Sendo o Brasil um país onde o calor predomina praticamente em todas as regiões o ano inteiro, às vezes é difícil de acreditar que existam lugares aonde as temperaturas podem chegar abaixo de zero e até nevar.
Mas acredite, essas regiões não apenas existem como são destinos muito procurados pelos turistas, principalmente (é claro!) nas temporadas de inverno.
Índice
Cidades mais frias do Brasil
Se você está à procura de lugares gelados e paisagens bem diferentes do que está acostumado, então continue lendo este post, onde listamos as cidades mais frias do Brasil.
E já adiantamos que é fácil conhecer todas elas com a DeÔnibus, pois possuímos mais de 5000 destinos pelo Brasil, onde você viaja com conforto e segurança, além de economizar.
E se você está com vontade de entrar “nesta fria”, confira as 5 cidades que estão na lista das cidades mais frias do Brasil.
Conheça o frio em São José dos Ausentes (RS)

É frio que você quer? Pois São José dos Ausentes (RS) já registrou -2,9°C em 2021. A cidade está localizada no extremo nordeste do Rio Grande do Sul, próximo à divisa com Santa Catarina.
O município é considerado um dos mais frios do país. Sua precipitação é constante ao longo do ano e seu verão é fresco ou morno e o inverno é relativamente frio. Segundo a classificação climática de Köppen-Geiger, o clima é Cfb, do tipo temperado oceânico.
Mesmo no verão, podem ocorrer temperaturas mais baixas, sendo aconselhável levar algum agasalho ao visitar a cidade. A temperatura média anual de São José dos Ausentes (SC) é de cerca de 14°C.
A cidade é um lugar bem tranquilo de visitar. A região costuma atrair os fãs de ecoturismo, já que grande parte dos passeios é feito no meio de toda a natureza, com cânions espetaculares. Restaurantes típicos, hotéis aconchegantes e museus completam o turismo para quem deseja se aventurar em Ausentes.
A DeÔnibus te leva para São José dos Ausentes (RS).
Conheça o frio em São Joaquim (SC)

Se você não achou São José dos Ausentes (RS) tão fria, talvez São Joaquim (SC) possa te atrair mais. Por lá os termômetros já chegaram a marcar -4°C com sensação térmica de -17°C.
Localizada no Estado de Santa Catarina, esta é outra cidade considerada também como uma das mais frias do país. Tanto que o frio é uma das principais atrações turísticas do município, principalmente quando neva na região.
Fundada em 1887, a cidade possui atualmente cerca de 26 mil habitantes, com economia baseada na produção de maçãs e na pecuária. Mais recentemente tem se destacado também pela produção de vinhos. É um lugar extremamente agradável de se conhecer – principalmente se você ama o frio, claro.
Para se aquecerem um pouco, os visitantes de São Joaquim (SC) costumam correr para as vinícolas para degustar os vinhos da região.
A DeÔnibus te leva para São Joaquim (SC).
Conheça o frio em Cambará do Sul (RS)

Cambará do Sul (RS) está localizada a aproximadamente 190 km de Porto Alegre (RS) e fica a 1048 metros de altitude, o que a torna famosa pelos ventos e pelo frio. Sério, faz muito frio por lá – a região já registrou -6,2°C com sensação térmica de -22,8°C.
A cidade atrai turistas e visitantes não apenas pelo frio, mas por suas belezas naturais incomparáveis, oferecendo passeios inesquecíveis nos cânions Itaimbézinho e Fortaleza.
Os fãs do turismo de aventura podem fazer o Circuito das Águas, passeios de bote, bike e quadriciclo, além de uma cavalgada pelos cânions.
Além do ecoturismo, a região oferece muitas opções para o turismo contemplativo ou para quem apenas deseja aproveitar o frio em hotéis e restaurantes aconchegantes.
A DeÔnibus te leva para Cambará do Sul (RS).
Conheça o frio em Curitiba (PR)

Quando falamos de capitais, a bela Curitiba (PR) é considerada a capital mais fria do Brasil, ficando à frente até mesmo de Porto Alegre (RS). Apesar de as temperaturas ali não serem tão frias como das cidades citadas acima, os termômetros de Curitiba (PR) já registraram -0,8°C com sensação térmica de -3°C.
A explicação para este fenômeno está ligada à geografia do lugar, com precipitação de ventos que podem fazer a temperatura baixar rapidamente.
Mas, o importante é que apesar de todo este frio, a cidade possui grandes hotéis, restaurantes e toda uma infraestrutura perfeita para fornecer a melhor experiência para os turistas e moradores.
A DeÔnibus te leva para Curitiba (SC).
Conheça o frio em Campos do Jordão (SP)

A badalada Campos do Jordão (SP) ocupa o primeiro lugar na lista das cidades mais frias do Estado de São Paulo. Quem deseja experimentar o frio sem ir muito longe de São Paulo (SP), poderá pegar temperaturas de -2,6°C – não é à toa que ela é destino mais procurado pelos paulistas no inverno.
Lá o visitante encontra uma ótima infraestrutura e diversas atrações para todos os gostos e bolsos. É possível curtir o frio da Serra da Mantiqueira sem precisar viajar por muitos quilômetros. Chocolates, lareiras e fondues estão à sua espera!
A DeÔnibus te leva para Campos do Jordão (RS).
O que fazer agora?
Agora que você já conheceu as cidades mais frias do Brasil e, como um amante do frio, ficou com gostinho de “quero mais”, saiba que temos muitos outros conteúdos específicos com dicas para viagens de inverno. São vários destinos, informações sobre bagagens e muitas outras dicas que vão tornar sua viagem inesquecível.
Ficou curioso? Então confira abaixo o nosso guia completo de férias de inverno.
1 comentário
Sim , Curitiba e maravilhosa em todas as estações . No outono podemos apreciar a bela paisagens das árvores com folhas vermelhas que embelezam boa parte da cidade . O inverno , muito gostoso pelos restaurantes de santa Felicidade , um lugar acolhedor e quente junto as lareiras para apreciar uma boa comida italiana . Tem muito mais ainda , parques e casas de shows , rock para se divertir E muito bom sentir este ar gelado que nós convida a estar na cidade de uma forma animada , aconchegante provando de. Uma comida espetacular . Só quem provou e passou por aqui pode falar .