Viajar é uma das melhores experiências que alguém pode ter na vida. A viagem nos relaxa, nos diverte e, ainda, nos ensina.
Quem viaja tem o contato com o ‘novo’, que tanto pode aumentar nosso conhecimento quanto nos fazer sonhar.
Agora imagina quem é fã de arquitetura? Seja um arquiteto, um estudante ou apenas apreciador de arquitetura, viajar pode proporcionar ideias e, também, um aumento e enriquecimento do seu repertório profissional.
Conhecer novas construções e saber um pouco mais sobre a história delas torna nosso mundo mais fascinante e culto.
Se você ama viajar para conhecer de perto as obras de grandes mestres da arquitetura, separamos para você aqui 5 destinos mais do que obrigatórios para colocar no seu roteiro.
Confira!
Índice
1- Arquitetura de Brasília (DF)

A capital Brasília (DF) é, sem dúvida, um dos destinos imperdíveis para quem é fã de arquitetura. Não apenas por seu valor histórico, mas, também, por todo o acervo arquitetônico da cidade.
Não é à toa que ele recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, já que na época foi considerada um marco da arquitetura e do urbanismo moderno.
Quem desenvolveu o plano piloto da cidade foi o consagrado Lúcio Costa.
Andando por Brasília (DF) nota-se uma forte presença do mestre Oscar Niemeyer, que é o conceito de arquitetura como escultura.
Alguns destaques da cidade são:
Palácio Itamaraty
Projetado por Oscar Niemeyer e inaugurado em 1970, o Palácio ésede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Ele chama a atenção dos seus visitantes pela imponência da sua fachada (conceitos de arquitetura contemporânea).
Sem contar que ele possui o maior hall sem colunas da América Latina.
Catedral de Brasília
Impossível não sentir uma emoção diante da beleza dos vitrais imaginados por Niemeyer. Ela foi a primeira obra construída em Brasília pelo arquiteto e, também, responsável por fazê-lo conquistar o Prêmio Pritzker.
Palácio do Planalto, Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal
Sem dúvida um dos cartões postais de Brasília (DF), sua construção mostra simplicidade e criatividade. E a sua arquitetura se baseia no movimento modernista.
Destaque também para os lindos jardins projetados Burle Marx.
Palácio da Alvorada
É a residência oficial do Presidente da República (aberta para visitação) e a ideia do projeto foi dar uma cara de ‘lar’ para ele, por isso, a sua arquitetura foi inspirada nos antigos casarões coloniais.
Museu Nacional Honestino Guimarães
O Museu Nacional também foi projetado por Oscar Niemeyer, que em seu projeto desenvolveu um edifício em formato semiesférico, que chama muita atenção dos visitantes.
O museu tem grande importância para nossa cultura, já que lá ocorrem inúmeras exposições nacionais e internacionais, seminários, workshops, mostras de filmes, festivais de teatro e várias outras atividades de caráter cultural e social.
Pode ser realizada visita guiada, mediante agendamento prévio.
Já está doido para conhecer essas obras de perto? Então reserve aqui sua passagem para Brasília (DF).
2- Arquitetura de São Paulo (SP)

