Curte um contato maior com a natureza e, ao mesmo tempo, se preocupa com a preservação do meio-ambiente? Então com certeza você ama o ecoturismo.
Ecoturismo ou turismo ecológico é aquele que tem como foco atividades baseadas na natureza e que aumentam a apreciação do visitante e a compreensão dos valores naturais e culturais.
Índice
Por que praticar o ecoturismo?

Existem muitos benefícios em praticar o ecoturismo, entre eles:
- Viver experiências diferentes
- Conhecer e praticar novos esportes
- Conhecer cidades diferentes
- Ajudar a preservar a natureza
- Gerar benefícios econômicos para as comunidades locais
- Aumentar a conscientização sobre a conservação dos bens naturais e culturais
Podemos falar que o principal objetivo do ecoturismo é o desenvolvimento sustentável de algumas cidades.
Ou seja, quanto mais turistas visitarem um determinado local, maior será a arrecadação do município e, consequentemente, melhor será o investimento na preservação ambiental, o que atrairá mais turistas.
É um ciclo constante onde todos saem ganhando: turistas, comércios locais, a cidade e, principalmente, a natureza.
Conheça as principais atividades do ecoturismo
Como falamos, essa modalidade de turismo de aventura é voltada para experiências ligadas à natureza e por isso, as atividades do ecoturismo são pautadas no contato amplo com o meio-ambiente: florestas, montanhas, rios, lagos, cachoeiras, praias, dunas, etc.
Com isso os turistas têm à disposição tanto atividades tranquilas como camping e contemplação da natureza quanto esportes mais radicais como rafting, paraquedismo e outros.
Tudo isso sempre com um objetivo principal: manter a preservação da natureza e do ecossistema do lugar visitado.
Entre as principais atividades do ecoturismo destacam-se:
Trilha

A trilha é uma modalidade do ecoturismo e uma das maneiras de aproximar o viajante a natureza, possibilitando a ele conhecer mais a fundo uma determinada região e ter experiências únicas junto à natureza.
Elas são classificadas como trilhas guiadas ou trilhas autoguiadas e o nível de dificuldade como: leve, moderada ou pesada.
E se você ficou interessado em fazer trilha, confira abaixo nossas dicas exclusivas.
Rafting

Quem já gosta ou tem vontade de viver uma experiência mais radical, precisa praticar o rafting.
É um esporte do ecoturismo que consiste em descer corredeiras sozinho ou em grupos dentro de um bote.
Adrenalina é o que não falta. Confira abaixo algumas cidades perfeitas para praticar rafting.
Tirolesa

Outro esporte radical muito famoso do ecoturismo é a tirolesa.
Este esporte tem origem na Áustria, no Tirol, e é muito praticado em regiões com rios e montanhas.
Neste esporte, você é preso com mosquetões a uma cadeira de alpinismo, e se desloca de um local a outro por um cabo em grande altitude, conectado entre árvores, com roldanas, no sentido horizontal.
Aqui não precisa de preparo físico, mas de muita coragem para ter momentos de pura adrenalina.
Quer viver esta emoção de perto? Confira nosso guia abaixo.
Ciclismo

O ciclismo é um dos esportes com o menor impacto ao meio-ambiente, o que também faz dele parte das atividades praticadas no ecoturismo.
Através do ciclismo é possível viajar por trilhas, estradas, parques, todos os lugares para contemplar a natureza de forma sustentável.
A força e os benefícios do ciclismo são tantos que em todo o mundo estão sendo criadas rotas voltadas ao incentivo dessa prática.
E se você adora viajar com a sua magrela, aproveite para conferir nossas dicas de como levar bicicleta em uma viagem de ônibus
Mergulho

O mergulho é um dos esportes mais procurados no Brasil. O país oferece um dos melhores ambientes do mundo para mergulhar devido às muitas variações de profundidades, o que se adequa a todos os estilos de mergulho.
Através do mergulho é possível conhecer toda a riqueza da biodiversidade de um local e observar de pertinho toda a beleza dos cardumes de peixes, corais e outras maravilhas aquáticas.
Um dos destinos mais procurado para a prática de mergulho é a cidade de Bonito (MS).
Paraquedas

