Considerada uma das festas mais populares do Brasil, a Oktoberfest tem atraído a cada ano um número cada vez maior de visitantes que desejam conhecer de perto as tradições germânicas – e beber cerveja, claro.
Para quem não sabe, a Oktoberfest começou em Munique, na Alemanha, em 1810, criada pelo rei Ludwig que, para celebrar seu casamento com a princesa Teresa da Saxônia, convidou todos os cidadãos de Munique para testemunhar a união.
E é claro que, como toda boa festa da realeza, havia fartura de comes e bebes, além de muita diversão e música. A experiência foi tão boa, que a festa passou a se repetir nesta mesma data em outros anos em Munique, dando origem assim à Oktoberfest.
Oktoberfest em alemão significa “Festa de Outubro”, por isso que as festas mais tradicionais acontecem nesta época do ano.
Oktoberfest no Brasil

E você deve estar se perguntando: como esta festa veio parar no Brasil?
No início do século 20, muitos alemães imigraram para o Brasil, fugindo das guerras e de todo o sofrimento causado por ela. O sul do país tornou-se um reduto para estes imigrantes, devido a algumas questões políticas na época que os favoreciam – além de um clima mais ameno, semelhante ao que estavam acostumados.
Várias cidades do estado de Santa Catarina foram fundadas por alemães, como Joinville (SC), Pomerode (SC) e Blumenau (SC).
Blumenau foi a primeira e é até hoje a principal festa da Oktoberfest no Brasil.
A primeira edição da Oktoberfest no Brasil ocorreu em 1984 em Santa Catarina. Como o evento fez muito sucesso, a festa acabou se espalhando para o resto do país. Atualmente ela acontece em várias cidades além de Blumenau (SC):
- Petrópolis (R.J)
- Curitiba (PR)
- São Paulo (SP)
- Sorocaba (SP)
- Santa Cruz do Sul (RS)
- Belo Horizonte (MG)
- Igrejinha (RS)
- Atibaia (SP)
Apesar da festa ter se espalhado pelo país, a Oktoberfest de Blumenau (SC) ainda é a maior do mundo, depois de Munique.
Na festa acontecem várias apresentações, desfiles e – é claro – muita bebida e comida, além dos trajes típicos germânicos.
Um dos principais momentos da festa é quando o bierwagen (carro da cerveja) passa distribuindo cerveja de graça.

Mas existem outras atrações do evento que também enlouquecem os seus visitantes: o Concurso Nacional de Tomadores de Chopp em Metro (vence quem beber mais rápido utilizando uma tulipa de 1 metro de comprimento) e Concurso Realeza (onde se elege uma rainha e duas princesas que poderão viajar para a Oktoberfest alemã como representantes brasileiras).
Se você curte um agito, vale a pena ir para a festa às sextas e sábados (dias que costumam lotar), mas se você gosta de mais tranquilidade, é melhor ir de domingo à quinta-feira.
A entrada na Oktoberfest é paga e as filas dos guichês costumam ser enormes, então, para evitar a espera, a dica é comprar os ingressos pela internet para não ficar de fora da festa!
Roupas: o que usar na Oktoberfest?

Assim como acontece no carnaval, as roupas em festas populares devem ser as mais confortáveis possíveis, mas na Oktoberfest tem um detalhe: pessoas que forem vestidas com trajes típicos têm direito a pagar meia entrada no evento.
Para quem não sabe o que é um traje típico:
O traje masculino (chamado de Fritz): deve ter um Lederhosen (tipo de suspensório original da Bavária) presos a uma bermuda, meias até o joelho ou polainas, sapato social fechado e camisa. Também pode incluir, opcionalmente, chapéu típico germânico e colete.
O traje feminino (chamado de Frida): deve ter um vestido ou saia até a altura do joelho, blusa com mangas, sapatos sociais ou sapatilhas, meias até o joelho ou polainas. Também pode incluir coletes ou espartilhos, chapéu tipicamente germânico e tiara com flores.
Atenção! Devido à pandemia causada pelo coronavírus, a organização da Oktoberfest no Brasil cancelou os eventos de 2020.
A festa foi remarcada para o ano de 2021, em Blumenau (SC), ainda sem data definida. Mas em São Paulo (SP) acontecerá nos dias 16 de setembro a 03 de outubro de 2021.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre esta festa incrível que é a Oktoberfest, escolha a cidade e vá se divertir.