Se você não mora no Rio e só ouve falar de Leblon e Ipanema, se prepara – pois vamos te encantar com o Baixo Botafogo.
Esta é uma região que vem se tornando como um dos principais e mais modernos polos gastronômicos do Rio de Janeiro (RJ), abrigando hoje uma enorme quantidade de bares e restaurantes premiados. Já interessou, não é mesmo?
Além disso, o Baixo Botafogo ferve de diversidade – é como se ali fosse um ponto de encontro de todas as tribos.
Aí é só fazer a conta: boa gastronomia + gente animada resulta em um dos lugares mais badalados do Rio!
Mas você conhece a história do Botafogo?
Botafogo é um bairro da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro (RJ), mais conhecida pelos turistas por causa dos morros do Pão de Açúcar e da Urca.
Ele é um dos bairros mais antigos da cidade, tanto que foi exatamente lá no morro “Cara de Cão” (não existia o bairro da Urca), junto do Pão de Açúcar, em 1565, que Estácio de Sá, fundou a Cidade do Rio de Janeiro.
Estácio de Sá fundou em 1º de março de 1565 a “Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro”, na base do “Morro Cara-de-Cão”, na Urca.
Apesar de a cidade ter sido fundada em 1565, o bairro só passou a se chamar Botafogo 40 anos depois, posteriormente vindo a ser tombado em 1988.
Por muitos anos o Botafogo ficou conhecido como um grande corredor de passagem para quem se deslocava do centro da cidade para as demais áreas da Zona Sul e Barra da Tijuca.
Mas isso mudou.
O bairro foi invadido por bares, cafés, restaurantes que repaginaram o lugar. Está aérea que fica perto do metro, ficou conhecida como Baixo Botafogo, tornando parada obrigatória para quem vai visitar o Rio.
Como chegar no Botafogo?

É bem fácil chegar no bairro do Botafogo, já que ele está localizado na zona sul do Rio, onde existem diversas linhas de ônibus, além de outros transportes como metrô, Uber e táxi.
O Baixo Botafogo fica localizado nas ruas Nelson Mandela e Voluntários da Pátria – e é super tranquilo de chegar.
O que fazer no Baixo Botafogo
Quem frequenta a região tem um objetivo principal: comer e beber bem. Por isso separamos a seguir os principais locais que você não pode deixar de conhecer. Confira!
Marchezinho

Um lugar com comida de verdade e tudo fresquinho. Assim é o Marchezinho, famoso pelo sabor dos seus pratos – desde o menu executivo do almoço até outros preparos, como lanches e tapas.
Um dos grandes destaques do lugar é atendimento – não à toa, ele é considerado um dos principais points do Botafogo.
- R. Voluntários da Pátria, 46, Botafogo.
- Telefone: (21) 96612-0561
Comuna

Um dos locais mais hipsters da região, o Comuna é um ambiente alegre e descolado (não tem garçom por lá). Os frequentadores adoram pelo clima e energia do local.
Para quem ama um hambúrguer, o Comuna não pode ficar de fora do roteiro.
Com uma decoração em amarelo de caixotes de plástico, este espaço alternativo atrai a galera que busca bons lanches e cerveja gelada.
- Endereço: Rua Sorocaba, 585. Botafogo.
- Telefone: (21) 3579-6175
COLAB

Uma mistura de café e bar, o espaço é dedicado à cultura de produções artesanais e, por isso, o networking ali é forte. É muito comum você ver troca de contatos entre marcas e produtores.
- Endereço: Rua Fernandes Guimarães, 66. Botafogo.
- Telefone: (21) 3592-0470
VOID

O local é um bar e loja – além de tomar uns drinks você pode comprar roupas, tênis, chaveiros e se deliciar com várias comidas veganas.
Dica: todos os dias um chef diferente é convidado a ocupar a cozinha com cardápio especial.
O VOID é uma filial da loja gaúcha, mas que se adaptou à boemia do Baixo Botafogo.
- Rua Voluntários da Pátria, 31 Loja C e D, R.
- Telefone: (21) 3593-3326
The Slow Bakery

Para a galera do orgânico e da vida saudável, o Slow Bakery é parada obrigatória. Ali saem fornadas de deliciosos pães artesanais com fermentação natural.
- Endereço: R. Gen. Polidoro, 25
- Telefone: (21) 3563-8638
Já que você estará em terras cariocas, que tal dar uma esticadinha e aproveitar outras delícias do Rio? Confira nosso roteiro de 3, 5 e 7 dias no Rio de Janeiro (RJ).
Curtiu? Então bora comprar a sua passagem para o Rio de Janeiro (RJ) e curtir a vida boêmia do Baixo Botafogo!