Você é fã do inverno e ama um friozinho? Então este post é para você.
Estação do ano favorita para muitas pessoas, o inverno movimenta o turismo em várias regiões do Brasil que oferecem temperaturas baixas e até possibilidade de neve.
É aquele momento de tirar os agasalhos do armário, se deslumbrar com cenários não tão comuns no Brasil e curtir um vinho, chocolate quente e fondue em cidades lindas e perfeitas para o inverno.
Se você quer saber como aproveitar essa Rota do Frio no Brasil, listamos vários destinos aqui que vão fazer você se sentir na Europa – mas com a vantagem de ser pertinho – dá para ir de ônibus – e todo mundo falar português.
Vamos começar? Então confira a lista de destinos a seguir e já vai organizando o seu roteiro de viagem para curtir o inverno em grande estilo
Rota do frio: Campos do Jordão (SP)

Localizada na Serra da Mantiqueira, interior do Estado de São Paulo, Campos do Jordão (SP) conta com várias atrações especialmente projetadas para o inverno – além, é claro, da sua beleza natural. São mirantes, trilhas e cachoeiras que dão um charme ainda maior para a cidade.
Sem contar a parte gastronômica que é maravilhosa e com pratos perfeitos para o inverno.
Ficou com vontade de conhecer a cidade?
Rota do frio: Petrópolis (RJ)

Petrópolis (RJ) é famosa por ser um refúgio para os cariocas que sobem a Serra nos finais de semana atrás de conforto, sossego e paz. Mas a cidade também é bastante procurada pelos viajantes que desejam conhecer um pouco mais da história e da sua famosa cervejaria Bohemia.
Encantadora o ano inteiro, é no inverno que Petrópolis (RJ) fica ainda melhor – é quando o burburinho acontece! Isto porque as baixas temperaturas tornam a sua beleza ainda mais atrativa, junto com atrações de inverno que são realizadas nesta época.
Ir de ônibus para Petrópolis (RJ) é muito prático e barato, principalmente para quem sai do Rio.
Rota do frio: Itatiaia (RJ)

Repleta de belezas naturais, Itatiaia (RJ) fica a aproximadamente 170 km do Rio de Janeiro (RJ). O trajeto da viagem já é um verdadeiro cartão-postal.
As paisagens da região são uma das principais coisas para se apreciar, até por isso o ecoturismo é tão forte por lá.
Além disso, a cidade conta com inúmeras opções de restaurantes e bares, todos com aquele ar de aconchego, perfeito para o inverno. Sem contar que fondue é quase obrigatório no inverno por lá.
Quer curtir um friozinho delícia cheio de estilo e com ótima gastronomia?
Rota do frio: Ouro Preto (MG)

A cidade mineira de Ouro Preto (MG) é famosa pela sua importância histórica e também pelo turismo religioso. Mas devido à sua localização e temperaturas mais baixas, é também um refúgio para quem ama o frio.
Passear por todas as construções históricas, desfrutar do sossego da cidade e da maravilhosa comida mineira é, sem dúvida, um passeio perfeito em dias com as temperaturas mais baixas.
Rota do frio: Alagoa Grande (PB)

Apesar de não parecer, é possível curtir bons momentos com temperaturas baixas na Paraíba.
Alagoa Grande (PB) é uma cidade de Estado do Paraíba, vizinha das cidades Juarez Távora (PB), Areia (PB) e Alagoinha (PB).
Junto com as demais cidades vizinhas, Alagoa Grande (PB) faz parte do projeto “Caminhos do Frio”, um movimento cultural e artístico que tem como objetivo promover o turismo nesta região durante os meses de julho e agosto.
Um dos destaques da cidade é o Memorial Jackson do Pandeiro (o rei do ritmo), que foi um importante instrumentista, compositor e cantor que gravou uma série de forrós e sambas e ajudou a popularizar a cultura nordestina.
Rota do frio: São Joaquim (SC)

