Está planejando visitar a Chapada dos Guimarães? Então, nosso guia completo irá te ajudar a planejar tudo para a sua próxima viagem!
Você vai conhecer cachoeiras incríveis, mirantes com uma beleza indescritível e trilhas com paisagens maravilhosas. Uma verdadeira imersão para os apaixonados pela natureza.
Ainda, separamos várias dicas de lugares para se hospedar e comer na região. E aí, vamos conferir as dicas e informações antes de realizar sua viagem inesquecível? Portanto, confira nossas dicas!
Índice
Chapada dos Guimarães: onde fica
A Chapada dos Guimarães está localizada próximo à Cuiabá/MT, no estado de Mato Grosso. O destino tem uma ótima estrutura, com pousadas e restaurantes, já que recebe muitos turistas ao longo do ano.
Aproveite e conheça alguns passeios e atrativos para fazer em Cuiabá/MT!
Como ir para a Chapada dos Guimarães
Certamente, viajar é uma das melhores experiências da vida. Mas, viajar com segurança, conforto e economia torna esse momento ainda melhor. Por isso, a melhor opção é viajar de ônibus, com toda praticidade e comodidade. A DeÔnibus te ajuda a chegar no seu destino com toda essa tranquilidade! São mais de 5 mil destinos pelo Brasil inteiro e mais de 300 viações parceiras para garantir sua passagem de ônibus!
Para acessar a Chapada dos Guimarães/MT, você deve ir de ônibus até a Rodoviária de Cuiabá, podendo sair de várias cidades, como São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ, Goiânia/GO, Brasília/DF e muitas outras rotas e horários de ônibus até o destino!
Após chegar na rodoviária da capital, é possível embarcar em um ônibus para Chapada dos Guimarães. Você terá opções de horários e viações que realizam a rota desejada!
Parque Nacional da Chapada dos Guimarães
Imagine um lugar com trilhas, cachoeiras, paisagens inesquecíveis e mirantes com vistas apaixonantes. É possível encontrar tudo isso em um único lugar, estamos falando do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.
A área do parque tem 33 mil hectares e com bioma típico do cerrado. Cada parte do parque é imperdível e é uma verdadeira imersão na natureza. As atrações mais visitadas da Chapada dos Guimarães ficam no parque, como a Cachoeira Véu de Noiva.
Já pensou passar alguns dias nesse paraíso? Saiba o que fazer por lá lendo o E-book Roteiros pela Chapada dos Guimarães!
Pontos turísticos da Chapada dos Guimarães

