O rafting é um dos muitos esportes radicais praticados na água. Uma das modalidades que mais estimulam a adrenalina, ela consiste em descer corredeiras com botes infláveis, passando por redemoinhos, ondas pequenas e grandes a depender do local.
Um dos objetivos deste esporte é atravessar os obstáculos naturais do trajeto, como pedras, corredeiras e quedas d’água. A atividade é coordenada por um responsável durante o trajeto, além disso pode ser executado por uma equipe de quatro a doze pessoas, de acordo com o tamanho do bote.
O rafting é um dos esportes de aventura mais procurados em diversas regiões do Brasil. E seus praticantes estão sempre buscando novos lugares para dar vazão à tanta adrenalina.
Melhores cidades para praticar rafting
Pensando nisso, preparamos este guia para que os fãs de rafting possam encontrar os melhores lugares onde praticar o esporte.
Lembrando que você escolhe o lugar e conta com ajuda da DeÔnibus para chegar lá. Oferecemos passagens de ônibus para mais de 5 mil destinos e com preços imbatíveis, tudo para garantir uma viagem confortável e sem estresse.
Vale lembrar que todas as nossas viações parceiras são devidamente cadastradas nos órgãos regulamentadores. Assim, você escolhe o destino da sua viagem sem medo, sabendo que todos os motoristas são capacitados e os ônibus regularizados.
E se você está procurando por adrenalina e muita diversão, separamos as 5 principais cidades para praticar rafting no Brasil, confira!
Rafting em Brotas (SP)

Conhecida como a capital paulista da aventura, Brotas (SP) está localizada a 220 km da capital de São Paulo e é um dos principais pontos de encontro de quem deseja praticar rafting.
O esporte é praticado no Rio Jacaré Pepira, um local famoso por suas velozes corredeiras na parte baixa.
Vale lembrar que se você nunca praticou rafting ou é iniciante, é possível fazer um “mini rafting” antes como um pré-treino.
Há diversas agências locais que organizam a prática de rafting em Brotas (SP).
Rafting em Foz do Iguaçu (PR)

Mais conhecida por suas cataratas, a cidade de Foz do Iguaçu (PR) também é perfeita para a prática de rafting.
O percurso se inicia próximo às cataratas e desce por dois quilômetros até chegar à calmaria do rio.
A prática, que já é maravilhosa, fica ainda mais incrível se você parar para se deslumbrar com a beleza da região. É uma experiência única!
Mas atenção! O rafting em Foz é indicado para quem já é mais experiente por conta das fortes correntezas do local. Lembre-se de que a segurança sempre deve estar em primeiro lugar.
Rafting em Bonito (MS)

A cidade de Bonito (MS), bastante conhecida pela prática de ecoturismo, também é perfeita para os amantes de rafting.
A cidade tem vários rios que banham a região e que são propícios para o esporte.
São sete quilômetros de rafting, passando por cachoeiras e corredeiras, com paradas para banhos.
Para quem não tem muita prática, a dica é descer o Rio Formoso (um dos principais rios de Bonito (MS)), já que suas corredeiras são mais calmas.
Existem várias operadoras de bote na região que poderão prestar todo o auxílio para quem deseja praticar rafting em Bonito (MS).
Rafting em Pirapora (MG)

A cidade de Pirapora (MG) está localizada a 347 km de Belo Horizonte (MG) e é bastante famosa por ser cortada pelo Rio São Francisco.
Uma das principais atrações de Pirapora (MG) é o famoso barco a vapor Benjamin Guimarães, que foi construído em 1913, nos Estados Unidos e que foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural da cidade e do Brasil.
O ecoturismo é uma atividade predominante na cidade, e por isso é muito comum encontrar aventureiros por lá praticando esportes radicais, inclusive o rafting.
O rafting no Velho Chico acontece o ano inteiro e o tempo de descida é de aproximadamente 1 hora.
E os percursos variam entre 6 e 12 km de extensão, com quedas d’água que chegam a 11 metros de altura! Adrenalina para todos os gostos.
Assim como em outras cidades, você encontra várias agências locais que organizam a prática do rafting por lá.
Rafting em Itacaré (BA)

A bela Itacaré (BA) está localizada no litoral sul da Bahia. Ela é considerada um paraíso no Brasil por conta de suas lindas paisagens que mesclam praias e vegetação exuberante.
As praias são os principais atrativos do turismo da região, entretanto, o turismo de aventura vem crescendo muito e atraindo turistas de diversos locais do país.
Os mais aventureiros podem curtir Itacaré (BA) com muita adrenalina, pois a prática do rafting é cada vez mais procurada na região.
O rafting em Itacaré (BA) é praticado no Rio de Contas, que fica na cidade de Taboquinhas (BA), e é indicado para quem já tem mais experiência, pois as corredeiras de lá são de classe 3 e 4.
Aliás, o rio de Contas, já foi eleito um dos melhores rios do Brasil para a prática de Rafting.
O percurso ao todo dura cerca de 4 horas, sendo que 2 horas são para o traslado (contando ida e volta).
Além do rafting: conheça mais opções de turismo de aventura

Você sabia que além do rafting, saltar de paraquedas é um esporte de aventura que vem ganhando cada vez mais popularidade?
Quer praticar rafting pelo Brasil com segurança? Vai de ônibus!