A cidade de São Paulo (SP) é uma metrópole marcada pela diversidade. São mais de 12 milhões de habitantes – muitos diferentes entre si, mas todos com uma coisa em comum: são apaixonados pela correria e agito da cidade.
Bares e restaurantes, baladas e festas, parques tranquilos, bairros tradicionais, museus e exposições, shoppings e lojas famosas. É praticamente impossível não encontrar uma atração na cidade que agrade moradores e turistas.
Em São Paulo (SP) é possível encontrar traços de várias culturas: alemães, italianos, libaneses, judeus, portugueses, japoneses e muitos outros. E o resultado são tradições e culturas diferentes que, harmoniosamente, convivem entre si e resultam em uma explosão de experiências fantásticas de culturas, tradições e gastronomias.
E uma das maiores qualidades da cidade de São Paulo (SP) é receber com muita hospitalidade todos os seus visitantes. Seja uma viagem de turismo ou a negócios, o visitante é recebido de braços abertos.
Pensando nisso, criamos um guia completo de São Paulo (SP) para que você possa curtir ao máximo o que a cidade tem de melhor.
E para facilitar ainda mais, você pode utilizar o índice abaixo para navegar até a seção de seu interesse.
Índice
Guia Completo de São Paulo: Índice
Lugares para praticar esportes »
LUGARES PARA VISITAR EM SÃO PAULO (SP)
Conheça aqui os lugares mais famosos, históricos e badalados da cidade para colocar no seu roteiro e fazer uma verdadeira imersão na cultura de São Paulo (SP).
MASP (Museu de Arte de São Paulo – Assis Chateaubriand)

Localizado na imponente Avenida Paulista, um dos mais famosos cartões-postais da cidade, exibindo sua arquitetura diferenciada, o MASP encanta seus visitantes com suas várias exposições ao longo do ano, além de contar com um fabuloso acervo pessoal de obras de arte.
Aliás, a coleção de arte ocidental mais importante do mundo está no MASP.
Você pode comprar seu ingresso no próprio site do MASP ou na bilheteria.
Onde: Av. Paulista, 1578 – Bela Vista
Casa das Rosas

Ainda na fervilhante Avenida Paulista você encontra um casarão lindo, construído em 1935 (típico de novelas e filmes), que nos remete ao passado, quando a região era cheia de mansões dos barões do café.
Quem passa pela Casa das Rosas encontra também um museu dedicado à democratização da poesia e da literatura.
Com belos jardins (totalmente ‘instagramáveis’) e um delicioso café, é possível relaxar e curtir a tranquilidade bem no meio da agitada Paulista.
Onde: Av. Paulista, 37 – Bela Vista
Japan House

Caminhando ainda pela Avenida Paulista, você encontra o centro cultural Japan House.
Inaugurado em 2017 com o objetivo de mostrar uma visão diferente do Japão (mais moderna), o local encanta seus visitantes pela sua arquitetura diferenciada, exposições, seminários, workshops e a pela sua biblioteca.
E, ainda, é possível comprar presentinhos ou lembranças japoneses em uma de suas lojas.
Onde: Av. Paulista, 52 – Bela Vista
Parque Trianon

Se você quer relaxar e curtir o verde, o parque Trianon é uma ótima opção. Ele está bem em frente ao MASP e é um lugar muito procurado pelos moradores da região para caminhadas e passeios com pets devido à sua área arborizada.
A entrada é gratuita.
Onde: Rua Peixoto Gomide, 949 – Cerqueira César
Conjunto Nacional

Criado em 1956 por David Libeskind, o Conjunto Nacional, também chamado de centro comercial (já que abrigava um centro comercial e apartamentos residenciais), é sem dúvida um dos marcos da Avenida Paulista.
Sua fachada foi extremamente diferente para a época, já que ali as mansões dos barões do café seguiam outro padrão.
O prédio também ganhou fama por abrigar o restaurante Fasano, muito badalado nos anos 60 por receber várias celebridades.
Atualmente é parada obrigatória para quem é fã de leitura, pois ali funciona a linda e encantadora Livraria Cultura, perfeito para quem deseja comprar bons livros ou simplesmente sentar no chão e folhear algum livro.
Onde: Av. Paulista, 2073 – Consolação
Catedral da Sé

Bem no local onde fica o marco zero de São Paulo (SP), desponta única e imponente a bela Catedral da Sé.
Com uma arquitetura majestosa, ela foi inaugurada no dia 25 de janeiro de 1954 e é e um dos cinco maiores templos góticos do mundo.
Vale a parada para fazer uma prece ou apenas contemplar sua arquitetura e interior, registrando este lindo cartão-postal de São Paulo (SP).
Pateo do Collegio

Foi ali no Pateo do Collegio (ou Pátio do Colégio), no dia 25 de janeiro de 1554, que a cidade de São Paulo (SP) foi fundada pelos padres jesuítas Manoel da Nóbrega e José de Anchieta.
Ali foi celebrada a primeira missa da cidade.
Quem visita o lugar encontra a sede do museu Anchieta, onde a cripta no subsolo faz bastante sucesso, além de poder conhecer de perto a bela biblioteca.
Este complexo histórico-cultural-religioso não pode ficar de fora do seu roteiro.
Onde: Praça Pateo do Collegio, 2 – Centro Histórico de São Paulo
Mosteiro de São Bento

Se você quer regressar ao ano de 1598, visite o Mosteiro de São Bento. Ele faz referência aos beneditinos que chegaram à cidade neste ano.
Em 1634, foi criada a Abadia e a capela foi dedicada a São Bento. Foi ali que o Papa Bento XVI ficou hospedado durante sua visita ao país.
Onde: Largo de São Bento, s/nº – Centro Histórico de São Paulo
Solar da Marquesa de Santos