Se você tem o sonho de voar e ter uma visão aérea de algum cenário paradisíaco, a dica é saltar de paraquedas.
A prática deste esporte mistura doses de adrenalina e muita emoção, mas é necessário treinamento e preparação para a sua prática.
Sabe aquela história que o pessoal que costuma saltar diz que é impossível descrever, e que só vivenciando é que se pode entender a emoção de saltar de paraquedas? Pois então, é a pura verdade.
E se você ficou com vontade de saltar, temos dicas especiais para te ajudar. Confira abaixo.
Onde praticar ecoturismo
Há inúmeros lugares no Brasil onde o ecoturismo pode ser praticado. Nosso país é abençoado com várias regiões repletas de natureza e belezas surpreendentes.
Mas se você está procurando algum, podemos destacar algumas cidades, entre elas:
Ecoturismo em Bonito

Conhecida como a capital do ecoturismo, a cidade de Bonito (MS) é um desses lugares fantásticos que você não pode deixar de conhecer.
Sua fama é tão grande que ela já ganhou vários prêmios internacionais no quesito ambiental. Por lá, até os hotéis costumam alertar e falar com os visitantes sobre a importância da preservação e conservação da natureza.
A infraestrutura do ecoturismo é perfeita e a cidade possui vários pontos turísticos incríveis para os visitantes como Gruta do Lago Azul, a Flutuação no Rio da Prata, a Estância Mimosa e a Rota Aventura, entre outros.
É importante lembrar que todos os passeios na cidade devem ser agendados com antecedência (especialmente em alta temporada) e muitos deles possuem um limite de visitação diária.
Vale ressaltar que em Bonito (MS) você não faz nada sem a contratação de um guia e do pagamento de taxas. Tudo isso é uma forma de garantir a preservação ambiental do local.
A melhor época para visitar Bonito (MS) é de abril a setembro, onde a visibilidade das flutuações nos rios é melhor.
Ecoturismo no Maranhão

É impossível não falar dos Lençóis Maranhenses e suas lindas dunas em constante transformação quando o assunto é ecoturismo.
Por lá, você encontra o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, uma área protegida e bastante famosa por suas lagoas e dunas de areia branquinha!
As principais cidades que dão acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses são Barreirinhas (MA) e Santo Amaro do Maranhão (MA), mas há acesso também por Humberto de Campos (MA) e Primeira Cruz (MA).
A aventura já começa ao caminhar pelo parque, onde são necessárias caminhonetes 4×4, equipadas para garantir a aventura em segurança na maior parte do tempo.
As principais atrações são os banhos na Lagoa Azul (cartão postal da região) e os passeios de barco, entre eles se destaca, o do Rio Preguiças com paradas no povoado de Mandacaru (MA) e praia de Caburé, uma das melhores praias do Maranhão.
Mas dá para fazer muita coisa no parque como:
- Piquenique nas áreas abertas à visitação
- Esportes náuticos
- Direção off-road
- Contemplação das dunas
A melhor época para visitar as lagoas é entre junho e setembro, que é quando elas estão cheias. Nos outros meses o local costuma ficar seco, mas a região oferece atrações o ano inteiro.
Lembrando que como é um lugar de proteção ambiental, são necessários guias para caminhar no local.
Atenção viajante rodoviário! Escolha hospedagens em cidades situadas nos arredores para ter acesso a uma melhor infraestrutura.
A cidade de Barreirinhas (MA) é a que oferece as melhores opções nesses quesitos.
Ecoturismo em Fernando de Noronha

