Se você gosta de ter um contato mais profundo com a natureza e praticar atividades que ajudem a explorá-la, mas de forma sustentável, precisa conhecer o ecoturismo.
O ecoturismo é uma modalidade do turismo que tem como objetivo principal a preservação da natureza.
Através deste tipo de turismo é possível conscientizar as pessoas sobre a importância da conservação e preservação do meio ambiente, além de promover o bem-estar das populações envolvidas.
O ecoturismo é a forma perfeita de aproveitar todos os elementos naturais, mas sem prejudicar o ecossistema, já que ele integra o turista à natureza, mas de uma forma menos impactante.
E a boa notícia é que você pode conhecer vários lugares perfeitos para ecoturismo de ônibus!
Índice
Ecoturismo é com a DeÔnibus
Deixa a gente te contar um segredo: aqui na DeÔnibus nós amamos ecoturismo!
Adoramos estar em meio à natureza e curtir paisagens incríveis, mas sempre com um olhar voltado para a preservação do meio-ambiente.
E é por isso que recomendamos viagens de ônibus para a prática de ecoturismo.
Afinal, com maior capacidade de passageiros (você pode viajar com a família ou amigos), os ônibus dispensam o uso de carros e garantem uma viagem mais ecológica já na saída.
Aqui na DeÔnibus você consegue comprar passagens de ônibus rodoviários para todo o Brasil, em um ambiente fácil e seguro.
Temos o maior portfólio de viações do Brasil! São mais de 5 mil destinos atendidos por mais de 300 viações parceiras.
Quais são as principais atividades praticadas no ecoturismo?
Podemos separar as atividades do ecoturismo em:
- Cicloturismo
- Arvorismo
- Tirolesa
- Parapente
- Asa delta
- Observação de aves
- Canoagem
- Rafting
- Trilhas
Aliás, se você mora em São Paulo e é fã de trilhas, aproveite para conferir nossas dicas sobre os melhores lugares para fazer trilha em São Paulo.
Entenda os benefícios do ecoturismo

Há vários benefícios deste tipo de turismo, tanto para a nossa saúde quanto para a natureza.
Entre eles, os principais benefícios do ecoturismo que podemos destacar são:
- Maior conexão com a natureza
- Alívio do estresse
- Aventurar-se
- Respeito sobre a cultura e diversidade de diferentes locais
- Conscientização sobre o meio ambiente, social e político do país
- Preservação do meio-ambiente
Além disso o ecoturismo tem um grande impacto econômico nas pequenas cidades e regiões onde é praticado, fazendo com que lugares mais remotos sejam impactados com geração de empregos.
O Brasil é um dos principais destinos para quem pretende praticar o ecoturismo, já que aqui encontra-se uma das maiores diversidades em belezas naturais do mundo!
Principais lugares no Brasil para praticar o ecoturismo
A seguir listamos algumas de nossas cidades favoritas para prática de ecoturismo no Brasil. São lugares maravilhosos que oferecem não apenas um contato com a natureza, mas primam pelo cuidado e preservação dessas regiões. Confira a seguir.
Ecoturismo em Bonito (MS)

Conhecida como a capital do ecoturismo, a cidade de Bonito (MS) é um desses lugares fantásticos que você não pode deixar de conhecer.
Sua fama é tão grande que ela já ganhou vários prêmios internacionais no quesito ambiental. Por lá, até os hotéis costumam alertar e falar com os visitantes sobre a importância da preservação e conservação da natureza.
A infraestrutura do ecoturismo é perfeita e a cidade possui vários pontos turísticos incríveis para os visitantes como Gruta do Lago Azul, a Flutuação no Rio da Prata, a Estância Mimosa e a Rota Aventura, entre outros.
É importante lembrar que todos os passeios na cidade devem ser agendados com antecedência (especialmente em alta temporada) e muitos deles possuem um limite de visitação diária.
Vale ressaltar que em Bonito (MS) você não faz nada sem a contratação de um guia e do pagamento de taxas.
Tudo isso é uma forma de garantir a preservação ambiental e estimular a economia local através do turismo.
A melhor época para visitar Bonito (MS) é de abril a setembro, onde a visibilidade das flutuações nos rios é melhor.
Ecoturismo na Chapada dos Guimarães (MT)