Quem visita o Solar da Marquesa, no centro da capital paulista, faz uma viagem a 1834, data em que a Marquesa de Santos, amante do Imperador Dom Pedro I, comprou o sobrado. A casa pode ser visitada gratuitamente e é perfeita para quem deseja conhecer mais sobre a história do Brasil.
Onde: R. Roberto Símonsen, 136 – Centro Histórico de São Paulo
Centro Cultural Banco do Brasil

Bem pertinho do Pátio do Colégio está o Centro Cultural Banco do Brasil.
Lá você encontra diversas exposições bacanas e mostras de cinema, sem contar que a arquitetura do prédio é linda – olha aí seu Instagram bombando.
Onde: R. Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico de São Paulo
Theatro Municipal

Sem dúvida um dos prédios mais lindos da cidade de São Paulo (SP) (principalmente à noite com sua saudosista iluminação dourada) e, também, um dos principais passeios culturais da cidade, especialmente para os amantes da música clássica.
Quem visita o lugar se encanta com a bela arquitetura e todos os seus ricos detalhes: obras de arte, bustos, bronzes, medalhões, cristais, colunas neoclássicas, vitrais, mosaicos e mármores.
Lá ainda é possível fazer um tour guiado e conhecer melhor todas as histórias e detalhes deste imponente edifício.
Para você adquirir o ingresso basta acessar o site ou comprar na própria bilheteria (neste caso você deverá comprar com antecedência de meia hora, pelo menos).
Onde: Praça Ramos de Azevedo, s/n – República
Mercadão

O famoso Mercado Municipal (ou Mercadão, como é mais conhecido pelos paulistanos) oferece uma variedade inacreditável de cores, odores e sabores aos seus visitantes. Lá você encontra inúmeros tipos de frutas, legumes, queijos e especiarias vindos de diversas regiões do país.
É no Mercadão que você pode provar o famoso sanduíche de mortadela (gigantesco!), um patrimônio da cultura paulistana, além do pastel de bacalhau, outro ‘astro’ de grande sucesso.
Onde: R. Cantareira, 306 – Centro Histórico de São Paulo
Pinacoteca

Para quem é fã de história e arte, a Pinacoteca de São Paulo é uma visita imperdível.
São tantas obras renomadas de artistas famosos como Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti, além do rico acervo sobre a família imperial brasileira, que tornam essa visita praticamente obrigatória.
Lá o tempo não passa. Perfeito para se desconectar! E vale mencionar o simpático café no andar térreo, com vista para um lindo jardim que nos remete a Paris dos anos 1920.
Onde: Praça da Luz, 2 – Luz
Farol Santander

O antigo prédio do Banespa tornou-se um ícone na cidade de São Paulo (SP) e é, sem dúvida, é uma parada obrigatória para quem quer tirar fotos incríveis do seu mirante.
Além de render ótimas fotos, vale a visita ao seu simpático café (conhecido como o ‘café do 26’). Além disso, é possível parar para um brunch, almoço ou janta com a linda vista da cidade ao fundo.
Onde: R. João Brícola, 24 – Centro Histórico de São Paulo
Praça Pôr-do-Sol

Localizada no bairro Alto de Pinheiros, a Praça Pôr-do-Sol costuma encantar os frequentadores que param ali para apreciar o – é claro – pôr-do-sol. E por isso é um lugar perfeito para tirar fotos e contemplar a natureza ao redor.
Aproveite para tirar lindas fotos, seu Insta vai bombar.
Onde: Praça Cel. Custódio Fernandes Pinheiro, 334 – Alto de Pinheiros
Beco do Batman

Um dos pontos mais famosos da cidade para quem busca fotos alternativas no Instagram é o Beco do Batman, localizado no badalado bairro da Vila Madalena.
Com um ambiente ‘cool’ e repleto de grafites, o local impressiona por se parecer com uma exposição de arte a céu aberto. Se você quer tirar fotos diferentes, vale a pena dar um pulo lá.
Onde: R. Medeiros de Albuquerque, 82-154 – Jardim das Bandeiras
Museu da Casa Brasileira

O local é conhecido por suas famosas mostras e exposições que são realizadas ao longo do ano. Mas ele também é perfeito para tirar boas fotos.
Se você é fã de selfie vai enlouquecer com o jardim e todos os lugares maravilhosos ao redor. Com certeza ali você fará sua foto perfeita.
Onde: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano
Bairro da Liberdade

A Liberdade é um bairro de São Paulo (SP) com grande concentração da comunidade oriental – com predominância japonesa. Lá você encontra lojas típicas, mercadinhos orientais, restaurantes, mini shoppings e até lojas de cosméticos (com ótimas marcas e preços).
A famosa Feira da Liberdade, que ocorre aos domingos de manhã, atrai centenas de pessoas todas as semanas. Ali é possível comprar lembrancinhas, artesanatos e provar comidas típicas nas barraquinhas.
Uma simples caminhada pelas ruas do bairro e você já se sente em um pedacinho do Japão. Para entrar ainda mais no clima, visite o Jardim Oriental na Rua Galvão Bueno, 72 – nem pense em sair de lá sem fotos.
O bairro também recebe diversos festivais japoneses, quando as ruas ficam decoradas e há apresentações musicais, fortalecendo ainda mais a cultura oriental.
Parque do Ibirapuera

