O nosso Brasil é lindo, colorido, cheiroso e com muito sabor! Não tinha como ser diferente, afinal a culinária brasileira é uma mistura boa de temperos e tradições, o que a torna rica e única.
Em cada região você encontra pratos com aroma próprio e até com um visual bem diferente, mas que dão água na boca.
Não é à toa que a culinária brasileira é uma atração à parte para muitos gringos – feijoada e churrasco que o digam. Sem dúvida, a gastronomia é uma parte fundamental do turismo.
Índice
Gastronomia do Brasil: conheça a diversidade de sabores de cada região
Nós já podemos ver você aí salivando enquanto pensa numa moqueca, num pastel de feira, numa polenta.
Então vem com a gente neste post ‘delicioso’ explorar algumas cidades do Brasil e suas culinárias típicas. Aí é só pegar o primeiro ônibus para lá e matar sua fome.
Acarajé de Salvador (BA)

Acarajé de Salvador (BA)
Com muito cheiro, sabor e personalidade, o Nordeste arrasa quando o assunto é comida.
E um dos pratos típicos que você encontra em Salvador (BA) com todas estas qualidades é o famosíssimo acarajé.
Esta delícia feita de massa de feijão-fradinho, cebola e sal, frita em azeite de dendê, pode ser servida com vários acompanhamentos como pimenta, camarão seco, vatapá, caruru ou salada.
Para a experiência ser completa, você tem que comer de uma das Baianas do Acarajé. Mas fique esperto: se perguntarem se você deseja ‘quente ou frio’, elas estão se referindo à quantidade de pimenta. 🙂
Pato no Tucupi de Rio Branco (AC)

Pato no Tucupi – Rio Branco (AC)
O Estado do Acre é conhecido por sua linda mistura de culturas e povos. O resultado disso é uma gastronomia surpreendente.
Um dos pratos clássicos da região é o Pato no Tucupi, criado originalmente pelos índios, que sempre está presente na mesa da população da região norte em dias de festa.
Este prato é surpreendente tanto pelo sabor como pelas sensações que ele desperta.
O prato é feito basicamente com pato assado cortado em pedaços e mergulhado no tucupi (um caldo amarelo extraído da mandioca), com o toque especial do jambu, planta picante que provoca ligeira dormência na boca (sensação incrível).
E aí,Ficou vontade? Então já pode planejar a sua viagem para o Rio Branco!
Moqueca capixaba de Vitória (ES)

Moqueca capixaba – Vitória (ES)
Um dos pratos que você encontrará em quase todas as mesas dos capixabas é a moqueca capixaba, isto porque ela é um dos ícones do Espírito Santo.
Apesar do nome ser muito parecido com a moqueca servida na Bahia, os ingredientes são diferentes, já que este não leva azeite de dendê e nem leite de coco e é preparada em uma panela de barro.
Aliás, o maior tempero da culinária capixaba é a panela de barro (talvez seja por isso que todos os pratos são maravilhosos e com um toque especial.
Não precisa de mais motivos para viajar e conhecer Vitória (ES).
Churrasco em Porto Alegre (RS)

Churrasco Gaúcho – Porto Alegre (RS)
Quando a gente pensa em pratos típicos no sul, é impossível não pensar em churrasco.
O churrasco é uma das principais tradições da culinária gaúcha. Mas você sabia que ele nasceu em comunidades indígenas catequizadas por jesuítas, no século 17, e somente algum tempo depois que foi trazido pelos tropeiros para o Rio Grande do Sul?
E apesar de toda sua fama ele é feito de uma maneira até que simples: uma boa carne, sal grosso e lenha. Ele também é servido com bem menos acompanhamentos do que outros lugares costumam servir, como em São Paulo, por exemplo.
Pirão de peixe em Florianópolis (SC)

Pirão de peixe – Florianópolis (SC)
Nem só de churrasco vive o sul do Brasil. Se você der um pulo em Florianópolis (SC), precisa provar o pirão de peixe deles.
O pirão de peixe é o resultado dos dois produtos que os ‘manezinhos da ilha’ mais produzem tradicionalmente: farinha de mandioca e peixe. “Manezinho da ilha” é como se chamam os descendentes dos açorianos que colonizaram Floripa, e é deles que vem a tradição gastronômica da cidade.
Esse prato é preparado com caldo de peixe, temperos e farinha de mandioca escaldada. Você pode encontrá-lo na maioria dos restaurantes tradicionais à beira da praia ou da Lagoa da Conceição, e é uma refeição bem consistente, perfeita para quem vai passar o dia na praia.
Arroz com pequi em Goiânia (GO)

Arroz com pequi – Goiânia (GO)
Quando você visita Goiânia (GO) e prova seus pratos deliciosos, você pode até encontrar semelhança com algumas outras culinárias, como a de Minas, por exemplo. Mas recomendamos que experimente um prato típico da culinária goiana. Aí sim você encontrará um sabor único, pois as receitas típicas costumar utilizar ingredientes nativos do Cerrado. Um destes pratos típicos que você não pode deixar de provar é o Arroz de pequi. O pequi é um fruto amarelo cheio de espinhos que traz cor e um sabor único nas receitas que o utilizam.
Ficou com vontade de experimentar, visite Goiânia (GO) e aproveite!
Pastel de feira e pão na chapa em São Paulo (SP)

Pastel de feira em São Paulo (SP)
São Paulo é uma cidade cosmopolita e você encontra pratos de várias regiões do país e do mundo. Quer uma cantina italiana? Tem. Um restaurante japonês? Tem também. Comida havaiana ou mexicana? É pra já.
Mas existem dois pratos em São Paulo (SP) que você não pode deixar de provar: o pastel de feira e o pingado com pão na chapa. Os pastéis de feira são uma tradição. As barraquinhas, de predominância dos descendentes de japoneses, são as mais procuradas em qualquer feira livre da cidade. Você não pode dizer que esteve em São Paulo (SP) sem ter ido comer pastel na feira – ah, e não esqueça do caldo de cana.
Além disso, nenhum paulista começa o dia sem o seu pingado com pão na chapa das padarias. Que nada mais é do que um copo de café com leite e um pão francês com manteiga aquecido na chapa.
A gastronomia brasileira é rica demais e, obviamente, não está limitada apenas aos pratos acima. Estas dicas foram apenas uma pontinha de tudo o que o país oferece.
E de repente você tem aí pertinho um lugar bacana para explorar e conhecer os pratos típicos da região. Por isso, por que não começar esse tour gastronômico por aqui e ir descobrindo novos sabores?
Depois conta para a gente sua experiência 😊