A icônica cidade de São Paulo (SP), famosa por sua diversidade cultural e gastronômica, é também muito rica em diversa arquitetônica. A cidade abriga diferentes estilos de arquitetura e de épocas diferentes.
Ao caminhar por São Paulo (SP), você deve estar sempre atento a todos os detalhes das casas e edifícios da cidade. Alguns remontam a séculos passados, enquanto outros parecem ter saído de um filme futurista.
Mas, sem dúvida, você precisa conhecer estes:
MASP
Famoso pela inovação, o que o tornou até um marco na história da arquitetura do século 20, o prédio do MASP foi projetado por Lina Bo Bardi que utilizou em seu projeto elementos criativos como a suspensão e transparência que deram um charme e também um diferencial na avenida paulista.
Onde fica: Av. Paulista, 1578 – 01310-200 São Paulo (SP)- Tel.: (11) 3149 5959
Parque do Ibirapuera
O parque mais famoso da cidade também tem um grande papel arquitetônico. Isto porque ele abriga um conjunto de cinco edifícios culturais conectados por uma marquise (que já chama super atenção pelo desenho delicado que forma). Quem assina o projeto é consagrado arquiteto Oscar Niemeyer, que soube trazer inovação e harmonia na construção com o seu paisagismo ao redor.
Onde fica: Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana, São Paulo (SP), 04094-050
Pinacoteca
A Pinacoteca do Estado foi projetada pelo escritório de arquitetura de Ramos de Azevedo no final do século XIX e reformada em 1998 pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha.
Fundada em 1905 pelo Governo do Estado (é o museu mais antigo da capital paulista) o edifício possui traços neoclássicos e reúne um vasto acervo de artes visuais.
Onde fica: Praça da Luz, 2 – Luz – São Paulo – SP – CEP 01120-010 – Tel.: (11) 3324-1000
Solar da Marquesa
Pertinho do Páteo do Colégio está o Solar da Marquesa de Santos. Um imóvel de 1834, localizado na região da Praça da Sé, considerado o último exemplar remanescente da arquitetura residencial urbana do século XVIII na cidade de São Paulo (SP).
Não há registros precisos sobre a sua inauguração, mas a informação que se tem é que ele foi adquirido pela marquesa Maria Domitila de Castro Canto e Melo (famosa amante de D. Pedro) em 1834.
O imóvel foi construído em taipa de pilão e pau-a-pique do século 18.
Onde fica: Rua Roberto Simonsen, 136 – Sé – São Paulo (SP) – CEP 01017-020 – Tel. (11) 3241-1081
Edifício Germaine Burchard
Localizado na avenida Cásper Líbero, este lindo edifício foi projetado por Enrico Brand a pedido da condessa Germaine Bruchard (por isso o seu nome) na década de 30 e construído por Archimedes de Barros Pimentel.
Além de toda sua beleza arquitetônica, ele foi o primeiro edifício da cidade de São Paulo (SP) a ter serviços como de um flat (por isso também seu valor histórico na cidade).
Ele também ganhou o prêmio de Edifício mais lindo de São Paulo entre os anos de 1941-1942.
Onde fica: Edifício Germaine Burchard – Avenida Cásper Líbero, 39
Hotel Unique
Um dos hotéis mais badalados de São Paulo (SP). Foi projetado pelo consagrado arquiteto Ruy Ohtake e inaugurado em 2002. É considerado um dos mais importantes designs de hotéis da cidade.
Com o seu design que lembra um navio, ele desperta a curiosidade de hóspedes e transeuntes. E a ideia era esta mesma, que a sua incrível arquitetura refletisse a missão principal do hotel, que é de oferecer aos seus hóspedes atendimento único e personalizado.
Lá também funciona o charmoso Sky Bar, um bar que permite ver todos os prédios da Avenida Paulista e ainda ter uma visão incrível da cidade de São Paulo (SP).
Onde fica: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4700, São Paulo (SP), Tel. (11) 3055-4710
Veja de perto estas maravilhas arquitetônicas. Reserve aqui sua passagem para São Paulo (SP).
3- Arquitetura do Rio de Janeiro (RJ)

O Rio, além de famoso por suas lindas praias, também é conhecido por sua história arquitetônica.
Os contrates da sua arquitetura ora revelam uma influência europeia e ora nomes consagrados da arquitetura moderna do século XX. E é esta mistura que confere um papel de destaque do Rio de Janeiro (RJ) também na arquitetura.
Museu do Amanhã
O projeto do Museu do Amanhã foi assinado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava e que, com a sua genialidade, tomou todo o cuidado para não encobrir a paisagem em sua volta.
Ele é sem dúvida um dos principais projetos de revitalização da região do Porto Maravilha.
Onde fica: Praça Mauá, 1 – Centro. Rio de Janeiro, RJ. CEP: 20081-240
Arcos da Lapa
A famosa estrutura dos Arcos da Lapa foi construído para transportar a água da nascente do Rio Carioca até o Largo da Carioca, a fim de abastecer a população da cidade, entre os anos de 1725 e 1744.
Os Arcos são a maior obra arquitetônica do período colonial no Brasil.
Atualmente os arcos da lapa estão na lista de atrações turísticas mais badaladas do Rio de Janeiro e muito procurada pelos fãs da boemia.
Cidade das Artes
É um espaço cultural localizado na Barra da Tijuca, idealizado pelo consagrado arquiteto Christian Portzamparc (vencedor de grandes prêmios internacionais, como o Pritzker Price).
O prédio foi erguido a dez metros do chão, de onde se pode ver a montanha e o mar – como se ele flutuasse. Uma verdadeira obra de arte.
Onde fica: Av. das Américas, 5300 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ, 22793-080
Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro
A Catedral São Sebastião do Rio de Janeiro, ou Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, como é conhecida, chama bastante atenção pelo seu formato peculiar.
Sua forma cônica foi baseada em uma pirâmide Maia e a ideia da construção era para mostrar a equidistâncias e proximidade das pessoas em relação a Deus.
A Catedral mede 75 metros de altura e tem capacidade para abrigar 20.000 pessoas em pé ou 5.000 sentadas.
Onde fica: Av. Chile, 245 – Centro – Rio de Janeiro – RJ, 20031-170
Parque Eduardo Guinle
Localizado em Laranjeiras, o Parque Guinle é também um marco na cidade.
Construído na década de 1920 como um palacete neoclássico e, depois, em 1940, revitalizado pelo então famoso Lucio Costa, que teve a ideia de construir um conjunto de seis edifícios residenciais, o local é parada obrigatória para fãs de arquitetura.
Apesar de possuírem características diferentes entre si, os edifícios mantêm uma mesma linguagem visual, marcada pelo uso de pilotis. Outra marca bem característica deste conjunto de edifícios é a utilização de cobogós de cerâmica e brises verticais de madeira.
Onde fica: R. Paulo César de Andrade, s/n – Laranjeiras, Rio de Janeiro – RJ, 22221-090
Real Gabinete Português de Leitura
O Real Gabinete Português de Leitura foi fundado em 14 de maio de 1837, mas a construção do edifício só foi concluída em 1887.E é uma das mais antigas instituições criadas após nossa Independência.
Sua fachada foi inspirada no Mosteiro dos Jerônimos, em Lisboa.
O estilo do edifício histórico é o Neomanuelino, caracterizado principalmente pelo uso de estruturas metálicas e revestimentos em cerâmicas.
Seu interior é tão esplendoroso quanto a sua fachada. Logo de cara o visitante vê diversas obras de artes, além da sua imponente arquitetura. Tanta beleza lhe rendeu, em 2014, o título da quarta biblioteca mais bonita do mundo.
Lá estão aproximadamente 350.000 volumes, muito deles obras raras, como um exemplar da edição princeps de Os Lusíadas.
Onde fica: Rua Luís de Camões, 30, Centro – Rio de Janeiro – RJ CEP: 20051-020
Curtiu a dica? Então reserve aqui sua passagem para o Rio de Janeiro (RJ).
4- Arquitetura de Belo Horizonte (MG)

