Riquíssimo em história e cultua, o Brasil é um prato cheio para quem ama conhecer mais a fundo a diversidade que faz parte da nossa identidade, especialmente quando falamos da cultura negra.
Ao percorrer diferentes destinos no país você consegue aprender mais a fundo sobre a cultura negra, seu legado e o importante papel desempenhado em nossa história.
É fascinante descobrir, por exemplo, que muitos costumes que temos atualmente foram herdados dos negros.
Esta cultura é tão rica que vem despertando cada vez mais as pessoas para se aprofundarem no assunto. E um dos sinais disso é o fato de termos destinos e passeios dedicados ao afroturismo, uma modalidade do turismo que vem crescendo a cada ano.
Aliás, se você quiser conhecer um pouco mais sobre o turismo afro, o ponto de partida perfeito é o nosso post sobre afroturismo.
A DeÔnibus não apenas valoriza como promove a diversidade cultural no Brasil. Acreditamos que todas as culturas devem ser conhecidas de forma acessível e democrática. É por isso que elegemos o ônibus como a melhor opção de viagens culturais.
E para te ajudar nesta jornada, separamos alguns destinos que contam mais sobre a história e cultura negra no país. Todos eles podem ser visitados facilmente de ônibus. Confira abaixo!
Cultura negra em Salvador

Conhecida por abrigar a maior população negra no país, Salvador (BA) possui uma grande riqueza cultural.
Um dos destaques da cidade é o Pelourinho, bairro bastante procurado por turistas e onde fica o Museu Afro-Brasileiro.
Além do museu, que possui um acervo enorme (são mais de 1.100 peças em exposição da cultura africana), no Pelourinho também o visitante encontra vários restaurantes maravilhosos e com pratos típicos da culinária afro-brasileira.
Aproveite para reservar a sua passagem e prestigiar a cultura negra na Bahia.
Cultura negra em Alagoas

A Serra da Barriga, em União dos Palmares (AL), abrigou o maior quilombo brasileiro, liderado por Zumbi dos Palmares, principal representante da resistência negra à escravidão.
O Quilombo dos Palmares foi uma comunidade livre, formada por escravos fugitivos dos engenhos, índios e brancos pobres expulsos das fazendas, que chegou a ter uma população local de 30 mil pessoas, agrupadas em 11 povoados.
Atualmente, o Parque Memorial Quilombo dos Palmares é um atrativo turístico. O local recria o ambiente da antiga República dos Palmares e berço da resistência negra.
O quilombo é tombado como patrimônio histórico e recebe visitas. Fica a 80 quilômetros de Maceió (AL).
Cultura negra em Ouro Preto

Minas Gerais é um estado muito famoso e importante para a cultura negra no Brasil, pois lá foi palco da triste história de centenas de pessoas escravizadas no famoso ciclo do ouro, em Ouro Preto (MG).
Até por conta disso, grande parte das construções e até das igrejas que tornaram a cidade um patrimônio cultural da humanidade foram construídos por escravos.
O roteiro por lá é bastante rico e um dos principais destaques é a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Aproveite para reservar a sua passagem para Ouro Preto (MG).
Cultura afro no Rio de Janeiro

A cidade maravilhosa não está fora do roteiro para conhecer a cultura negra no Brasil.
A zona portuária do Rio foi palco de muitas cenas tristes, pois era ali que os escravos chegavam da África para serem vendidos.
Próximo à zona portuária o visitante encontra a Pedra do Sal, outro lugar bastante marcante – lá os escravos descarregavam o sal, usado como moeda de troca na época.
Hoje esses locais estão repletos de memória e extrema significância para a cultura negra. A Pedra do Sal inclusive ficou bastante famosa por ter a melhor e a mais famosa roda de samba do Rio de Janeiro (RJ).
Quem passa por lá encontra várias referências culturais, sendo uma das mais importantes o Memorial dos Pretos Novos.
Cultura, história e turismo afro
E se você ficou ainda mais curioso sobre a cultura negra e o turismo afro, você precisa conhecer os principais museus sobre a cultura negra no Brasil. Basta clicar no botão abaixo.