Para dar aquela respirada, nada como um parque! E o mais famoso e maior parque da cidade é o Ibirapuera.
Seja para caminhar, fazer alguma atividade física ou apenas para relaxar no pôr-do-sol, o Ibirapuera é visita obrigatória tanto para paulistanos quanto para turistas.
Não deixe de conferir também as dependências do Parque: o Pavilhão Japonês, Museu de Arte Moderna, Museu Afro Brasil e Auditório Ibirapuera.
Onde: Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana
Eataly

Para quem busca uma experiência gastronômica diferente, o Eataly é um ótimo passeio em São Paulo (SP).
Bastante conhecido mundialmente, São Paulo (SP) foi primeira cidade da América Latina a sediar uma unidade do Eataly.
Lá você encontra diversos produtos para comprar (massas frescas, temperos, doces, pães, embutidos, etc.) em seu supermercado e, ainda, pode saborear um prato delicioso em um dos seus diversos restaurantes.
Onde: Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 1489 – Vila Nova Conceição
Vila Madalena

Um bairro super popular em São Paulo (SP), principalmente para quem é fã do agito noturno.
Independente da sua idade, você achará um lugar perfeito e com a sua cara no meio de todos os bares e suas convidativas mesinhas nas calçadas.
Isso se dá pela animada mistura de pessoas, gostos, raças e diversidade musical do local.
Casa de Francisca

No histórico Palacete Teresa Toledo de Lara, no centro de São Paulo (SP) você encontra a bela casa de show (Casa de Francisca), perfeita para quem é fã de música popular brasileira.
Onde: R. Quintino Bocaiúva, 22 – Sé
Centro Cultural São Paulo

O Centro Cultural é um espaço na cidade de São Paulo (SP) que foi inaugurado em 1982. A ideia é oferecer atrações culturais a preços populares (ou gratuitos). Por lá acontecem diversas atrações como espetáculos de teatro, dança e música, literatura, entre outros.
O espaço fica em uma das principais regiões da cidade: entre as ruas Vergueiro e a 23 de maio, além de você conseguir andar de bicicleta pelo trajeto (que é uma das principais regiões da cidade), o Centro Cultural ainda tem Oficina Mão Na Roda.
É um projeto que oferece serviços de uma oficina comunitária do tipo “faça você mesmo”. A ideia é ensinar algumas dicas de manutenção de uma bicicleta como trocar pneu, remendar câmara de ar, trocar pastilha de freio, entre outros reparos.
Mas além de ensinar, quem visita o espaço também pode consertar ou fazer algum reparo em sua bicicleta, já que eles deixam à disposição ferramentas e toda a estrutura necessária.
E que tal dar aquela esticadinha até o bairro da Liberdade? A poucos minutos dali você encontra o bairro mais oriental da cidade, vale muito o passeio!
Onde: Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso
Parque Villa Lobos

Parques são sempre uma ótima opção para dar aquela escapada necessária da correria diária e mergulhar no verde da natureza.
São locais ideais para se exercitar, andar bicicleta e curtir o ar puro. E geralmente possuem um espaço próprio para isso, onde cada um anda no seu ritmo e do seu jeito.
O Parque Villa Lobos foi criado em homenagem ao grande compositor Heitor Villa-Lobos e, atualmente, é um dos parques mais visitados da cidade.
Lá há um espaço maravilhoso para praticar esportes em contato com a natureza.
E se você não tiver uma bicicleta, fique tranquilo! É possível alugar bikes no parque e pedalar pelo que tempo que você desejar.
Onde: Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros
Minhocão

Famoso (e controverso) pela sua grande extensão que corta a cidade, o minhocão é um ótimo lugar para pedalar.
São quase 3 km que você pode percorrer de bike de forma segura e tranquila, já que ele fica fechado nos finais de semana e feriados, assim você não precisa se preocupar com movimentos de carros.
A dica é descer e aproveitar para andar nas ruas do bairro de Perdizes e esticar até o Parque da Água Branca, que fica ali pertinho.
Atravessa os bairros: Vila Buarque, Campos Elísios, Santa Cecília e Água Branca
Parque da Independência
O Parque da Independência fica no histórico bairro do Ipiranga, na Zona Sul da cidade de São Paulo (SP).
Quem passeia por lá se encanta com o espaço e a beleza dos seus jardins, além de encontrar algumas atrações incríveis como a Casa do Grito, o Monumento da Independência e Cripta Imperial, o Museu Paulista (conhecido popularmente como Museu do Ipiranga) e, ainda ali pertinho, o Museu de Zoologia (USP).
O famoso Museu do Ipiranga, está fechado para reforma, com data prevista de reabertura para 2022, mas quem passa por lá consegue caminhar de bicicleta pelos seus jardins e alamedas e ver de perto onde foi que aconteceu o famoso “grito do Ipiranga”.
Onde: Av. Nazaré, s/n – Ipiranga
Avenida Paulista
Aos domingos a charmosa Avenida Paulista fica fechada para o trânsito de carros, tornando-se um passeio obrigatório para quem deseja andar de bicicleta em uma das principais avenidas de São Paulo (SP).
Além do percurso já ser um grande passeio (a avenida abriga vários edifícios de arquitetura exuberante), você poderá ainda conhecer alguns pontos turísticos importantes como o MASP, Itaú Cultural e Parque Trianon, entre outros.
A dica é aproveitar a pedalada para tirar fotos de um dos lugares mais instagramáveis de São Paulo (SP).
Mesmo que você não tenha o costume de pedalar diariamente, aproveite esta experiência para conhecer São Paulo (SP) de uma forma diferente.
SESC Pompeia

