A bela Serra Gaúcha faz parte da região nordeste do Rio Grande do Sul. Muito famosa por seus roteiros românticos e turismo de inverno, ela tem se destacado como um dos destinos turísticos mais desejados do Brasil.
As cidades da serra apresentam características típicas tanto na arquitetura quanto na cultura e gastronomia. Isso é decorrência da forte influência de imigrantes, em sua maioria alemães e italianos.
Todas as cidades possuem uma beleza única, mas algumas que acabam se destacando mais – seja em razão de suas belezas naturais ou pela infraestrutura própria para o turismo, com hotéis muitos premiados.
Para te ajudar a conhecer um pouco mais sobre essa região encantadora do Brasil, o time da DeÔnibus elegeu 6 cidades incríveis na Serra Gaúcha que você precisa conhecer. Confira!
Caxias do Sul (RS)

Caxias do Sul (RS) é a segunda maior cidade do estado e, por isso, é chamada de coração da Serra Gaúcha. E o seu tamanho é perceptível para quem a visita, já que ela tem mais cara de cidade grande do que as demais cidades da serra.
Um dos principais eventos da cidade é a Festa da Uva, que acontece na época da vindima.
Por isso, quem visita Caxias do Sul (RS) não deve deixar de conferir o roteiro Caminhos da Colônia, um dos principais roteiros turísticos da cidade, onde os visitantes vão até o interior para conhecer vinícolas, parques, restaurantes, cafés, igrejas, museus e outros tipos de atrações típicas da região.
Não faltam opções de onde ficar por lá. São diversos hotéis e pousadas de boa qualidade e com uma infinita variedade de preços (de acordo com o gosto e bolso de cada um).
O acesso à cidade é bem fácil, pois existem diversas linhas de ônibus que saem da rodoviária de Porto Alegre (RS) para Caxias do Sul (RS). Além disso, Caxias possui ônibus circular, linhas metropolitanas e linhas inframunicipais, o que facilita o deslocamento dentro e fora da cidade.
Bento Gonçalves (RS)

A 39 km de Caxias do Sul (RS) está a idílica Bento Gonçalves (RS). A cidade é conhecida no país como capital da uva e do vinho, onde o enoturismo tem um papel importante na economia local, assim como o setor moveleiro.
O indescritível Vale dos Vinhedos é o roteiro turístico de Bento Gonçalves (RS) mais procurado, consistindo em visitas a diversas vinícolas da região. Quem passa por lá tem a chance de provar vinhos deliciosos, tanto de produtores conceituados como a Casa Valduga ou Luiz Argenta, além de pequenos produtores locais.
Além disso, a cidade possui uma beleza natural extraordinária. Caminhar por lá já é um passeio incrível para relaxar. É como se você fosse transportado para algum lugar na Toscana.
As paisagens são tão perfeitas que vários filmes e novelas foram gravados na região, como o famoso O Quatrilho.
A dica é provar um galeto com uma boa polenta!
O acesso pode ser feito por ônibus e por van que fazem um tour pela região.
Gramado (RS)

A estonteante Gramado (RS) é a ‘queridinha’ da Serra Gaúcha. Isso se dá pela muitas opções de entretenimento que a cidade oferece, possuindo uma infraestrutura completa para receber os turistas de todo o país e do exterior.
A cidade foi projetada para o turismo, por isso quem caminha pelas ruas de Gramado (RS) se encanta com cada detalhe.
Opções do que fazer não faltam por lá: parques, museus, fábricas de chocolate, lojas de cristais e de perfume, jardins, zoológico e roteiros de agroturismo. E se você não se interessar por nada disso, simplesmente caminhar pela linda Avenida Borges de Medeiros já é um passeio perfeito.
Escolher a melhor época para visitar Gramado (RS) vai depender daquilo que você deseja: se quiser curtir um clima mais romântico, talvez o inverno seja a melhor opção; mas se quiser se divertir e explorar os parques na região, o verão pode ser uma melhor escolha. E se você é fã do natal, não pode deixar de visitar a cidade entre os meses de outubro a janeiro, quando ocorre o Natal Luz.
O acesso à cidade de Gramado (RS) é bem fácil, saindo de Porto Alegre (RS) há ônibus e vans que sobem a serra até a cidade. E uma vez lá, não há qualquer necessidade de ter um carro para se locomover, pois é possível fazer muita coisa a pé.
Você encontra diversas opções de hospedagens aconchegantes – hotéis e pousadas que parecem ter saído de um conto de fadas.
Garibaldi (RS)