A cativante Belo Horizonte (MG), apesar de ser uma cidade cosmopolita e sinônimo de modernidade, é também palco de muitas histórias importantes na arquitetura brasileira. Alguns lugares são imperdíveis, como:
Lagoa da Pampulha
O conjunto arquitetônico da Pampulha é sem dúvida uma das principais atrações de Belo Horizonte (MG), principalmente para quem gosta de apreciar arquitetura local.
Isto porque o local conta com nomes de peso e um pensamento modernista da época.
Quem assina esta obra é Oscar Niemeyer, que desenvolveu o projeto ainda na década de 1940. Mas além da arquitetura desenvolvida por ele, há também os jardins idealizados por Burle Marx, os painéis de Cândido Portinari e as esculturas de Alfredo Ceschiatti, entre outros.
Foram construídos na época uma Casa de Baile, o Cassino da Pampulha (hoje Museu de Arte), o Iate Clube da Pampulha e a Igreja de São Francisco de Assis.
O conjunto da Pampulha recebeu o título pela Unesco de patrimônio cultural da humanidade.
Onde fica: Av. Otacílio Negrão de Lima, s/n – São Luiz, Belo Horizonte – MG, CEP: 31365-450
Praça da Liberdade
Foi construída no final do século XIX para abrigar toda a parte administrativa do governo, já que Belo Horizonte (MG) estava sendo planejada para ser a capital do Estado.
A sua inauguração aconteceu em 1898e foi palco de grandes acontecimentos políticos da história de Minas Gerais. Mas os prédios, inicialmente construídos tendo como base um estilo neoclássico, sofreram várias reformas e restaurações ao longo dos anos.
Ocorre que houve uma transformação da Praça da Liberdade, que passou a ser também um complexo cultural. Já que a partir de 2010, foram construídos diversos museus, como o Centro Cultural Banco do Brasil, o Memorial Minas Gerais, a Casa Fiat de Cultura e o Arquivo Público Mineiro, entre outros, ao seu redor, formando assim o Circuito Cultural Praça da Liberdade.
Onde fica: Praça da Liberdade – Savassi- Belo Horizonte – MG, 30140-010
Conheça essas obras lindas da arquitetura. Reserve aqui sua passagem para Belo Horizonte (MG).
5- Arquitetura de Salvador (BA)

A linda Salvador (BA) é dividida em cidade alta e baixa. Essa falha geológica, ao que tudo indica, existe desde a sua colonização e foi crescendo com suas diferenças em outros campos também, ao longo dos anos.
A cidade de Salvador (BA) foi a primeira capital do Brasil e sua arquitetura é bem diversificada: neocolonial, barroco, neoclássico, eclético, moderno e contemporâneo.
A arquitetura é algo tão forte na cidade que é possível fazer alguns passeios guiados para conhecer melhor a arquitetura da cidade, são eles:
Prédios de Salvador do arquiteto Diego Viana (siga no Instagram)
Arquitetura Soteropolitana do arquiteto Manuel Sá (siga no Instagram)
Reserve aqui sua passagem para Salvador (BA) e conheça as belezas arquitetônicas da capital baiana.
Conhecer todos esses lugares de perto é uma maneira divertida de enriquecer o repertório cultural, por isso, não perca tempo e comece já os planos da sua próxima viagem.