode ficar de fora do seu roteiro.
Casa Mathilde

Casa Mathilde
Que tal uma pausa para um doce português delicioso? A Casa Mathilde é uma doceira tradicional fundada em 1850 em Portugal.
Em São Paulo ela abriu suas portas em 2013 e, desde então, tem encantando seus visitantes com seus doces tradicionais de Portugal.
Centro Cultural Banco do Brasil
Bem pertinho do Pátio do Colégio está o Centro Cultural Banco do Brasil.
Lá você encontra diversas exposições bacanas e mostras de cinema, sem contar que a arquitetura do prédio é linda – um ótimo lugar para fotos.
Torre do Banespa e Edifício Martinelli
E quem gosta de ver a cidade do alto, não pode deixar de conhecer a Torre do Banespa ou Farol Santander, como também é conhecido e o Edifício Martinelli.
Você não se arrependerá da vista além, é claro, de conhecer dois prédios históricos da cidade de São Paulo (SP).
Casa do Porco
E para terminar este dia, nada melhor do que uma comidinha saborosa, né? A dica é a Casa do Porco.
Como o nome já diz, a casa tem como especialidade a carne suína, mas possui receitas e cardápios para todo os tipos de gostos.
DIA 03:
Theatro Municipal

Theatro Municipal
Sem dúvida um dos prédios mais lindos da cidade de São Paulo (SP) (principalmente a noite com aquelas luzes amarelas saudosistas) e, também, um dos principais passeios culturais da cidade.
Quem visita o lugar se encanta com a bela arquitetura e todos os seus ricos detalhes: obras de arte, bustos, bronzes, medalhões, cristais, colunas neoclássicas, vitrais, mosaicos e mármores.
Lá ainda é possível fazer um tour guiado e conhecer melhor todas as histórias e detalhes deste incrível teatro.
Para você adquirir o ingresso basta acessar o site ou comprar na própria bilheteria (neste caso você deverá comprar com antecedência de meia hora, pelo menos).
Mercadão
O famoso Mercado Municipal (ou Mercadão) oferece uma variedade inacreditável de cores, odores e sabores aos seus visitantes. Lá você encontra inúmeros tipos de frutas, legumes, queijos e especiarias.
É no Mercadão que você pode provar o famoso sanduíche de mortadela (gigantesco), um patrimônio da cultura paulistana.
Pinacoteca

Pinacoteca
Para quem é fã de museu, a Pinacoteca é imperdível.
São tantas obras renomadas de artistas famosos como Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti, além do rico acervo sobre a família imperial brasileira, que fazem essa visita praticamente obrigatória.
Lá você não consegue ver o tempo passar. Perfeito para se desconectar!
O que fazer em São Paulo em 5 dias
Agora que você já sabe o que fazer em São Paulo (SP) em 3 dias, vamos preparar um roteiro para quem consegue ficar 5 dias:
DIA 04:
Bairro da Liberdade
A Liberdade é um bairro de São Paulo (SP) com grande concentração da comunidade oriental. Lá você encontra lojas típicas, mercadinhos orientais e até lojas de cosméticos (com ótimas marcas e preços).
E para quem é fã de fotos, não se preocupe, lá você encontra também o Jardim Oriental.
Parque do Ibirapuera

Parque do Ibirapuera
Para dar aquela respirada, nada como um parque! E o mais famoso e maior parque da cidade é o Ibirapuera.
Seja para caminhar, fazer alguma atividade física ou apenas para relaxar no pôr-do-sol, o Ibirapuera é parada obrigatória.
Não deixe de conferir também as dependências do Parque: o Pavilhão Japonês, Museu de Arte Moderna, Museu Afro Brasil e Auditório Ibirapuera.
DIA 05:
Tour de compras
Se você é fã de um tour de compras, não pode deixar de ter a experiência de comprar nas famosas ruas José Paulino, 25 de Março e Santa Efigênia.
Lá você encontra diversos tipos de preços para todos os gostos e bolsos.
Casa de Francisca
No histórico Palacete Teresa Toledo de Lara, no centro de São Paulo (SP) você encontra a bela casa de show (Casa de Francisca), perfeita para quem é fã de música popular brasileira.
O que fazer em São Paulo em 7 dias
DIA 6:
Eataly
Para quem busca uma experiência gastronômica diferente, o Eataly é uma ótima de passeio em São Paulo (SP).
Conhecido mundialmente, São Paulo é primeira cidade da América Latina a sediar uma unidade do Eataly.
Lá você encontra diversos produtos para comprar (massas frescas, temperos, doces, pães, embutidos, etc.) em seu supermercado e, ainda, pode saborear um prato delicioso em um dos seus diversos restaurantes.
Vila Madalena

Barzinhos na Vila Madalena
Um bairro bem popular em São Paulo (SP), principalmente para quem é fã do agito noturno.
Independente da sua idade, você achará um lugar perfeito e com a sua cara no meio de todos os bares e suas mesinhas nas calçadas. Isso se dá pela diversidade de pessoas, de gostos e de musicas do local.
Dia 07:
Café da manhã tradicional na Bella Paulista
Nada como começar o dia com um dos melhores cafés da manhã da cidade, na padaria Bella Paulista.
Famosa por funcionar 24 horas e estar localizada próxima à avenida mais charmosa da cidade, ela tem delícias incríveis por lá, o que faz da padaria um lugar especial.
Você tanto pode provar o buffet ou pedir o tradicional pão na chapa com uma média!
Templo Zu Lai

Templo Zu Lai em Cotia (SP)
E para este último dia, que tal um pouco de tranquilidade zen pertinho de São Paulo (SP)?
O Templo Zu Lai é o maior templo budista da América Latina. Ele está localizado em Cotia (SP), a 30 km da capital.
Com um jardim impecável (o que já vale o passeio), você pode caminhar por lá ou experimentar ainda uma das salas de meditação.
Seja para recarregar as energias ou simplesmente para ter tranquilidade, o passeio é imperdível.
Esperamos que este post tenha ajudado a montar seu roteiro de viagem em São Paulo (SP).