O SESC Pompeia é um famoso centro cultural e de lazer da cidade de São Paulo (SP) que você precisa conhecer.
Por lá acontecem exposições, peças de teatro, apresentações musicais e até algumas oficinas.
Seja para quem é fã de arte ou simplesmente para quem gosta de tomar um cafezinho em um lugar diferente da cidade, o SESC é uma ótima opção.
Você já percebeu que São Paulo (SP) tem algo especial e diferente em cada bairro, portanto não deixe de conhecer estes lugares e se divertir gastando pouco.
Onde: R. Clélia, 93 – Água Branca
Memorial da América Latina

Este é um espaço destinado a atividades culturais na cidade de São Paulo (SP). Porém, mas além dos inúmeros eventos que são realizados ao longo do ano, é importante ressaltar que apenas caminhar pelo Memorial da América Latina já é um passeio incrível.
O prédio que, foi idealizado por Darcy Ribeiro e teve a participação do mestre Oscar Niemeyer, foi projetado com a ideia de fazer uma integração cultural, política, econômica e social da América Latina.
A principal marca do Memorial é a mão de 7 metros de altura, que tem o desenho da América Latina em vermelho, lembrando o sangue escorrendo.
Onde: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda
Museu de Arte Contemporânea
Com um acervo de mais de 10 mil obras, entre elas: esculturas, fotografias, desenhos, pinturas e obras de arte conceitual e contemporânea, o MAC está na lista dos mais importantes museus da América Latina.
Ele está localizado em dois prédios: um na cidade Universitária (USP) e outro no parque do Ibirapuera (que é onde acontece as exposições).
Onde: Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301
Museu da Língua Portuguesa

O Museu da Língua Portuguesa é um ótimo passeio educativo, pois lá você vai aprender mais curiosidades sobre a nossa língua de forma interativa e divertida.
Engana-se quem acha que é um passeio sem graça, pois o visitante aprende sobre nossa língua e literatura através de recursos audiovisuais e tecnologia de ponta. No lugar de paredes, vozes. No lugar de obras, espaços interativos, tudo para tornar a experiência única.
Onde: Praça da Luz, s/nº, Portão 1. Centro
ONDE COMER EM SÃO PAULO (SP)
Gastronomia é um dos pontos fortes de São Paulo (SP). Pensa em algum tipo de culinária: tem! Italiana? Portuguesa? Alemã? Asiática? Fast food? Tem sim senhor! E alguns abertos 24h.
A diversidade de restaurantes é um dos fatores que fazem o paulistano atravessar a cidade apenas para provar o prato de alguma nova casa recém-inaugurada. E todo dia tem algo novo para ser descoberto.
Confira aqui alguns dos melhores lugares para comer em São Paulo (SP).
Padaria Bella Paulista

Pertinho da Avenida Paulista você encontra a famosíssima padaria Bella Paulista. Além de funcionar 24 horas (que é uma mão na roda), ela ainda tem uma variedade impressionante de doces e salgados que fazem da padaria literalmente um lugar delicioso de conhecer.
Para se sentir um verdadeiro paulistano, a dica é pedir um pão na chapa com uma média (café com leite).
Onde: Rua Haddock Lobo, 354 – Cerqueira César
Casa do Porco

Se você é fã de carne de suína, não pode passar por São Paulo (SP) sem conhecer a Casa do Porco que fica na região central da cidade.
Como o nome já diz, sua especialidade é a carne de porco, mas é possível provar outras delicias do cardápio. O chef de cozinha, Jefferson Rueda, foi eleito o melhor em 2018.
Onde: Rua Araújo, 124- Centro
Estadão Bar & Lanches

Muito concorrido nas madrugadas de São Paulo (SP), – ele fica aberto 24 horas – o Estadão atrai pessoas de todos os lugares para provar o sanduíche de pernil mais famoso da cidade.
É isso! Não precisamos estender a descrição. Apenas dê um pulo lá e peça o lanche de pernil. Depois volte aqui e agradeça a gente nos comentários deste post.
Onde: Viaduto Nove de Julho, 193 – Centro Histórico de São Paulo
Casa Mathilde

A Casa Mathilde é uma doceria tradicional fundada em 1850 em Portugal, e que chegou em São Paulo (SP) em 2013.
Seus visitantes saem encantados com seus doces tradicionais da terrinha: pastéis de belém, travesseiros de sintra e muuuitos outros quitutes estão te esperando lá.
O lugar é lindo e vale uma parada para tomar um café com um docinho.
Onde: Praça Antônio Prado, 76 – Centro Histórico de São Paulo
Terraço Itália

Um lugar que arranca suspiros – tanto pelo requinte quanto pela vista panorâmica da cidade. No Terraço Itália, além de saborear pratos incríveis, é possível ver a cidade inteira de sua enorme e bela sacada.
Um lugar perfeito para aquele jantarzinho romântico com alguém especial.
Se você adora um cantinho instagramável, não pode deixar de conhecer o Terraço Itália.
Onde: Av. Ipiranga, 344 – 41º andar – República
Maní

Com uma cozinha contemporânea que é a cara do Brasil, a renomada chef Helena Rizzo, o Maní encanta com os seus pratos tanto pelo sabor quanto pela diversidade.
Lá é servido comida brasileira e orgânica, unindo sabor e qualidade.
Onde: R. Joaquim Antunes, 210 – Jardim Paulistano
Manioca

O Manioca também é da chef Helena Rizzo, mas o local é mais descontraído, uma mistura de café com restaurante.
Onde: Shopping Iguatemi – Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2.232, Jardim Paulistano, 3o. andar (entrada pela Livraria Cultura)
Sal Gastronomia