A cidade de Garibaldi (RS) está localizada a 105 quilômetros de Porto Alegre (RS). Apesar de ter sido colonizada por imigrantes italianos, tem forte influência da França por causa das igrejas de origem francesa, cujos padres e freiras foram responsáveis pela educação dos habitantes durante muitos anos.
A cidade é conhecida como a capital brasileira do espumante, título que se deve ao pioneirismo e qualidade dos produtores da bebida.
Por isso, visitar uma vinícola em Garibaldi (RS) é um passeio obrigatório. A cidade tem um passeio chamado Rota dos Espumantes que passa por várias vinícolas.
Outro passeio de bastante sucesso é o Roteiro Passadas, que mostra para os visitantes o olhar arquitetônico da região: a conservação das casas, capelas e prédios históricos.
E, por fim, não tem como não mencionar o famoso passeio de Trem Maria Fumaça que parte de Bento Gonçalves (RS) ou de Carlos Barbosa (RS) e que para na estação Garibaldi (RS) com direito a vinho e muita música.
Diversão, gastronomia e boa hospedagem é que não falta para os visitantes de Garibaldi (RS).
Farroupilha (RS)

A cidade de Farroupilha (RS) é o berço da colonização italiana no estado do Rio Grande do Sul. Ela também é conhecida como a capital nacional do Moscatel, sendo que a vinícola Perini é motivo de orgulho na cidade, pois foi eleita o 5º melhor vinho (Moscatel) do mundo.
Além disso, a cidade é extremamente rica em belezas naturais.
Não tem como não suspirar ao passar por um parque ou uma praça. Aliás, uma das principais atrações de Farroupilha (RS) é o Parque dos Pinheiros e a cascata do Salto Ventoso – local que já foi cenário de vários filmes como O Quatrilho e o Quinto dos Infernos.
Ao contrário das cidades vizinhas, Farroupilha (RS) não possui muitas opções de hospedagem. Por isso, a dica é se hospedar em outra cidade e ir para lá apenas para visitar.
Nova Prata (RS)

A cidade de Nova Prata (RS) está a 186 km da capital Porto Alegre (RS). Ela recebeu este nome em referência a um rio que atravessa o município, chamado Rio da Prata.
Como já havia em Minas Gerais o município de Prata (MG), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística resolveu denominar a cidade gaúcha de Nova Prata (RS), para distinguir um do outro.
Ao contrário das demais cidades serranas associadas ao frio, Nova Prata (RS) é conhecida por suas piscinas. Isso se deve pelo famoso complexo hidrotermal chamado Caldas do Prata.
Quem visita o local pode tanto frequentar as piscinas de águas termais como tomar banho de rio.
É uma experiência única para os visitantes que se encantam com as piscinas externas, separadas do Rio da Prata apenas por um calçadão.
A cidade é perfeita para quem procura relaxar e curtir a natureza.
Além dos hotéis tradicionais na cidade, os visitantes também podem se hospedar no parque ou em casas ao redor.
Conheça a Serra Gaúcha de ônibus
Todas as cidades da Serra Gaúcha possuem suas peculiaridades e beleza própria, mas uma coisa todas elas têm em comum: a beleza natural.
Por isso, a dica é viajar de ônibus para e contemplar todos os espetáculos da natureza com mais tranquilidade. A paisagem durante a subida da serra, saindo de Porto Alegre (RS), é algo que emociona e relaxa ao mesmo tempo. O próprio trajeto em si já é um passeio que merece ser vivenciado.
E a DeÔnibus te ajuda a chegar em todas as cidades listadas neste post, com todo o conforto e segurança!