Conhecer a história do Brasil é enriquecer-se de cultura. Visitar locais importantes e reviver parte desta história é, sem dúvida, um uma experiência que fica gravada para sempre na memória.
No Brasil ainda é possível conhecer parte da história do nosso país de pertinho e visitar pontos históricos que marcaram esta trajetória.
Se quiser fazer este tour cultural, separamos para você 6 destinos para conhecer a história do Brasil. São lugares que se tornaram ícones e foram marcados por grandes acontecimentos que moldaram a história do nosso país.
Confira a seguir.
Índice
01 – Salvador (BA)

A cidade de Salvador (BA) foi a primeira capital do Brasil. Isso aconteceu entre os anos de 1549 a 1763, época marcada pela produção de cana de açúcar. O retrato desta época ainda pode ser visto caminhando pela cidade, remontando a um passado nada glorioso de escravidão, e o pelourinho é um exemplo.
Com suas ruas de pedra e casas coloridas, Salvador reúne vários pontos turísticos desta época.
02 – Ouro Preto (MG)

A cidade de Ouro Preto (MG) foi palco da Inconfidência Mineira, uma época marcada por lutas e guerras e pelo ideal separatista do final do século XVIII.
A cidade, assim como outras de Minas Gerais, possui monumentos lindos, geralmente com características barrocas da época (período do ouro).
Destaque para os pontos turísticos: a Praça Tiradentes, a Matriz Nossa Senhora da Conceição e a Matriz Nossa Senhora do Pilar.
Pronto para conhecer as rotas mais bonitas do país? Baixe o E-book As Melhores Estradas para Explorar o Brasil de Ônibus gratuitamente e descubra histórias fascinantes durante a sua jornada conhecendo a Estrada Real!
Reserve sua passagem e vai conhecer uma parte da história do Brasil em Ouro Preto (MG).
03 – Petrópolis (RJ)

Em 1763, a capital do Brasil foi transferida de Salvador (BA) para o Rio de Janeiro, que passou a ser uma cidade com grandes poderes econômicos devido ao ouro e pedras preciosas que passavam pelo seu porto. E, também, ela proximidade com o Estado de Minas Gerais (que estava ficando famosos pelo ouro).
Esta transferência da capital, trouxe muitos benefícios para o Estado do Rio de janeiro cultural e arquitetônico, daí que surgem alguns pontos importantes da cidade como o Jardim Botânico e o Museu Nacional.
A cidade de Petrópolis (RJ) foi o local escolhido para o Palácio de Verão da família real, hoje chamado de Museu Imperial, no qual é possível encontrar os restos mortais da família e do próprio imperador.
Vale dizer que a cidade preserva esse lindo patrimônio do século XIX até hoje, e quem visita se encanta.
Conheça Petrópolis (RJ) clicando aqui.
04 – São Paulo (SP)

A Proclamação da Independência representa um grande marco na história do Brasil. Ela ocorreu no dia 07 de setembro de 1822, feita por D. Pedro I às margens do rio Ipiranga, tornando assim o Brasil um país independente.
E o tão famoso grito do Ipiranga, ocorreu no bairro do Ipiranga, em São Paulo (SP).
Lá é possível conferir de perto o monumento a independência, o Museu do Ipiranga e o lindo parque da Independência.
Clique, conheça São Paulo (SP) e veja de perto mais um pedacinho da história do Brasil.
05 – Olinda (PE)

As ladeiras de Olinda (PE) são repletas de história do nosso país. A cidade ficou conhecida pelo extrativismo do pau-brasil e cana de açúcar, e enriqueceu durante esta época.
Mas, em 1630, sofreu a invasão holandesa que ocasionou em muitos saques na época. Após a expulsão dos holandeses, ela voltou a se reerguer e, em 1827, foi escolhida como capital de Pernambuco, título que, mais tarde, passou a ser de Recife (PE).
As marcas desta época continuam vivas na cidade, com suas construções de influência religiosas e, também, o centro histórico situado na “cidade alta”.
Caminhar pelas ruas de Olinda (PE) é reviver parte da história do nosso país, alguns pontos turísticos de destaque são: Catedral Sé de Olinda, o Mosteiro de São Bento, o Museu de Arte Sacra de Pernambuco e a Igreja de Nossa Senhora do Carmo.
06 – Brasília (DF)

A cidade de Brasília (DF) foi inaugurada em 21 de abril de 1960, tendo a participação na sua idealização do icônico Oscar Niemeyer.
Isto ocorreu durante o governo de Juscelino Kubitschek.
Desta forma, Brasília tornou-se um importante ponto turístico do nosso País: Palácio da Alvorada, Palácio do Jaburu, Palácio do Planalto, Palácio do Itamaraty, STF, Congresso Nacional e Centro Cultural Três Poderes são feitas visitações guiadas gratuitas.
Além disso, é possível visitar o Memorial JK, que abriga grande acervo do ex-presidente Juscelino Kubistchek e da primeira-dama, Sarah Kubitschek.
Quer conhecer de perto Brasília (DF) e todos esses lugares históricos? Clique aqui e reserve sua passagem.
Fazer um turismo cultural e aprender mais sobre a história do Brasil é fantástico. Você conhecerá belas cidades, visitará parques, museus e monumentos e terá a experiência de se conectar com acontecimentos importantes para o país.