Fãs de Master Chef, preparem-se para conhecer o Sal Gastronomia, bar e restaurante do famoso chef Henrique Fogaça, jurado do programa.
O lugar é bem badalado não só por causa do renomado dono, mas também pela qualidade e sabor dos seus pratos.
Vá com paciência, pois o lugar costuma encher.
Onde: Unidade Shopping Cidade Jardim – Av. Magalhães de Castro, 12000 – Cidade Jardim | Unidade Higienópolis – R. Minas Gerais, 352 – Higienópolis
Mocotó

Com um ambiente rústico e comida de qualidade, o Mocotó atrai visitantes de todos os cantos para provar os pratos típicos sertanejos que fazem um enorme sucesso.
O famoso chef Rodrigo Oliveira uniu o sabor da comida sertaneja à inovação da alta gastronomia, e o resultado é surpreendente.
Onde: Avenida Nossa Senhora do Loreto, 1100 – Vila Medeiros
Famiglia Mancini

A encantadora Rua Avanhandava deve ser parada obrigatória para quem está de passagem pela cidade. O lugar é um charme, com várias luzinhas penduradas ao longo da rua, típicas de filmes românticos. Sem falar nos bares e restaurantes ultra convidativos.
Além de toda a beleza, tem um lugar que se destaca pela qualidade e tradicionalismo: a Famiglia Mancini, eleita várias vezes como a melhor cantina da cidade. Fãs da gastronomia italiana vão ao delírio na casa.
Onde: Rua Avanhandava, 81 – Bela Vista
Restaurante Kidoairaku

Agora é a vez de dar um pulo no lado oriental da cidade, pois é no bairro da Liberdade que está o famoso Kidoairaku.
Como se fala, lá é comida japonesa de verdade. Quem já foi para o Japão pode afirmar que a casa não deixa nada a desejar tanto no ambiente quanto na qualidade dos pratos.
Ótimo para ter uma experiência diferente.
Onde: R. São Joaquim, 381 – Sala 10 – Liberdade
Bar da Dona Onça

Em um dos mais famosos edifícios da cidade – o Copan – está – o Bar da Dona Onça.
Um barzinho badalado e com comidas saborosas, que tornam o lugar um dos principais da cidade. Perfeito para ir com amigos num happy hour e ficar batendo papo noite adentro. A dica é provar um delicioso picadinho.
Onde: Edifício Copan – Av. Ipiranga, 200 – 27 e 29 – Centro Histórico de São Paulo
Bar Astor

Localizado na região oeste de São Paulo, no bairro da Vila Madalena, o Bar Astor foi inaugurado em 2001 para ser um porto seguro dos boêmios. Todas as bebidas clássicas estão lá, além do tradicional Chopp Brahma servido com todo o cuidado merecido.
A cozinha do bar é completa, vai de ostras fresquinhas aos sanduíches especiais, além dos petiscos finos quentes, frios e tostados.
A casa possui três unidades em São Paulo (SP).
Onde: R Delfina, 163 – Vila Madalena | Piso Térreo, Shopping JK Iguatemi – Av. Juscelino Kubitschek, 2041 – Vila Olímpia | R Oscar Freire 163 – Jardim Paulista
Eu Tu Eles

O Eu Tu Eles é um lugar perfeito para paquerar e se divertir, com duas unidades na cidade e com uma decoração diferenciada, o local costuma atrair multidões.
As mesas são ocupadas por quem sai do trabalho a fim de confraternizar. As unidades, espaçosas, são ótimas para acomodar turmas das grandes. Também dispõem de um pequeno palco onde se apresentam bandas de sertanejo, de pop rock e de samba.
Onde: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2902 – Itaim Bibi | R. Gomes de Carvalho, 1575 – Vila Olímpia | Al. Joaquim Eugênio de Lima, 612 – Jardim Paulista
FrangÓ

Eleita como uma das melhores coxinhas da cidade, o FrangÓ que nasceu como uma rotisserie é cada vez mais procurado por suas comidinhas e pela cerveja gelada. O ambiente aconchegante e dá para levar a família inteira – até mesmo as crianças.
Onde: Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 168 – Freguesia do Ó
Veríssimo

Como o próprio nome diz, o bar faz uma homenagem ao escritor Luis Fernando Veríssimo. O lugar é repleto de caricaturas e obras do autor.
Além disso, o menu do Veríssimo possui uma variedade de delícias com uma forte influência espanhola, mas mantendo a tradicional comida de boteco. Os drinks são um show à parte.
Onde: R. Flórida, 1488 – Brooklin Novo
Salve Jorge

Quando estiver de passagem pelo centro histórico de São Paulo (SP), não deixe de conferir o famoso bar Salve Jorge.
Apesar de viver a maior parte do tempo cheio, o ambiente é bem familiar e agrada todos os tipos de gostos.
Um dos seus carros-chefes é o chopp e a feijoada.
Onde: Praça Antonio Prado, 33 – Centro | Rua Aspicuelta, 544 – Vila Madalena
Cabana Burger

O Cabana Burger, localizado em Moema, é uma inspiração da famosa rede americana Shake Shack. E não é à toa que tem disparado no gosto dos clientes.
Seus lanches são extremamente saborosos e um dos destaques é Truffle Fries e o Melted.
Onde: R. Gaivota, 690 – Indianópolis
Cadillac Burger

No tradicional bairro da Mooca está localizado o Cadillac Burguer.
O seu proprietário, Tatá, é famoso no bairro por estar sempre inovando em empreendimentos, e não foi diferente com o Cadillac. Com um ambiente diferenciado (meio retrô) e lanches saborosos, o local recebe cada vez um número maior de visitantes.
Além do sabor, os lanches são lá 100% Grass Fed (animais criados livremente em pastos) e as verduras e hortaliças são orgânicas.
Onde: Rua Juventus, 296 – Mooca
Lanchonete da Cidade