Famosa por suas temperaturas baixas, São Joaquim (SC) está entre os destinos mais procurados para se aproveitar o inverno no Brasil. O frio é realmente a grande atração da cidade.
E quem passa por lá tem uma variedade de opções para desfrutar: passeios em vinícolas (como a famosa Vinícola Villa Francioni), Snow Valley e Parque Nacional da Maçã entre outros. Além, é claro, da gastronomia (o lugar possui ótimos restaurantes).
Seja para brindar bons momentos, se aventurar ou simplesmente apreciar as belezas da região, São Joaquim (SC) é parada obrigatória na rota do frio.
Rota do frio: Morretes (PR)

O Paraná, assim como o Rio Grande do Sul, tem sua fama como destino de frio. Não é à toa que a sua capital é considerada por muitos como a mais fria do Brasil.
E a charmosa cidade de Morretes (PR) está localizada entre a serra e o litoral paranaense, em uma região próxima à Curitiba (PR). Mesmo não tendo temperaturas tão baixas como outros destinos típicos de inverno, Morretes (PR) é uma excelente opção de turismo para os amantes do frio.
Para os amantes da natureza, o trajeto da viagem já é uma verdadeira atração turística, de tão linda. Morretes (PR) está rodeada pela Mata Atlântica, portanto, quando estiver chegando na cidade já prepara o celular para tirar fotos maravilhosas.
Apesar das suas principais atrações serem parques (por isso atrai amantes do ecoturismo), a cidade também é conhecida por sua gastronomia típica deliciosa.
Aproveite para conferir tudo isso de perto.
Rota do frio: Gramado (RS)

Considerado o principal destino de inverno do Brasil, Gramado (RS) é bastante agitada esta época do ano.
Apesar de ser linda e uma ótima opção de viagem o ano inteiro, é no frio que ela se destaca e atrai milhares de turistas. Isto porque sua arquitetura alemã junto ao clima mais friozinho confere à cidade um ar europeu.
E não é só a aparência que faz da cidade uma parada obrigatória no inverno.
Gramado (RS) possui uma infraestrutura completa para receber os turistas nesta época do ano: bares, cafés, bistrôs e museus são todos adaptados para o clima. Ou seja, você se diverte sem passar frio.
Além disso, você encontra diversos tipos de passeios: GramadoZoo, Aldeia do Papai Noel, Mini Mundo e Le Jardin Parque de Lavanda, entre outros.
O ritmo da cidade é bem dinâmico, com atrações para todos os gostos.
Rota do frio: Curitiba (PR)

Com a fama de ser uma cidade mais fria, Curitiba (PR) atrai visitantes de todos os lugares do Brasil para curtir o friozinho do Paraná.
A cidade possui paisagens lindas, verdadeiros cenários de Instagram, e também oferece muitas atrações para seus visitantes.
São parques, museus, feiras da região com barracas de gostosuras gastronômicas típicas do Paraná, tudo isso com temperaturas mais amenas e cercado por paisagens de tirar o fôlego. E você pode aproveitar para conhecer outras cidades da região.
Não perca a chance de conferir isso tudo de perto.
Rota do frio: Domingos Martins (ES)

Na região serrana do Espírito Santo está a cidade Domingos Martins (ES), totalmente diferente das demais (que são conhecidas pelas praias, sol e calor). Lá as temperaturas são mais amenas e seu auge turístico acontece no inverno.
Com hotéis e pousadas super aconchegantes, os turistas procuram sossego e se esquentarem nas lareiras, saboreando um bom vinho junto com pratos deliciosos. Quer melhor coisa para fazer no inverno?
Quem visita a cidade encontra diversos tipos de passeios, desde locais fechados como como a Casa de Cultura e o Museu Histórico até passeios a céu aberto como o parque estadual da Pedra Azul, ou simplesmente caminhar na Rua do Lazer (esta rua tem diversas lojas de artesanato, roupas, chocolates e souvenires, restaurantes e bares).
Pronto, agora é só usar as dicas deste post e montar a sua rota do frio para conhecer estas lindas cidades no inverno.