Você sabe o que é afroturismo e por que ele é extremamente importante para o turismo no Brasil? Vamos explicar melhor para você neste post.
Já reparou que o turismo que conhecemos em grande parte foi idealizado por pessoas brancas?
A narrativa e a valorização da cultura branca e europeia sempre tiveram grande destaque e acabaram desvalorizando e até colocando em esquecimento as culturas negras.
Por isso, mesmo que você não seja uma pessoa preta, é fundamental conhecer mais sobre o afroturismo para ter a oportunidade de conhecer melhor as histórias e as regiões do Brasil sob um outro olhar.
O afroturismo surge com a missão de romper todas estas barreiras construídas ao longo dos anos e trazer um novo olhar para o turismo, valorizando a história e a cultura negra.
Com um alto comprometimento com a diversidade e igualdade, a DeÔnibus se empenha na divulgação do turismo no Brasil considerando sempre todas as culturas e etnias. E é por isso que o afroturismo é tão importante para nós.
O que é o afroturismo?

O afroturismo tem como o objetivo destacar a cultura negra e promover a inclusão e diversidade no setor do turismo.
Além disso, o afroturismo também é responsável por tornar mais segura a experiência de viajantes negros pelo Brasil através de ações afirmativas e de acolhimento da população preta.
Vale lembrar que o afroturismo é interseccional, podendo ser realizado em ambientes urbanos e rurais.
A importância do afroturismo
Os benefícios do afroturismo são inúmeros. Vão desde trazer a reconexão com a ancestralidade para a população preta até uma ampliação da consciência sobre a relevância e perspectiva negra através de histórias, tradições e experiencias.
Tudo isso através de um olhar do preto e não mais pelo colonizador.
Além disso, o afroturismo é um importante aliado no crescimento econômico do setor, já que é um mercado em expansão, tanto pela procura de viagens quanto pelos produtores e empreendedores destas regiões.
Afroturismo é só para negros?

Não! Todo mundo pode e deve fazer roteiros de turismo afro! É uma rica oportunidade para que todas as pessoas conheçam a história e o propósito da cultura negra.
Onde praticar o Afroturismo?
A importância do afroturismo é tão forte que existem agências especializadas que criaram roteiros específicos para vivenciar essas experiências especiais. Sem mencionar museus específicos sobre a cultura negra.
A seguir listamos alguns destinos importantes para quem deseja montar um roteiro de afroturismo. Confira!
Afroturismo em São Paulo

A Caminhada São Paulo Negra é um evento de extrema importância para o afroturimo. Ela dura cerca de três horas, passa por 10 pontos da região central da cidade de São Paulo (SP) que tem relação com história da população preta.
A ideia nesta caminhada é mostrar para quem a percorre todas as histórias negras espalhadas pela cidade de São Paulo (SP) a fim de ampliar o olhar sobre o assunto e também trazer para mais perto todas as referências negras existentes ali, como a escritora Carolina Maria de Jesus e o jornalista Luiz Gama.
Alguns destaques do passeio são: Igreja Nossa Senhora Rosário dos Pretos, a estátua da Mãe Preta, a Igreja Nossa Senhora dos Enforcados, o antigo Pelourinho e o antigo Morro da Forca.
Afroturismo no Rio de Janeiro

A Pequena África é um tour que é feito no Rio de Janeiro (RJ) e que tem o objetivo de mostrar a herança africana na cidade maravilhosa.
O tour passa pelos bairros da Saúde, Gamboa e Santo Cristo, desde a Praça Mauá até a Cidade Nova, na região portuária do Rio – aliás, este porto foi a principal entrada de milhares de africanos escravizados no Brasil.
O percurso dura aproximadamente 3 horas e é feito a pé.
Uma das agências que realiza o passeio é a Sou + Carioca.
Afroturismo em Salvador

Você sabia que Salvador (BA) é conhecida como a capital com a maior população negra do Brasil?
Não à toa, a cidade abriga uma grande parte da preservação da cultura africana.
Um dos roteiros mais famosos pela cidade é a Caminhada Salvador Negra, um tour que percorre pontos do Pelourinho, Museu Afro, Igreja Nossa Senhora Rosário dos Pretos, blocos afros e afroempreendedorismo entre outros.
O tour é conduzido por anfitriões de experiência do Guia Negro que trazem as perspectivas culturais e históricas da cidade.
Este passeio é realizado pela Diáspora Black.
Afroturismo em Ouro Preto

A cidade de Ouro Preto (MG) ficou muito famosa na história pela exploração do ouro e, também, por abrigar um grande número de africanos escravizados.
Aliás, grande parte das construções da cidade foram feitas por escravos, e é por isso que por lá existem muitos traços da cultura negra na região.
Um dos passeios mais famoso na cidade é a Caminhada Chico Rei, onde é contada a história de Chico Rei, também conhecido como Galanga.
Segundo a história conta, ele foi um escravo que teria conquistado sua alforria, se tornado um homem rico e empenhado para libertar outros escravos.
O tour passa também pela Feira de Pedra Sabão, antigo mercado de pessoas escravizadas.
Destinos para conhecer a cultura negra
Agora que você já aprendeu sobre afroturismo, aproveite para ampliar seus conhecimentos sobre o tema. Confira abaixo nosso roteiro com os principais destinos no Brasil para conhecer a cultura negra.