Inaugurada em 2004 depois de ter passado por uma repaginada, a Lanchonete da Cidade traz estilo e sabor para quem frequenta o local.
A especialidade da casa são hambúrgueres e cachorro-quente. Lá o cliente pode pedir o tipo da sua carne ‘smash’ (mais fina) ou ‘bombom’ (mais gorda).
Onde: Al. Tietê, 110 – Jardim Paulista | Av. Macuco, 355 – Moema | R. Coropés, 51 – Pinnheiros
Willi Willie Bar e Arqueria

Que tal curtir um rock clássico e, ainda, praticar arco e flecha? Isso é possível no Willi Willie Bar e Arqueria.
Lá você pode saborear comidinhas de boteco e se divertir praticando com arco e flecha.
Você não pode deixar de ter esta experiência.
Onde: Alameda dos Pamaris, nº 30, Moema
Ludus Luderia

Lugar perfeito para quem gosta de se divertir com jogos de tabuleiro.
Localizado na Bela Vista, a proposta do Ludus é fazer você se desconectar um pouco do celular e se jogar na brincadeira.
Lembrando que lá é um bar, então você consegue relaxar e brincar um pouco, mas ao mesmo tempo beliscar uns petiscos.
Onde: Rua Treze de Maio, 972 – Bela Vista
Olívio Bar

Drinks divertidos e com uma nova proposta faz do Olívio Bar um lugar único e totalmente instagramável.
A dica é experimentar a pantera-cor-de-rosa e se acabar nas fotos para o instagram.
Onde: Rua Delfina, 196 – Vila Madalena
Skye Bar

Que tal encerrar o dia em um lugar maravilhoso e com uma das vistas mais incríveis da cidade? O Skye Bar oferece isso a seus visitantes.
Ele está localizado na cobertura do hotel Unique, com a famosa piscina avermelhada, além de ter uma gastronomia renomada, assinada pelo Chef Emmanuel Bassoleil.
Onde: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4700 – Jardim Paulista
ONDE FAZER COMPRAS EM SÃO PAULO (SP)
Depois da gastronomia, as lojas são um dos grandes atrativos da cidade de São Paulo (SP). Shoppings, galerias, lojas de bairro e uma infinidade de comércios – para todos os gostos e bolsos – estão à disposição de quem anda pela cidade.
Confira aqui algumas das nossas recomendações.
Shopping Iguatemi

O Shopping Iguatemi foi o primeiro shopping da América Latina e é o mais antigo de São Paulo (SP).
Ele foi inaugurado em 1966 e está localizado na Avenida Brigadeiro Faria Lima, na Zona Sul da cidade.
O acesso ao Shopping Iguatemi é fácil, você consegue chegar até lá de carro, ônibus, metrô e trem que passam ali perto.
Onde: Av. Brig. Faria Lima, 2232 – Jardim Paulistano
Shopping Center Norte

O Shopping Center Norte é outro dos mais antigos da cidade. Inaugurado em 1984, ele é um dos shoppings com maior número de frequentadores. Isto se dá também pela localização privilegiada, onde o acesso é fácil, sendo possível chegar lá de ônibus, carro e metrô.
Diferente da maioria dos shoppings atuais, o Center Norte é totalmente térreo, sem andares superiores. Isso facilita bastante a circulação e passeio de pessoas com dificuldades de locomoção.
Além disso, ele está em frente ao Shopping Lar Center, um shopping totalmente dedicado a decoração.
Onde: Tv. Casalbuono, 120 – Vila Guilherme,
Shopping Eldorado

O Shopping Eldorado é outro que lista entre os mais antigos de São Paulo (SP). Ele foi inaugurado em 1981 e, apesar de ser um shopping completo e que oferece lazer para a família toda, ele é muito procurado em especial pelas crianças, que adoram se divertir no KidZânia (um parque que mistura entretenimento com aprendizagem).
Onde: Av. Rebouças, 3970 – Pinheiros. O acesso ao shopping é também bem fácil, pois você consegue chegar lá tanto de carro, metrô, ônibus ou trem.
Shopping Cidade São Paulo

O Shopping Cidade de São Paulo foi inaugurado mais recentemente, em 2015, e está localizado no coração da cidade: a bela Avenida Paulista, pertinho do MASP.
Onde: Av. Paulista, 1230 – Bela Vista, São Paulo (SP)
Complexo Tatuapé

O Complexo Tatuapé (que une os shoppings Metrô Tatuapé e Boulevard Tatuapé) está localizado na Zona Leste da cidade de São Paulo (SP).
Ele é sem dúvida, um dos shoppings mais movimentados da cidade, tendo-se em vista a facilidade de acesso, pois ele está ligado à estação de metrô e CTPM do Tatuapé, além do terminal de ônibus.
Onde: Rua Dr. Melo Freire S/N, Tatuapé
Shopping Morumbi

Localizado na Zona Sul da cidade, o Shopping Morumbi é um dos shoppings mais conceituados de São Paulo (SP), tanto por sua variedade quanto pelo tempo de existência: são 30 anos na vida do paulistano.
Assim como a grande maioria dos shoppings, ele também está localizado em uma região de fácil acesso.
Onde: Av. Roque Petroni Júnior, 1089 – Jardim das Acácias. É possível chegar lá tanto de carro, ônibus, metrô ou trem.
Shopping JK Iguatemi

O Shopping JK Iguatemi transborda luxo e requinte. Seja pela sua belíssima arquitetura, que faz uso incrível da iluminação natural, ou pelas marcas famosas que o local abriga, passear no JK Iguatemi nos transporta para um universo de glamour.
Ele não é, obviamente, o shopping com melhores preços. Mas definitivamente vale uma visita, especialmente para quem curte exclusividade.
Onde: Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041 – Itaim Bibi
Bom Retiro

