A colorida Recife (PE) desponta entre os principais destinos turísticos do Brasil. E essa fama se justifica pelos lugares paradisíacos, além de muita cultura e história.
A cidade também é palco de inúmeras manifestações culturais que resgatam a memória do povo nordestino. Essa riqueza é um dos pontos altos de quem visita Recife (PE).
Além disso, a cidade possui uma infraestrutura completa para os visitantes: restaurantes famosos, hotéis e pousadas para todos os gostos. Além, é claro, das incomparáveis praias.
Recife (PE) é tão completa que é possível relaxar e se divertir tanto em um fim de semana como em um período mais longo.
E, claro, viajar para Recife de ônibus é a melhor opção. Você tem passagens a preços atrativos, não precisa reservar com muita antecedência e pode relaxar durante o trajeto.
Então se você está buscando opções de roteiros, confira nossas dicas a seguir.
Índice
Roteiro de 3 dias em Recife
A seguir mostramos para você o que fazer em 3 dias em Recife (PE). Excelente para finais de semana ou feriados prolongados. Confira!
Dia 1: Visitar o Recife Antigo

A dica é começar pelo Recife Antigo para conhecer sobre a história da cidade.
Aliás, o bairro do Recife Antigo respira história. Quem passa por lá percebe isso em todos os detalhes – são influências de Portugal, Holanda, França e até da Inglaterra.
Uma caminhada pelo bairro é agradável e dá para conhecer tudo em apenas um dia.
Por isso não deixe de visitar estes lugares:
- Praça do Marco Zero
- Parque das Esculturas Francisco Brennand
- Centro de Artesanato de Pernambuco
- Cais do Sertão
- Centro Cultural dos Correios
- Igreja Madre de Deus
- Passeio de Catamarã
O bom é que os lugares são próximos e fica fácil de seguir o trajeto.
E se quiser aproveitar um pouco da noite no local, a dica é visitar a Rua da Moeda (tem esse nome porque a casa da moeda da cidade ficava ali), onde está localizada a famosa escultura de Chico Science.
Lá você irá encontrar vários bares e restaurantes com um repertório bem variado de música alternativa, pop e até jazz.
Dia 2: Se esbaldar nas praias de Recife

Aproveite o segundo dia para relaxar nas lindas praias de Recife, afinal você está no Nordeste!
Ao fazer seu roteiro de praias, não deixe de incluir estas:
- Praia de Boa Viagem
- Praia de Piedade
- Praia do Pina
- Praia dos Carneiros
E depois de tomar um belo banho de mar e relaxar, a dica é visitar o famoso Restaurante Parraxaxá, um restaurante típico nordestino e que faz muito sucesso por lá. Ele fica na Av. Fernando Simões Barbosa, 1200 – Boa Viagem. Funciona todos os dias das 11h30 às 23h. Tem estacionamento e espaço Kids.
Dia 3: Conheça a cultura local

Aproveite seu terceiro dia de roteiro em Recife para entrar no universo da família Brennand.
A dica é visitar o Instituto Ricardo Brennand e a Oficina de Cerâmica Francisco Brennand.
O famoso Instituto Ricardo Brennad é parada obrigatória em Recife (PE), já que ele é considerado um dos melhores museus do Brasil. A bela construção também é conhecida como Castelo de Brennand.
Ele possui uma das mais modernas instalações museológicas do Brasil, abrangendo um complexo de edificações constituído pelo Museu Castelo São João (museu de armas brancas), Pinacoteca, Biblioteca, Auditório, Jardins das Esculturas e uma Galeria para exposições temporárias e eventos.
- Endereço: R. Mário Campelo, 700 – Várzea, Recife (PE), 50741-904
Já a Oficina de Cerâmica é um espaço instalado nas ruínas da olaria e que tem uma série de esculturas do ceramista pernambucano.
Além das obras, o local tem um lindo e extenso jardim de esculturas.
Não deixe de provar o melhor bolo de rolo de Recife que é vendido na lanchonete do museu!
- Endereço: Propriedade Santos Cosme e Damião – R. Diogo de Vasconcelos, S/N – Várzea, Recife (PE), 50740-970
Roteiro de 5 dias em Recife
Se você pretende ficar mais tempo na cidade, então pode aproveitar as dicas de 3 dias acima e acrescentar mais estas para saber o que fazer em 5 dias em Recife (PE).
Dia 4: Ir até Porto de Galinhas

Localizada a 60 km da capital pernambucana, Porto de Galinhas é um destino paradisíaco e bastante procurado pelos turistas do mundo todo.
E partindo de Recife (PE) você consegue chegar rapidinho ao paraíso. Vale muito a pena!
Você pode ir para lá de ônibus, táxi ou carro.
Entre todas as atrações que o lugar oferece, não deixe de fazer o passeio tradicional de jangada (ele é organizado pelos jangadeiros da vila).
Dia 5: Visitar o Teatro Santa Isabel