Um dos destinos mais famosos por suas práticas sustentáveis é a ilha de Fernando de Noronha.
Um destino bastante conhecido entre os amantes da natureza, Fernando de Noronha é famosa por suas águas cristalinas e pelas inúmeras atividades de ecoturismo como snorkeling, mergulho, trilhas e surfe.
Sem contar que Fernando de Noronha tem uma praia que já ganhou o título de mais bonita do mundo, a famosa Baía do Sancho. Já viu que motivos não faltam para você conhecer a ilha, não é mesmo?
A melhor época para visitar Fernando de Noronha é entre os meses de agosto e fevereiro.
Para chegar lá é fácil: o viajante rodoviário pode desembarcar em Recife (PE) e se deslocar para a ilha por meio de avião ou embarcações.
Ecoturismo na Chapada dos Guimarães

A Chapada dos Guimarães (MT) fica a aproximadamente 70km da capital Cuiabá (MT) e é um destino bastante procurado pelo ecoturismo.
Lá o viajante tem a oportunidade de conhecer a maior gruta de arenito do Brasil: a Caverna Aroe Jari, sem contar todos os sítios arqueológicos existentes na região – ao todo são mais 40!
As principais atrações são os mirantes e as cachoeiras. Aliás, não deixe de tirar uma foto no Véu de Noiva, que é o cartão-postal da cidade.
A melhor época para visitar a Chapada é entre os meses de abril a setembro, onde a região enfrenta o período de seca e a possiblidade de chuvas são menores.
A cidade conta com infraestrutura completa para receber os viajantes. É possível se hospedar em pousadas charmosas e confortáveis na região, o que facilita o acesso às belezas naturais.
A Chapada dos Guimarães é um dos melhores destinos de ecoturismo do Brasil. Se você pretende viajar para lá, recomendamos baixar o E-book Roteiros da Chapada dos Guimarães e viver novos encontros fazendo atividades ao lado de quem ama!
Ecoturismo em São Francisco de Paula

A cidade de São Francisco de Paula (RS) – ou “São Chico”, como é carinhosamente conhecida – está localizada entre as regiões da Serra Gaúcha e dos Campos de Cima da Serra.
Para quem conhece a região, ela fica no caminho entre Gramado (RS) e os Cânions do Rio Grande do Sul. O que a torna também uma excelente opção de destino de inverno.
“São Chico” tem se destacado entre os principais destinos turísticos gaúchos e é uma cidade importante para o ecoturismo.
Lá você se encanta com toda a exuberância da natureza local, em um cenário cercado por cachoeiras e araucárias que fazem os visitantes se sentirem transportados para uma terra mágica. O destaque da cidade é o Parque das 8 Cachoeiras, o maior complexo de cachoeiras da América Latina. Ali é possível fazer trilhas incríveis até as cachoeiras.
O parque também oferece serviços de hospedagem e até espaço para campistas.
Outra atração imperdível é a Floresta Nacional de São Francisco de Paula, conservada pelo ICMBIO (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). Ela permite ao visitante conhecer várias espécies de animais (alguns ameaçados de extinção).
A melhor época para praticar atividades de ecoturismo na região é no verão, mas a cidade conta com atrações o ano todo.
Para seguir e aprender
Existem muitos influenciadores que têm dado destaque ao ecoturismo, compartilhando suas viagens e boas práticas de turismo. Listamos a seguir alguns deles. Aproveite para seguir e conhecer mais sobre o ecoturismo e os cuidados com a natureza.
Agora que você já sabe tudo sobre o ecoturismo, prepare a sua mochila e embarque para o seu próximo destino!
Quer praticar ecoturismo? Vai de ônibus!
Aliás, você sabia que a melhor forma de praticar o ecoturismo é viajando de ônibus? Isto porque você evita o uso de seu automóvel, reduzindo a emissão de poluentes durante a viagem – além de ser muito mais econômico também.
A DeÔnibus tem o maior portfólio de viações do Brasil, são mais de 5 mil destinos atendidos por mais de 300 viações parceiras. Aqui você consegue comprar passagens de ônibus rodoviários para todo o Brasil, em um ambiente fácil e seguro.
E se você já está pensando na sua viagem de ecoturismo, garanta a sua passagem de ônibus pelo link abaixo!