A famosa cidade de Itu (SP) está localizada a pouco mais de 100 km de São Paulo (SP) e ficou bastante conhecida anos atrás por conta do orelhão de 7 metros, que foi instalado no meio da praça central da cidade.
Aliás, não parou no orelhão, a cidade ganhou vários outros itens gigantes como semáforo, jogo de xadrez e caixa eletrônico, entre outros – um lugar totalmente instagramável, por isso, liga a câmera do seu celular e aproveita!
O sucesso foi tão grande que com certeza você já ouviu a famosa frase “parece de Itu” quando alguém se refere algo de tamanho exagerado.
Além destes objetos na rua, você encontra também nas lojinhas do centro centenas de lembrancinhas ‘gigantes’ para levar para casa ou dar de presente.
Mas você conhece a história por trás destes objetos gigantes?
Tudo começou com o ator ituano Francisco Flaviano de Almeida, mais conhecido como Simplício, que fazia parte do programa Praça da Alegria, na antiga TV Tupi.
Ele representava um caipira do interior que falava que tudo da sua terra era gigante! O bordão ficou tão famoso que durou até os dias de hoje.
Mas apesar da sua fama por coisas gigantes, Itu (SP) possui muitas outras atrações que atraem e encantam seus visitantes.
Índice
Principais pontos turísticos de Itu (SP)
Para te ajudar, separamos aqui os principais pontos turísticos de Itu (SP) que você não pode deixar de visitar. Confira a seguir.
Bosque Alceu Geribello

O Bosque é um espaço educativo destinado a aprendizagem sobre a natureza, qualidade de vida e sustentabilidade. Além de ter um espaço incrível para relaxar, fazer piquenique ou ler um livro.
Casa da Praça
A casa funciona como uma espécie de museu, onde abriga alguns acervos culturais e por isso acontece por lá algumas exposições. O local é aberto ao público geral para conhecer um pouco sobre a história da cidade de Itu (SP).
Casa do Barão

Este lindo casarão serviu como moradia da família de Bento Dias Almeida Prado, o Barão de Itaim. Figura super importante na cidade de Itu (SP).
A Casa do Barão é uma extensão do Museu Republicano, onde está o Centro de Estudos da História Republicana, a Biblioteca Edgar Caroni e a Biblioteca Prudente de Morais.
Casa Imperial

Como o nome já diz, foi nela onde a família imperial brasileira se hospedou algumas vezes. Ela não é aberta para visitação, mas é parada obrigatória na cidade para foto e apreciação.
Cidade da Criança
A cidade da Criança é um parque público destinado às crianças. Por lá os pequenos se divertem com o parquinho e outras atrações que encantam a todos.
A entrada é gratuita e é mais uma dicas de o que fazer em Itú!
Praça dos Exageros

A Praça dos Exageros é a alegria da criançada. Por lá tudo é gigante, o que faz com que eles se sintam em um lugar meio mágico.
A entrada é gratuita.
Igreja Matriz Senhora De Candelária

A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária está localizada na Praça Padre Miguel, que fica no centro da cidade. Ela é considerada o maior patrimônio barroco do estado de São Paulo.
Por isso, seja você religioso ou apenas fã de história e arquitetura, não deixe de visitar a igreja.
Museu Republicano “Convenção de Itu”
O museu está situado no sobrado onde ocorreu a Convenção Republicana de Itu em 1873 e, por isso, leva este nome.
A casa possui uma arquitetura incrível, sua fachada é a mesma desde 1867.
O Museu Republicano tem como objetivo trazer informações históricas e culturais do Brasil, portanto, se você é fã de história, faça uma paradinha lá e sinta de perto os momentos históricos do nosso país.
Parque Geológico do Varvito

O Parque Geológico foi inaugurado em 1995 e era uma antiga pedreira, por isso, quem anda por lá encontra paredões incríveis.
Ele é um patrimônio tombado, aberto à visitação com muitas histórias e curiosidades geológicas. Além de contar com trilhas fantásticas e a Gruta Lágrima do Tempo.
Fazendas e campings em Itu (SP)

Para quem é fã do turismo rural, não pode deixar de conhecer as fazendas e campings que tem por lá.
São diversas atrações por lá: trilhas, lagos, piscinas, cachoeiras e ´paisagens únicas além de almoços caseiros típicos deliciosos.
Você encontra campings e fazendas para se hospedar mais rústicos ou mais sofisticados, vai do seu gosto e bolso.
Como viajar para Itu (SP) de ônibus?

É bem fácil ir para Itu (SP) de ônibus, pois há diversas empresas que fazem este trajeto. Tanto que viajar de ônibus é a forma mais prática e barata e, por isso, é tão procurada pelos viajantes rodoviários.
Partindo da cidade de São Paulo (SP), os ônibus saem da Estação Barra Funda e levam aproximadamente 3 horas para chegar ao destino.
A rodoviária de Itu (SP) fica bem próxima ao centro histórico da cidade, o que permite acesso a todos os serviços essenciais e fácil deslocamento para hotéis e pousadas.
Ao chegar na cidade você encontrará várias opções de hospedagem, entre eles estão:
- Gandini Hotel
- Ibis Itu Plaza Shopping
- Novotel Itu Terras de Sao Jose Golf & Resorts
- Fazenda Capoava
- Pousada Parque Maeda
Assim como acontece com a hospedagem, Itu (SP) possui várias opções de restaurantes maravilhosos, para te ajudar na escolha, separamos alguns:
Itu (SP), como uma boa cidade do interior, é mais possui um clima mais quente, garantindo o calor por lá quase o ano inteiro. Por isso é muito procurada nas férias escolares ou nos finais de semana e em feriados prolongados.
Mas a verdade é que Itu (SP) é uma cidade tão agradável de se estar que vale a visita em qualquer época do ano.
Quer conferir tudo isso de perto? Reserve aqui sua passagem de ônibus aqui para Itu (SP).