A Chapada dos Guimarães (MT) fica a aproximadamente 70km da capital Cuiabá (MT) e é um destino bastante procurado pelo ecoturismo.
Lá você tem a oportunidade de conhecer a maior gruta de arenito do Brasil: a Caverna Aroe Jari, sem contar todos os sítios arqueológicos existentes na região – ao todo são mais 40!
As principais atrações são os mirantes e as cachoeiras. Aliás, não deixe de tirar uma foto no Véu de Noiva, que é o cartão-postal da cidade – aproveite e marque o Instagram da DeÔnibus na sua postagem!
A melhor época para visitar a Chapada é entre os meses de abril a setembro, onde a região enfrenta o período de seca e a possiblidade de chuvas são menores.
A cidade conta com infraestrutura completa para receber os viajantes. É possível se hospedar em pousadas charmosas e confortáveis na região, o que facilita o acesso às belezas naturais.
Leia o E-book Roteiros pela Chapada dos Guimarães que nós do Time da DeÔnibus separamos para você e saiba o que fazer na região!
Ecoturismo em São Francisco de Paula (RS)

A cidade de São Francisco de Paula (RS) – ou “São Chico”, como é carinhosamente conhecida – está localizada entre as regiões da Serra Gaúcha e dos Campos de Cima da Serra.
Para quem conhece a região, ela fica no caminho entre Gramado (RS) e os Cânions do Rio Grande do Sul. O que a torna também uma excelente opção de destino de inverno.
“São Chico” tem se destacado entre os principais destinos turísticos gaúchos e é uma cidade importante para o ecoturismo.
Lá você se encanta com toda a exuberância da natureza local, em um cenário cercado por cachoeiras e araucárias que fazem os visitantes se sentirem transportados para uma terra mágica.
O destaque da cidade é o Parque das 8 Cachoeiras, o maior complexo de cachoeiras da América Latina. Ali é possível fazer trilhas incríveis até as cachoeiras.
O parque também oferece serviços de hospedagem e até espaço para campistas.
Outra atração imperdível é a Floresta Nacional de São Francisco de Paula, conservada pelo ICMBIO (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). Ela permite ao visitante conhecer várias espécies de animais (alguns ameaçados de extinção).
A melhor época para praticar atividades de ecoturismo na região é no verão, mas a cidade conta com atrações o ano todo.
Ecoturismo no Maranhão

É impossível não falar dos Lençóis Maranhenses e suas lindas dunas em constante transformação quando o assunto é ecoturismo.
Por lá, você encontra o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, uma área protegida e bastante famosa por suas lagoas e dunas de areia branquinha!
As principais cidades que dão acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses são Barreirinhas (MA) e Santo Amaro do Maranhão (MA), mas há acesso também por Humberto de Campos (MA) e Primeira Cruz (MA).
A aventura já começa ao caminhar pelo parque, onde são necessárias caminhonetes 4×4, equipadas para garantir a aventura em segurança na maior parte do tempo.
As principais atrações são os banhos na Lagoa Azul (cartão postal da região) e os passeios de barco. Entre eles se destaca o do Rio Preguiças com paradas no povoado de Mandacaru (MA) e praia de Caburé, uma das melhores praias do Maranhão.
Mas dá para fazer muita coisa no parque como:
- Piquenique nas áreas abertas à visitação
- Esportes náuticos
- Direção off-road
- Contemplação das dunas
A melhor época para visitar as lagoas é entre junho e setembro, que é quando elas estão cheias. Nos outros meses o local costuma ficar seco, mas a região oferece atrações o ano inteiro.
Lembrando que como é um lugar de proteção ambiental, são necessários guias para caminhar no local.
Atenção para quem viaja de ônibus! Escolha hospedagens em cidades situadas nos arredores para ter acesso a uma melhor infraestrutura.
A cidade de Barreirinhas (MA) é a que oferece as melhores opções nesses quesitos.
Ecoturismo em Fernando de Noronha

Um dos destinos mais famosos por suas práticas sustentáveis é a ilha de Fernando de Noronha.
Um destino bastante conhecido entre os amantes da natureza, Fernando de Noronha é famosa por suas águas cristalinas e pelas inúmeras atividades de ecoturismo como snorkeling, mergulho, trilhas e surfe.
Sem contar que Fernando de Noronha tem uma praia que já ganhou o título de mais bonita do mundo, a famosa Baía do Sancho. Já viu que motivos não faltam para você conhecer a ilha, não é mesmo?
A melhor época para visitar Fernando de Noronha é entre os meses de agosto e fevereiro.
Para chegar lá é fácil: ao viajar de ônibus você pode desembarcar em Recife (PE) e se deslocar para a ilha por meio de avião ou embarcações.
Gostou das nossas dicas de ecoturismo? Se você quer conhecer outras paisagens lindas do nosso Brasil, você pode comprar suas passagens aqui na DeÔnibus.
Oferecemos passagens de ônibus para todo o Brasil de modo facilitado e seguro.
Vai viajar? Vai DeÔnibus!