As festas populares do Brasil são motivo de orgulho, agito e animação em todo o país.
Não é à toa que os turistas se encantam com as cores, as músicas, as comidas e a energia das nossas festas populares.
Do sul ao norte do Brasil, você encontra todos os tipos de festas e comemorações que explodem em cultura, história, folclore, crenças e tradições.
De pequenos festivais regionais e grandes eventos que atraem multidões, nosso país é riquíssimo nesse aspecto.
E se você quer conhecer melhor essas festas populares para poder programar uma viagem, fizemos uma lista das mais famosas aqui neste post.
Confira a seguir e conheça de perto as principais festas populares do Brasil.
Carnaval

Considerada uma das principais festas populares do Brasil (para muitos é a principal), o carnaval é conhecido no mundo todo. E o nosso se destaca por suas cores, melodias e alegria.
A festa é celebrada por todo o país e acontece entre os meses de fevereiro e março, onde os foliões invadem as ruas, os salões e, é claro, os sambódromos no Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).
É umas das festas mais longas do país, em que cada Estado tem sua particularidade e forma de comemorar (o que a torna ainda mais especial). Por isso, o carnaval em Belo Horizonte (MG) não é igual ao de Salvador (BA), por exemplo.
O repertório musical também varia muito, indo do tradicional samba e das marchinhas de carnaval até reggae e rock.
Assim, não importa qual é a sua tribo, você terá muitas opções e formas de participar do carnaval.

Festas juninas

Comemorada no Brasil inteiro, as festas juninas esquentam o friozinho do mês de junho.
Apesar de acontecerem em todos os Estados, o destaque maior é para a linda região Nordeste, onde acontecem as maiores festas juninas do país, como a Festa de São João de Campina Grande e o “arraiá” de Caruaru (PE), em Pernambuco.
Lá as festas são enormes e grandiosas, ao contrário da região Sudeste, por exemplo, que celebra a festa com quermesses espalhas pelas cidades.
Dançar a famosa “quadrilha” também é uma experiência divertidíssima e, por que não dizer, praticamente obrigatória.
E não vamos esquecer das comidas típicas dessa época como quentão, vinho quente, amendoins, pipocas e afins para aquecer as noites frias de inverno.
Festival Folclórico de Parintins

Coladinho com a festa Junina, no final do mês de junho, acontece em Parintins (AM), no Amazonas, a colorida festa popular folclórica da cidade.
Em um verdadeiro espetáculo de cores, música, dança, costumes, figuras típicas e rituais, acontece a apresentação dos bois Caprichoso (azul) e Garantido (vermelho), que todo os anos disputam o posto de mais belo.
São três noites de apresentação e, assim como o carnaval, as apresentações têm um limite estipulado de duração. O bumbá que ultrapassa o tempo é punido com a perda de pontos.
A cada ano é escolhido um tema para a apresentação e todas são avaliadas por uma comissão de arte que é constituída para avaliar cada detalhe.
A apresentação que tiver mais pontos é considerada o bumbá vencedor.
Festa do Peão de Barretos

A festa do peão de boiadeiro de Barretos (SP) acontece no mês de agosto e é promovida pelos Independentes (um grupo que, nos anos 50, teve a ideia de promover festas inspiradas no tema de ‘fazenda’, com o objetivo de arrecadar fundos para entidades assistenciais).
A festa é referência na cultura sertaneja do interior brasileiro. Ela tem duração aproximadamente 10 dias e por lá acontecem os tradicionais rodeios e shows incríveis.
Oktoberfest

A Oktoberfest é um festival que teve sua origem na Alemanha, em Munique, e que acabou vindo para o Brasil junto com os colonos que se estabeleceram no sul do país.
A festa mais tradicional acontece em Blumenau (SC), no Estado de Santa Catarina, onde os visitantes podem desfrutar de muita cerveja, danças e pratos típicos, além de muita música tradicional alemã.
E o festival também passou a ser realizado em São Paulo (SP), além de ocorrerem pequenas festividades em diversas regiões da cidade.
Lavagem da Escadaria do Bonfim

A Lavagem da Escadaria do Bomfim é uma festa popular de fé que acontece sempre na segunda quinta-feira do mês de janeiro. É umas das festas mais tradicionais da Bahia.
A celebração reúne multidões pelas ruas de Salvador (BA), que caminham com uma procissão até a escadaria.
Esta festa segue com as baianas vestindo seus trajes típicos, sobem a Colina Sagrada com vasos de água de cheiro e lavam a escadaria da igreja e homenagem Oxalá, representante do Senhor do Bonfim no Candomblé.
Círio de Nazaré

O Círio de Nazaré também é uma festa religiosa que acontece em Belém (PA), no Estado do Pará, no mês de outubro.
Sua celebração chega a levar aproximadamente 2 milhões de pessoas para as ruas, que acompanham o cortejo para homenagear Nossa Senhora de Nazaré.
Não à toa, ela é considerada a maior festividade religiosa do Brasil e uma das maiores do mundo, o que a torna um destino perfeito para quem busca o turismo religioso.
Prova disso é que, em 2013, o Círio de Nazaré foi nomeado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.
No Círio de Nazaré são realizadas várias celebrações e eventos, sendo o principal deles a procissão que ocorre no segundo domingo de outubro.
Durante o cortejo, desfilam os símbolos da festa: o manto que envolve a imagem de Nossa Senhora, um altar, velas e crianças vestidas como anjos.
No final da romaria, durante quinze dias na praça Santuário de Nazaré, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré fica exposta para que os fiéis possam fazer homenagens.