A produção de vinho vem ganhando, a cada ano, mais força no Brasil. A especialização de vinícolas de diversas regiões do país tem mostrado ótimos resultados, com vinhos nacionais premiados mundialmente.
Alguns desses vinhos brasileiros premiados já se equiparam a grandes rótulos da Europa, como na França e Itália.
Os diferentes tipos de uvas, bem como suas combinações, é que geram vinhos de tipos e sabores variados, de acordo com o lugar em que são produzidos.
Se você ama uma boa taça de vinho na companhia dos amigos, convidamos você a fazer uma viagem conosco neste post, onde vamos conhecer as várias regiões produtoras de vinho no Brasil.
Vinícolas no Sul do Brasil

O Estado do Rio grande do Sul é, sem dúvida, o maior destaque quando o assunto é vinho. Cerca de 80% da produção de vinho do país vem de lá.
Por isso, a região é muito procurada por visitantes que querem conhecer suas famosas vinícolas e – claro – degustar bons vinhos.
Algumas regiões do Sul, como a Serra Gaúcha especialmente, são muito conhecidas pelos turistas. Mas você sabia que existem outras regiões que possuem excelentes vinícolas?
Entre elas estão:
- Campos de Cima da Serra
- Campanha gaúcha (fronteira entre Brasil e Uruguai) – destaque para a Dom Pedrito e Vinícola Peruzzo
- Serra do Sudeste: destaque para Casa Valduga
- Encruzilhada do Sul: destaque pra Lidio Carraro
A Serra Gaúcha tem como principal destino de enoturismo o município de Bento Gonçalves (RS), mais especificamente no Vale dos Vinhedos, região onde se concentram a maior parte das vinícolas. Mas outras cidades também são bastante importantes na produção de vinho, como Garibaldi (RS), Caxias do Sul (RS) e Flores da Cunha (RS).
São mais de 550 vinícolas, por isso a região é considerada a maior produtora de vinhos do Brasil.
Entre os destaques temos:
Vinícolas no Nordeste do Brasil

Os estados do Nordeste podem não ser a região mais óbvia quando pensamos na produção de vinho, mas eles vêm ganhando força neste cenário.
O vale do São Francisco é destaque no que se refere a destino de enoturismo na região Nordeste. No vale há 7 vinícolas com mais de 10 mil hectares espalhados entre Bahia e Pernambuco.
As vinícolas Ouro Verde e Terranova, ambas localizadas em Petrolina (PE), são as mais famosas entre os turistas.
Vinícolas no Sudeste do Brasil

Cerca de 190 Km de São Paulo (SP), está o município de Espírito Santo do Pinhal (SP), localizado em uma região montanhosa, onde é possível encontrar uma produção de bons vinhos.
Um dos destaques é a premiada Vinícola Guaspari, localizada em uma antiga fazenda de café, que já coleciona mais de 10 prêmios em cinco anos de comercialização.
Os visitantes conseguem fazer um passeio maravilhoso pela fábrica e, ainda, participar do processo desde a colheita até a degustação de vinhos.
Além desta, há também outra produção de vinhos no Estado de São Paulo na cidade de Amparo (SP).
Lá está a Vinícola Terrassos, com muito verde e uma propriedade lindíssima. Além da plantação de uva, há um pomar e uma horta incrível.
A visita acaba sendo um passeio imperdível tanto para os amantes do vinho quanto para aqueles que são fãs de uma boa gastronomia.
Não podemos esquecer da cidade de São Roque (SP), muito famosa por seus vinhos. Lá está localizada a conhecida vinícola Góes.
A cidade de Santa Teresa (ES), localizada na região Noroeste do Espírito Santo, é a maior produtora de vinho do estado e, por isso, tem um papel de destaque no enoturismo.

A região conta com alguns lugares que chamam a atenção dos visitantes, como:
- Cantina Mattiello: o tour pela sua fábrica de vinhos que acontece lá atrai e agrada muitos turistas
- Vinícola Tabocas, conhecida pelo seu vinho de uvas de Cabernet Sauvignon.
Além destas vinícolas, alguns lugares se destacam como o Ristorante Romanha – a cantina possui pratos deliciosos e ainda produz o seu próprio vinho.
Como você pode ver, opções é que não faltam para os amantes do vinho. Escolha seu destino, pegue sua taça e vamos fazer um brinde aos prazeres de viajar.
1 comentário
As informações sobre as vinícolas no Vale do São Francisco não estão completas e a Rio Sol é a mais conhecida.