Acende a fogueira e abre a roda, porque chegou a época das festas juninas, uma das principais festas populares do Brasil!
Quem não estava ansioso para dançar quadrilha, se divertir, beber quentão e se deliciar com as comidinhas juninas?
Aliás, se você quiser ficar com mais água na boca, confira nosso post sobre as comidas típicas de Festa Junina em todo o Brasil.
Índice
Principais destinos para Festa Junina no Brasil
Em vários pontos do País, no friozinho do inverno, milhares de pessoas estão organizando as animadas festas juninas.
De norte a sul é possível entrar no clima e festejar – e você acredita que existem cidades que chegam a ter até 30 dias de festas? Sim, contamos tudo para você neste post.
E para quem quer se divertir no ‘arraiá, opções é que não faltam. Mas para facilitar a sua vida, o time da DeÔnibus faz uma seleção superbacana com os principais destinos para festa junina neste ano. Confira a seguir!
Festa Junina em Campina Grande (PB)

A cidade de Campina Grande (PB) tem a maior festa de São João do mundo, além de ser a cidade natal de Juliette – campeã do BBB 21!
E toda esta alegria dura aproximadamente 30 dias, com muitas atrações, danças e quadrilhas, além do famoso casamento coletivo (são mais de 100 pessoas casando).
Outra atração bastante conhecida por lá é o Ônibus e Trem do Forró.
O ônibus é um passeio que leva o visitante a conhecer os principais pontos turísticos da cidade, já o trem é um passeio que leva os passageiros de Campina Grande até o distrito de Galante com apresentações ao vivo de forró em cada vagão.
Festa Junina em Caruaru (PE)

Famosa por ser considerada a capital do Forró, Caruaru (PE) também atrai multidões para a sua festa de São João.
A festa que começou no interior, ganhou força total a partir da década de 80, tornando-se hoje uma das principais festas juninas do País.
A festa dura um mês e é palco de grandes shows que contam com nomes como Elba Ramalho e DJ Alok.
Festa Junina em São Luís (MA)

São João em São Luís (MA) é uma época sagrada para seus moradores e visitantes, isto porque é a temporada do bumba-meu-boi, a festa junina do Maranhão.
Sua grandiosidade fez com que a festa fosse reconhecida como Patrimônio Cultural no Brasil pelo IPHAN e da Humanidade pela Unesco.
Pelas ruas é possível acompanhar um cortejo com apresentações, encenações e competições entre os diferentes grupos que narram história conhecida como o Auto do Boi.
A cidade conta com mais de 20 arraiais oficiais espalhados por todos os cantos, todos com uma decoração especial e muita alegria.
Festa Junina em São Paulo (SP)

A cidade de São Paulo (SP) possui quermesses bem tradicionais espalhadas por todas as suas regiões. Muitas ruas são fechadas e ficam repletas de barraquinhas com quitutes e brincadeiras.
Quem visita essas famosas quermesses se delicia com muita comida gostosa e aproveita para curtir vários shows de forró e sertanejo.
Uma das principais festas juninas da cidade acontece no Centro de Tradições Nordestinas, que como o próprio nome diz, traz um pouquinho do nordeste para os paulistas!
Festa Junina em São Borja (RS)

Quem acha que o Rio Grande do Sul não tem história com as festas juninas se enganou!
No Rio Grande do Sul as festas de junho estão ligadas ao solstício de inverno e fazem referência a quatro santos no mês: Santo Antônio (13), São João (24), São Pedro e São Paulo (29).
As festas juninas são animadas por danças típicas gaúchas regadas pelo famoso ritmo do vanerão (que lembra o forró), onde as pessoas entram no clima e se vestem com trajes típicos gaúchos.
A cidade de São Borja (RS) é famosa pela grande festa tradicional São Joãozinho Batista, onde as ruas são tomadas pelos fieis que acompanham a procissão.
Festa Junina em Corumbá (MS)

A grande festa junina de Corumbá (MS) é marcada por muita fé, gastronomia, diversão e com uma personalidade própria. A cidade atrai visitantes de várias regiões do país e é um destino ideal para quem é apaixonado por festas tradicionais.
Esperamos que este post tenha ajudado você a escolher o melhor destino para curtir um bom ‘arraiá’. E já que estamos falando de frio, aproveite também e conheça os melhores destinos para curtir no inverno.