O bairro do Bom Retiro fica na região central de São Paulo (SP) e é um importante reduto de compras da cidade, especialmente para roupas. Sua rua mais famosa é a Rua José Paulino.
Lá você consegue fazer boas compras e com um preço super acessível.
A dica é ir de transporte público, pois o lugar costuma encher e tem poucos lugares para estacionar o carro.
Rua 25 de Março

A famosíssima 25 de Março, no centro da cidade, costuma fazer a alegria de todos os consumidores. São uma variedade de produtos vendidos a preços mais em conta.
Lá você encontra brinquedos, bijuterias, calçados, utensílios domésticos e eletrônicos, entre outros. Por toda esta variedade, a 25 de Março é considerada um dos melhores lugares para fazer compras em São Paulo (SP).
Rua Augusta

Uma das ruas mais conhecidas de São Paulo (SP), pela grande variedade de lugares e diversidade de pessoas, a Rua Augusta além de ter muitas opções para comer é, também, uma ótima opção de compras.
A dica é dar aquela espiada na Galeria Ouro Fino, onde sempre tem novidades e tendências.
Brás

Conhecido em todo o país por causa de seus preços baixos, o bairro do Brás é muito procurado por sacoleiras e comerciantes que buscam melhores preços para revender os produtos.
Mas além disso, é possível também fazer compras de roupas e utensílios para casa de produtos com qualidade e ótimos preços.
A dica é chegar cedo e não ter preguiça de andar, pois os preços por lá podem variar bastante.
Santa Ifigênia

Quando o assunto é eletrônico, a melhor opção de compras em São Paulo (SP) é o bairro da Santa Ifigênia – carinhosamente apelidada de ‘Santa Padroeira dos Usuários de Computador’.
Além de possuir boas opções de compras, lá também você consegue consertar eletrônicos ou comprar peças necessárias para montagem de algum aparelho, como computadores.
Videogames e instrumentos musicais complementam as lojas da região.
Feira de Artes da Benedito Calixto

A feira da praça Benedito Calixto, em Pinheiros, atrai um público que gosta de brechó, antiquário, artesanato e produtos hype.
São tantas opções que a dica é você olhar cada uma atentamente para não perder nada.
ONDE SE HOSPEDAR EM SÃO PAULO (SP)
São Paulo tem vários bairros incríveis, cada um deles tem suas vantagens e desvantagens. Mas no caso de turistas, o ideal é ficar o mais perto possível de restaurantes e atrações turísticas.
E pensando nisso, separamos aqui algumas opções para você que precisa de um lugar para ficar em São Paulo (SP).
Paulista e região

Pertinho da avenida Paulista e Augusta, o hotel possui uma excelente localização, além é claro de todo conforto e infraestrutura.
O H3 Hotel Paulista possui uma boa estrutura e com preços acessíveis. É uma ótima opção para quem não está a fim ou podendo gastar muito.
O hotel está localizado na Bela Vista, um lugar ótimo e que costuma ter melhores preços do que os mais perto da avenida paulista.
O bom é que ainda sim, ele pertinho de tudo: como teatros e o Museu de Artes de São Paulo (MASP), hospitais e é claro da avenida paulista.
O Maksoud é um hotel tradicional e que alia requinte, conforto e com preços acessíveis. Vale a pena aproveitar suas acomodações.
Do ladinho do Masp está o hotel Mercure. Ele também está em um local privilegiado em que tudo é possível fazer a pé: restaurantes, bares, shoppings e ainda o metro.
Já na parte mais sofisticada de São Paulo (SP) você encontra o Royal Jardins Boutique Hotel. Suas acomodações fazem sucesso entre os visitantes, por misturar requinte com conforto.
O melhor que ele está apenas a 2 quarteirões da Avenida Paulista.
Com um café da manhã incrível, o Meliá é uma ótima opção para quem vem a São Paulo (SP).
Ele possui excelente infraestrutura com tudo o que você precisa: Lavanderia, Business Center, serviço de “Não Perturbe” eletrônico em todos os apartamentos, Internet Wi-Fi em todos os ambientes do hotel e ainda em uma localização privilegiada.
O Bê Hotel dispõe de 40 apartamentos modernos com diversos serviços como vedação termoacústica nas janelas, blackout automático, ar condicionado com regulagem individual de temperatura, cofre eletrônico para notebooks, tomada USB, Wi-fi de alta velocidade, mesa de trabalho, minibar, TV de Led 32’ entre outros.
Itaim Bibi e Vila Olímpia

Com mais de 15 anos na rede hoteleira, o Gran Chevalier é uma ótima opção para quem procura se hospedar na região do Itaim e Vila Olimpia.
Pertinho dos centros empresariais (perfeito para quem viaja para São Paulo (SP) a negócios), o Clarion foi aberto em 2004 e já faz muito sucesso entre os seus visitantes, pelo serviço de excelência que desenvolve por lá.
Pullman São Paulo (SP) Vila Olímpia
O Pullman é um charmoso hotel que também faz muito sucesso entre os turistas de negócios, isto porque o hotel oferece business center e várias salas para eventos.
Pinheiros e Vila Madalena

Pinheiros e Vila Madalena são bairros bem famosos pelo agito cultural e também pelos entretenimentos que acontecem por lá. O Golden é perfeito para quem precisa relaxar e se divertir (o hotel está pertinho do Beco do Batman).
O Selina é um hotel com uma pegada totalmente despojada e moderna. Nele você encontra murais de arte com curadoria local.
A ideia é transmitir a diversidade e liberdade da cidade.
Vale lembrar que os pets são bem-vindos!
PASSEIOS EM SÃO PAULO (SP) COM CRIANÇAS
Museu Catavento

