Palácio é um edifício suntuoso, normalmente utilizado como residência dos chefes de Estado, de um rei, ou de uma pessoa nobre.
E apesar de parecer coisa de filme, você sabia que muitos destes palácios ainda podem ser encontrados no Brasil?
Alguns deles se encontram no Rio de Janeiro e são verdadeiras joias arquitetônicas.
Dentre os palácios que ainda estão de pé, uns viraram museus, outros abrigam grandes exposições e outros estão abertos à visitação por causa de sua arquitetura magnifica.
O fato é que visitar um palácio é uma experiência única e você deve incluir esta atividade em seus roteiros de viagem.
E para te ajudar, separamos aqui os principais palácio do Rio de janeiro, confira.
Índice
Palácio do Itamaraty

O Palácio do Itamaraty, localizado no centro do Rio de Janeiro (RJ), foi construído em 1855, pelo conde de Itamarati.
Este palácio é famoso por suas influências políticas, já que nos de 1889 a 1898 foi sede do governo republicano e, entre 1899 e 1970, a sede do Ministério das Relações Exteriores.
Atualmente ele abriga acervos do Museu Histórico e Diplomático e o Escritório de Informações das Nações Unidas (ONU) no Brasil.
O local é lindo, repleto de obras de arte, mobiliário e objetos decorativos da época. Vale muito a pena conhecê-lo.
O Palácio do Itamaraty fica na Av. Mal. Floriano, 196 – Centro, Rio de Janeiro (RJ), de fácil acesso por ônibus ou carro. Ele é aberto à visitação e a entrada é gratuita.
Palácio Guanabara

O Palácio Guanabara foi construído em 1853 para ser uma residência particular. Mas em 1865, após uma reforma, passou a ser a residência da Princesa Isabel e seu marido.
Assim como o Palácio do Itamaraty, ele teve fortes influências políticas. Tanto que nos anos 1937 e 1945, foi a residência oficial do presidente Getúlio Vargas.
Hoje o Palácio Guanabara é a sede do Governo do Estado do Rio de Janeiro, e está localizado na R. Pinheiro Machado, s/nº – Laranjeiras, Rio de Janeiro (RJ).
Palácio Laranjeiras

A poucos quarteirões do Palácio Guanabara, você encontra o Palácio Laranjeiras.
Este Palácio foi construído em 1913 para ser residência da conceituada Família Guinle. Mas, entre 1956 e 1961, ela passou a ser a residência oficial da Presidência da República.
Assim como em todo o Palácio, luxo e riqueza é que não faltam. Ele possui um acervo vasto e inestimável: pinturas de Frans Post, uma réplica do piano que pertenceu à rainha Maria Antonieta da França, mosaicos de mármore e de cerâmica com aplicações de ouro 24k, esculturas e mobiliário da época.
Toda esta beleza precisou passar por um processo de restauração e, em 2001, o palácio foi reaberto.
Entretanto, em 2007 o palácio foi novamente fechado ao público e o imóvel foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Atualmente é a residência oficial do governador do Estado do Rio de Janeiro. Ele fica na Rua Paulo César de Andrade, 407 – Laranjeiras, Rio de Janeiro (RJ).
É possível alugar um espaço dentro do Palácio Laranjeiras para realização de eventos e casamentos.
Palácio Universitário

O Palácio Universitário é onde fica a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), conhecida como a maior universidade federal do país.
Este palácio foi construído para abrigar o Hospício Pedro II no ano de 1852, que ali funcionou até 1944.
Durante alguns anos o palácio ficou abandonado, mas, em 1949, a reitoria da Universidade do Brasil se instalou por lá (antiga Universidade do Rio de Janeiro) e permaneceu até a atual UFRJ.
Seu interior possui uma arquitetura exuberante e histórica.
Lá também está a Capela de São Pedro de Alcântara, que serve de palco para muitas cerimônias religiosas na cidade e até cenas de casamentos de novelas e filmes, como no filme “Se eu fosse você”.
O Palácio Universitário da UFRJ fica na Av. Pasteur, 250, Campus da Praia Vermelha – Urca, Rio de Janeiro (RJ), e é de fácil acesso via ônibus municipais.
Palácio de São Cristóvão

O Palácio de São Cristóvão está localizado no Parque da Quinta da Boa Vista, e hoje abriga o importante Museu Nacional.
O Palácio acumulou muitas histórias ao longo dos anos, como, por exemplo, ter sido residência da família real portuguesa nos anos 1808 e 1821; depois passou a pertencer à família imperial brasileira em 1822 até 1889 e, também, foi sede da primeira Assembleia Constituinte Republicana nos anos de 1889 a 1891.
E foi no ano de 1892, que ele se tornou a sede do Museu Nacional, função que exerce até os dias de hoje.
O museu tem um papel bem relevante para o país, sendo também o maior museu de história natural e antropológica da América Latina.
Ele está localizado na Av. Pedro II, s/n – São Cristóvão, Rio de Janeiro (RJ).
Palácio do Catete

O Paláciodo Catete foi construído no ano de 1858 e é um exemplo da arquitetura neoclássica no país (fãs de arquitetura vão simplesmente babar ali).
Ele teve um papel importante na história do Brasil, pois foi sede do Poder Executivo entre os anos 1897 e 1960, até que a nova sede fosse construída e, assim, transferida para Brasília.
O palácio abriga o Museu da República e tem como missão preservar, investigar e comunicar os testemunhos vinculados à história da República Brasileira. Por isso seu acervo é muito rico, com mais de dez mil obras e publicações sobre Ciências Sociais e História do Brasil.
Para quem é fã de história é sem dúvida um programa imperdível.
Ele está localizado na R. do Catete, 153 – Catete, Rio de Janeiro (RJ). O palácio é aberto à visitação e a entrada é gratuita.
Palácio Tiradentes

Este lindo palácio foi construído entre os anos de 1922 e 1926 e o seu nome faz referência ao mártir Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, onde ali ele esperou o dia da sua execução.
O Palácio Tiradentes também abrigou o Congresso Nacional Brasileiro entre os anos de 1926 e 1960.
Atualmente ele é a sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ).
Aqui uma novidade: o palácio é aberto à visitação do pulico e, também, disponibiliza um tour virtual através do seu site.
O Palácio Tiradentes fica na Rua Primeiro de Março, S/n – Praça XV, Rio de Janeiro (RJ).
Você já percebeu como deve ser incrível conhecer de perto todos estes palácios com suas histórias e beleza, não é mesmo?
Então agende sua viagem para o Rio e confira tudo de pertinho.
Garanta a sua passagem de ônibus para o Rio de Janeiro (RJ) aqui.