O famoso Teatro Santa Isabel é lindo e muito procurado por sua arquitetura neoclássica. Quem visita percebe a mistura da tradição com a modernidade.
É tanta beleza e história que ele foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 31 de outubro de 1949.
- Endereço: Praça da República – Santo Antônio, Recife (PE), 50010-040
Depois de visitar o teatro, a dica é caminhar pela Praça da República que é o mais antigo jardim público de Recife (PE) e apreciar a beleza do lugar.
É um lugar perfeito para tirar fotos! Aliás, é importante ressaltar que os jardins são uma obra de Burle Marx.
A praça se interliga com o Palácio do Governo, o Teatro de Santa Isabel, o Palácio da Justiça e as margens dos rios Capibaribe e Beberibe, então vale a pena fazer um pequeno tour pela região.
A dica depois do passeio é conhecer a famosa Livraria Praça de Casa Forte, que é um espaço cultural e de gastronomia, localizada na Praça de Casa Forte, em uma das regiões mais nobres de Recife (PE).
Agora, se você consegue dar uma esticadinha de mais dois dias na sua visita em Recife (PE), aproveite para incluir em seu roteiro as próximas dicas.
Roteiro de 7 dias em Recife
Uma semana inteira em Recife (PE) fará bem para sua saúde, seu coração e seu humor.
Para os sortudos que podem ficar 7 dias em Recife (PE) a dica é aproveitar as outras atrações da cidade que possuem um importante papel na história da cidade.
Dia 6: Rua do Bom Jesus

E a dica é a linda Rua do Bom Jesus, que é a rua mais antiga de Recife e considerada a 3° rua mais bonita do mundo pela revista americana Architectural Digest.
Passear no colorido da rua traz um bem-estar enorme e uma alegria na alma que só estando lá para você entender.
Sinagoga Kahal Zur Israel

Outro lugar muito bacana para visitar em Recife (PE) é a Sinagoga Kahal Zur Israel, que foi a primeira sinagoga de todo o continente americano, construída durante o período de dominação holandesa.
O Museu Sinagoga Kahal Zur Israel está localizado na Rua do Bom Jesus e oferece aos seus visitantes uma parte da história da presença judaica em Pernambuco, retratada em painéis, mapas, pinturas e fotografias.
- Endereço: R. do Bom Jesus, 197 – Recife (PE), 50030-170
Embaixada dos Bonecos Gigantes
Quem nunca ouviu falar nos bonecos de Olinda? Mas você sabia que eles têm um local próprio e ficam expostos o ano inteiro na Casa dos Bonecos Gigantes?
A Embaixada dos Bonecos Gigantes surgiu da necessidade de ter um espaço cultural estruturado a receber turistas para contemplar a magia da nova geração dos bonecos o ano inteiro.
Quem passa por lá encontra 63 bonecos gigantes, dentre os 300 existentes desta nova geração que materializa ícones como Alceu Valença, Michael Jackson, Chacrinha, Ayrton Senna, Chico Science, Dominguinhos, Luíz Gonzaga, Rita Lee, Lampião, Tim Maia, Silvio Santos, Mauricio de Nassau, Papa Francisco, Cartola, Joaquim Barbosa, Lulu Santos, Elvis Presley, Pelé, Neymar entre outros.
- Endereço: Rua do Bom Jesus, 183, Recife (PE), 50030-170
Balé Popular Do Recife
O Balé Popular é outro clássico da cidade. Criado em 1976 ele foi o primeiro grupo de dança profissional de Pernambuco e é o mais antigo em constante atuação.
Aliás, o grupo foi declarado como Patrimônio Cultural Imaterial de Recife (PE).
A companhia já se apresentou em importantes festivais do mundo levando a cultura nordestina para outros países.
- Endereço: R. do Bom Jesus, 143 – Recife, PE, 50030-230
Feira Do Bom Jesus
Quem não gosta de uma feirinha típica?
A Feira do Bom Jesus é famosa por vender produtos típicos do estado de Pernambuco, aliás ela é a mais tradicional da região central do Recife (PE).
Praça Do Arsenal

A Praça do Arsenal é considerada a mais importante do Recife Antigo depois da Praça do Marco Zero, ela abriga o busto do Almirante de Tamandaré, considerado patrono da Marinha Brasileira.
Ela é cercada por palmeiras imperiais e em seu centro se ergue uma grande fonte, além de ter sido projetada pelo famoso paisagista Roberto Burle Marx.
Dia 7: Estique até Olinda

Recife (PE) e Olinda (PE) são duas cidades vizinhas e por isso dá tranquilamente para fazer um bate-e-volta!
Para ir de Recife (PE) para Olinda (PE) é fácil, você pode ir de carro, de ônibus, táxi ou aplicativo.
Olinda (PE) é uma cidade bastante conhecida pela arte e, por isso, é muito comum encontrar artistas locais vendendo suas obras pelas ruas.
A dica é caminhar pelas ladeiras do centro histórico da cidade, bastante famosas pelo Carnaval de Olinda.
Mas para garantir que você não perca nada, separamos os principais pontos turísticos de Olinda (PE), confira:
- Centro Histórico
- Convento de São Francisco
- Alto da Sé
- Catedral da Sé
- Basílica de São Bento
- Mercado da Ribeira
São muitas as opções do que fazer em Recife (PE), por isso, não perca tempo! Reserve sua passagem de ônibus para Recife e confira tudo de perto. Clique no botão abaixo para fazer sua pesquisa.