O Museu Catavento é um espaço interativo de artes, ciência e conhecimento, localizado no Palácio das Indústrias um dos edifícios históricos mais importantes da cidade.
São mais de 250 atrações que encantam os visitantes e faz com que o dia passe sem que ao menos você perceba.
Pop Haus

O Pop Haus é um parque de brinquedos infláveis gigantes que deixam as crianças enlouquecidas.
Engam-se quem acha que ele é pequeno, pois são mais de 3 mil metros quadrados de área, 20 atividades em brinquedos infláveis gigantes tanto crianças, jovens e adultos. Ou seja, todos se divertem por lá.
Fazendinha Estação Natureza

Pertinho do o aeroporto de Congonhas, na zona Sul da cidade, está a Fazendinha Estação Natureza. Lá a diversão é garantida, já que as crianças podem tocar e alimentar os animais, ordenhar vacas, passear de cavalo e charrete e também participar de oficinas que acontecem ali.
Museu da Imaginação

São 2 mil m², divididos em dois andares, onde as crianças podem brincar e explorar a criatividade e fantasia. Ao contrário de outros lugares, no Museu da Imigração a criançada é convidada a tocar em tudo para despertar a sua imaginação.
Por lá existem vários tipos de oficinas, algumas delas são:
- Cartões postais
- Bonecos em miniatura
- Grafite
Parque da Mônica

Inaugurado em julho de 2015 no Shopping SP Market, o Parque da Mônica possui mais de 20 atrações educativas que fazem com que as crianças se divirtam tanto e não queiram ir embora de lá.
Além das atrações, o parque conta com uma loja temática linda.
Vale lembrar que o Parque da Mônica foi originalmente criado em 1993 no Shopping Eldorado e funcionou por lá até 2010.
Museu do Futebol

Independente da criança ser fã ou não do esporte, o Museu do Futebol é uma parada obrigatória. Muito moderno e com grande interação, o museu é uma experiência muito marcante.
Lá a criançada poder assistir as cenas de todas as copas do mundo e conferir de perto os objetos que pertenceram a grandes jogadores.
KidZânia

A ideia do KidZânia é proporcionar às crianças um ambiente em que elas possam experimentar diversas profissões e entretenimento numa cidade construída em escala infantil – e que gira em torno de uma moeda própria, os KidZos.
LUGARES EM SÃO PAULO (SP) PARA PRATICAR ESPORTES
Agora vamos dar uma olhada em alguns lugares para fãs de esporte. Você pode não acreditar, mas São Paulo (SP) tem muitas atrações para quem curte esportes radicais, confira alguns a seguir.
Selva SP – Parque de Aventura

Parque de aventura em São Paulo (SP)? Tem sim. O Selva SP está localizado na Estrada de Capivari – extremo sul da cidade.
Os visitantes podem se divertir por lá praticando rafting, rapel, trilhas, tirolesa e boia cross, entre outros. E ainda tomar um delicioso banho de cachoeira.
Centro de Esportes Radicais

Inaugurado em março de 2016, no bairro do Bom Retiro, o Centro de Esportes Radicais vem fazendo a alegria dos aventureiros de plantão. Isto porque são maios de 38 mil metros quadrados de pura diversão.
No centro de esportes radicais você encontra: uma mini pista de skate em formato de U, pistas de pump track para a prática de bicicleta, patins ou patinete, circuito de parkour, equipamentos de ginástica e alongamento ao ar livre, ciclovia, pista para caminhada e mesas com tabuleiro para jogo de damas, além de um playground para crianças.
É sem dúvida um lugar de diversão para todas as idades. A entrada é gratuita.
Onde: Av. Pres. Castelo Branco, 5700 – Bom Retiro
Represa de Guarapiranga

Conhecida por abastecer grande parte da cidade de São Paulo (SP), a Represa de Guarapiranga também é reduto de diversão para os paulistas.
Por lá é possível fazer aulas de Stand Up Paddle, wakeboard e wind surf, isto porque lá estão localizadas vários clubes e escolas de esportes náuticos, além de parques e marinas particulares.
Parque da Cantareira

Refúgio de muitos paulistanos, o Parque da Cantareira é um passeio muito procurado por todos aqueles que necessitam relaxar e se divertir em meio à natureza.
Ele está localizado na Zona Norte da capital, lá é possível aproveitar a natureza ao seu redor e ainda se aventurar por trilhas (que devem ser feita por guias locais).
Onde: Rua do Horto, 1799 – Horto Florestal
Casa de Pedra

A Casa de Pedra é um local para praticar escalada em São Paulo (SP), tanto para pessoas iniciantes como as mais experientes.
Lá ocorrem aulas monitoradas de escalada, além de outras atividades radicais, como tirolesa, slackline.
A casa de pedra está localizada em 2 unidades: uma em Perdizes e outra em Moema.
Parque das Bicicletas

O parque das Bicicletas está localizado em Moema e oferece aos seus visitantes pistas tanto para andar de bicicleta quanto para andar de patins, skates, patinetes, ou até mesmo apenas caminhar.
E para quem que não tem uma bike, fique tranquilo! É só passar pelo bicicletário e alugar uma na hora.
Onde: Alameda Iraé, 35 – Moema
Pronto, com este Guia Completo de São Paulo (SP), você tem à disposição uma lista com os melhores e mais badalados lugares da cidade.
Reserve aqui a sua passagem de ônibus para São Paulo (SP) e conheça de perto todas essas atrações.