Cada vez mais atraindo a atenção de turistas de várias regiões do Brasil, a tranquila cidade de Macaé (RJ) está localizada na Região Norte Fluminense, a aproximadamente 180 km do Rio de Janeiro (RJ).
Esta antiga vila de pescadores é procurada pelos visitantes não apenas por sua beleza, mas também pela sua fama de “Capital Nacional do Petróleo” – o que a torna um destino para turismo de negócios, também.
Com justiça, a cidade recebeu este apelido por desempenhar um importante papel no desenvolvimento na indústria de óleo e gás no país. Além de sediar a Brasil Offshore, um evento que reúne diversas empresas do setor petrolífero.
Mas além disso, Macaé (RJ) é famosa por suas belezas naturais e pela variedade de opções de entretenimento, tendo-se em vista que a cidade faz a alegria tanto de quem curte praia quanto montanha.
Se considerarmos que a famosa Região dos Lagos tem opção de lazer para os dias mais quentes, enquanto a região Serrana do Rio é propícia para os dias mais frios, Macaé (RJ) consegue ter tudo isso reunido em um único lugar.
A cidade também uma ótima opção para quem busca sossego. Enquanto as demais praias costumam lotar, a cidade é famosa por sua tranquilidade e praias desertas, já que não está entre os roteiros turísticos mais famosos do Rio.
Conheça a seguir um pouco mais sobre Macaé (RJ) e inclua a cidade em seu destino de viagem.
Onde se hospedar em Macaé (RJ)?

Como consequência da crescente demanda do turismo, a cidade conta com ótimos hotéis e pousadas para receber seus visitantes com conforto e mimos. Confira algumas opções de hospedagem em Macaé (RJ).
Bonjour Hotel – o hotel fica pertinho do agito: na Praia dos Cavaleiros. Por isso, se você curte agitação, ele pode ser uma ótima opção com preço acessível.
Comfort Suites Macaé – a apenas 5 minutos do centro da cidade e também de frente para a Praia dos Cavaleiros, o Comfort Suíte fica bem próximo dos principais bares e restaurantes da praia.
Pousada Cavaleiros – para quem busca uma opção mais econômica, as pousadas são sempre ótimas opções. A Pousada Cavaleiros, fica bem pertinho do Shopping Plaza Macaé.
Hotel Pousada Del Rey – o hotel fica bem pertinho da rodoviária da cidade, sua localização é perfeita não só por isso, mas também porque ali tem vários pontos de ônibus que cruzam a cidade.
Se você gosta de explorar seus destinos de viagem, este hotel tem acesso privilegiado.
O que fazer em Macaé (RJ)?
Quem visita Macaé (RJ) costuma ir em busca de natureza e paz. Por lá é possível tomar um banho de mar, recarregar as energias em uma cachoeira ou aliviar o estresse em uma trilha.
Opções não faltam, mas existem alguns lugares que são paradas obrigatórias. Veja a seguir.

Arquipélago de Sant’Ana: Considerado um dos lugares mais lindos da região, o arquipélago de Sant’Ana é formado pelas Ilha do Francês, Ilha de Santana e o Ilhote Sul.
Além das praias serem lindas, o lugar também abriga diversas espécies de aves, em razão da sua vegetação específica.
Praia do Pecado: Famosa pelo seu mar agitado, a Praia do Pecado costuma viver cheia de surfistas. Ela é uma opção excelente para quem quer aprender a surfar.

Praia dos Cavaleiros: Localizada próxima ao centro da cidade, ela é a praia mais agitada de Macaé (RJ). São diversos restaurantes e bares na orla, além do pessoal praticando esportes na areia. É ideal para toda a família e para quem curte um agito.
Praia Aldeia Campista: a praia Aldeia Campista fica entre a Praia do Farol e a Praia dos Cavaleiros. Ela também é bem agitada e, por isso, é bastante procurada por quem curte pescaria e surf.
Praia do Forte: ela é uma pequena e linda praia, localizada entre a Ponta do Forte e a Foz do Rio Macaé.

Solar do Monte Elísio: Uma das principais atrações turísticas da cidade é o famoso Solar. Construído no século XIX, o Solar Monte Elísio foi casa de veraneio do Visconde de Araújo e recebeu o nome de “Monte Elíseo” por influência da Élysée de Paris e dos ventos que sopravam no alto do monte.
Cachoeira da Fortuna: para quem pratica ou adora fazer uma trilha, não pode deixar de conhecer a cachoeira da Fortuna. São 8 quilômetros de estradas e trilhas e, como recompensa, uma paisagem de tirar o fôlego no final.
Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba: o parque permite ao visitante curtir várias atrações disponíveis: como trilhas, passeios de barco, praticar stand up paddle, andar de caiaques, etc.
São 44 km de praias, 18 lagoas costeiras com uma beleza única.

Lagoa de Imboassica: ela é uma lagoa natural enorme, perfeita para curtir um pôr-do-sol. Para os mais animados, é possível andar de pedalinho nos finais de semana.
Cachoeiras Tobogã e Estrela: considerada por muitos como um paraíso, as cachoeiras estão ‘escondidas’ no meio da mata atlântica e, para chegar até lá, somente através de trilhas.
Forte Marechal Hermes: Este forte foi construído em 1725 para defender o litoral macaense dos corsários. Ele é perfeito para quem gosta de história.
Você pode fazer várias visitas guiadas para os turistas.

Beco das Artes: não deixe de fazer um tour mais cultural por Macaé (RJ). O Beco das Artes fica na praia do pecado e é um dos pontos turísticos mais visitados por lá. Ele é uma rua de casas antigas, que remete à uma antiga vila de pescadores, destinado a promover a arte.
Por lá é possível conhecer alguns trabalhos de artistas plásticos e arquitetos, além, é claro, da decoração super diferente do lugar.
Onde comer em Macaé (RJ)?
Não é só de paisagem que vive a cidade. Macaé (RJ) possui uma gastronomia variada, com ótimos restaurantes. O forte dos pratos regionais são os frutos do mar e a deliciosa comida de boteco.
Mas a verdade é que os restaurantes de lá são maravilhosos! Confira alguns deles a seguir.

Steakhouse – Ramada Plaza Macaé: com carnes de cortes nobres em um sistema de rodízio e acompanhamentos deliciosos, ele é o lugar perfeito para quem é fã de uma boa carne.

Forneria Giorgio: quem não gosta de comer uma boa pizza né? A especialidade deles é a culinária italiana, com deliciosas pizzas e saborosas massas.

Durval Gastronomia: O lugar é destaque quando o assunto é frutos do mar. A dica é pedir a enorme (mesmo!) porção de bolinhos de bacalhau.

Luigi Ristorante: considerado como o restaurante mais bonito de Macaé (RJ) (totalmente inspirado na Grécia), o Luigi possui pratos espetaculares para você saborear em uma paisagem de tirar o fôlego.
A dica é pedir uma das deliciosas entradinhas e tomar uma bela sangria!

Vila Gourmet: anexo ao Beco das Artes está a Vila Gourmet, onde você pode provar várias comidinhas de truck e se deliciar. São diversas opções de comida de rua, para os mais variados gostos.
Ficou com vontade de conhecer a cidade? A gente te ajuda: reserve aqui a sua passagem para Macaé (RJ) e vá ser feliz!