Inegavelmente, a Chapada dos Guimarães é um lugar muito especial e é impossível não se apaixonar por cada pedacinho desse paraíso. Por isso, essas atrações precisam estar na sua lista quando for visitar a região!
Cachoeira Véu de Noiva
Certamente, a Cachoeira Véu de Noiva é uma das atrações mais visitadas da chapada. Ela fica dentro do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães e possui uma queda d’água de 86 metros. É realmente incrível!
O acesso é super tranquilo, apesar de não ser possível mergulhar, a vista já é a recompensa!
Circuito das Cachoeiras
Essa opção é para quem ama cachoeiras. Primeiramente, já adiantamos que é interessante separar um dia para fazer esse roteiro, isso porque são 7 cachoeiras para visitar e se encantar.
O nível de dificuldade varia de cada uma, além disso, vale ressaltar que nem todas são permitidas para banho.
- Cachoeira Sete de Setembro
- Cachoeira Sensorial
- Cachoeira do Pulo
- Cachoeira do Degrau
- Cachoeira da Prainha
- Cachoeira das Andorinhas
- Cachoeira da Independência
Casa de Pedra
A Casa de Pedra é uma gruta de arenito que carrega muita história. Hoje em dia, é habitada por pequenos animais, mas já foi abrigo de povos primitivos e as pinturas rupestres não deixam enganar.
Para acessar este atrativo é necessário ter como acompanhante um guia. Uma dica é fazer no mesmo dia o Circuito das Cachoeiras ou o Morro de São Jerônimo pois ficam bem próximos!
Morro de São Jerónimo
Para acessar o Morro de São Jerónimo, é necessário ter um bom preparo e estar acostumado a fazer trilhas, afinal, o caminho leva aproximadamente 7 horas de caminhada com pontos de escalada. Mas, a paisagem é literalmente de tirar o fôlego, a recompensa vale a pena após o esforço.
Cidade de Pedras
A Cidade de Pedras é difícil de descrever, sua beleza é impressionante. São paredões com 350 metros de altura, com rochas que foram esculpidas com a ação do vento e da chuva ao longo dos anos.
O local é fácil de acessar, com uma trilha bem curta. Animado(a) para conhecer?!
Vale do Rio Claro
Com águas cristalinas e paisagens maravilhosas, o Vale do Rio Claro é cheio de belezas únicas com muita natureza. Lá você vai aproveitar as trilhas e contemplar cada atração, podendo ainda mergulhar para se refrescar.
As atrações são a Crista do Galo, Poço das Antas e Poço Verde. Aliás, as trilhas até os locais são longas e são feitas apenas com guias credenciados, esteja atento(a)!
Morro dos Ventos
O Mirante do Morro dos Ventos possui uma vista incrível e um pôr do sol magnifico. Lá você vai se encantar com a vista para a planície e uma cachoeira.
Além disso, é possível conhecer o restaurante que fica no local.
Villa do Chocolate
Agora, se você ama chocolate, a Villa do Chocolate não pode ficar de fora do seu roteiro. Um ambiente temático e maravilhoso, ideal para aproveitar e saborear um docinho feito de forma artesanal.
Portão do Inferno
O Portão do Inferno é formado por paredões e possui uma vista linda, apesar de o acesso ser um pouco mais difícil, já que fica em uma estrada sem acostamento.
Lagoa Azul
A Lagoa Azul fica na caverna Aroe Jari, com uma água azulada que encanta qualquer um. Infelizmente, não é permitido entrar na lagoa, mas o local vale muito a pena visitar.
Festival de Inverno Chapada dos Guimarães
O Festival de Inverno da Chapada dos Guimarães é um evento que acontece todos os anos.
Durante o período do festival, são realizados vários shows com artistas de diversos estilos.
Além dos shows, o festival tem uma gastronomia forte, com pratos deliciosos e típicos. Ainda, é possível passar pelas lojinhas do festival e conhecer as oficinas.
Hotéis e Pousadas na Chapada dos Guimarães

A chapada é um local que recebe muitos turistas durante o ano, dessa forma, o que não faltam são lugares para se hospedar. São muitos hotéis e pousadas na região, por isso, separamos algumas opções para você!
Já imaginou se hospedar no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães?! Então, a Pousada Penhasco está localizada no parque e tem uma ótima estrutura, com restaurante e uma vista para a montanha incrível.
Outra opção é a Pousada Villa Guimarães, que conta com uma ótima localização, próximo ao centro. A pousada possui café da manhã com diversas opções de alimentos.
Mais uma dica de hospedagem é a Pousada Beija-Flor, com vista para o jardim, banheiro privativo e café da manhã.
Por último, temos a Pousada Casa da Quineira para concluir nossa lista de opções. Ela tem uma localização muito boa, o espaço é incrível, com quartos super confortáveis, além de oferecer café da manhã e piscina para os hóspedes.
Onde comer na cidade

Com toda certeza, essa é uma das partes mais importantes da viagem, escolher os restaurantes para fazer a refeição após um dia de trilha e banho de cachoeira.
Pela região existem restaurantes com diversas especialidades como comida italiana, pratos portugueses e uma boa comida caseira.
Sendo assim, vem conferir alguns restaurantes da região que nós do Time da DeÔnibus separamos para você!
- Restaurante Mirante Atma
- Restaurante Morro dos Ventos
- Margherita Pizzaria
- Estilo Restaurante
Dúvidas e dicas sobre a Chapada dos Guimarães
Com toda a certeza, vale muito a pena visitar e conhecer cada parte dessa região incrível que é a Chapada dos Guimarães.
Está gostando de conhecer os atrativos da Chapada dos Guimarães? O destino é um dos municípios próximos a Cuiabá. Veja abaixo alguns lugares turísticos para conhecer!
Melhor ainda, é conhecer com tranquilidade, para isso, a DeÔnibus te ajuda a chegar no seu destino sem nenhuma preocupação, basta comprar sua passagem de ônibus. Afinal, desejamos que faça uma viagem tranquila e que os novos encontros, sejam alegres e inesquecíveis!