As pessoas viajam por motivos diferentes. Há quem prefira descansar e ir para uma casa de campo, por exemplo. Há quem goste da vida noturna agitada da cidade grande. E há quem não abra mão de conhecer a história e a cultura dos lugares que visita. Este tipo de turismo é conhecido como turismo cultural.
A Organização Mundial do Turismo (UNWTO, na sigla em inglês) define o turismo cultural como “movimentos de pessoas com motivos essencialmente culturais, tais como viagens de estudo, viagens artísticas e culturais, viagens a festivais ou outros eventos culturais, visitas a locais e monumentos, viagens para descobrir a natureza, estudo do folclore ou arte e peregrinações”.
Como praticar turismo cultual

O turismo cultural inclui o turismo em áreas urbanas, principalmente em cidades históricas ou metrópoles, e seus equipamentos culturais, tais como museus e teatros. Também pode incluir o turismo em áreas rurais, apresentando as tradições das comunidades indígenas e ribeirinhas, por exemplo, e seu modo de vida. E pode ir além, como o turismo criativo, em que as pessoas são convidadas a colocar a mão na massa e realizar atividades típicas da região que visitam.
Para praticar o turismo cultural, visite qualquer lugar com uma cultura que não seja a sua própria. Os brasileiros não precisam ir tão longe. Em um país de dimensões continentais e conhecido por sua diversidade natural e cultural, até mesmo as cidades de uma mesma região apresentam hábitos e tradições diferentes. Por exemplo, as cidades do interior paulista são completamente diferentes da capital.
Turismo cultual de ônibus: a melhor opção
É muito interessante realizar essas viagens de ônibus. Dessa forma, o viajante consegue perceber as mudanças no cenário que vê pela janela: a vegetação, o clima, a infraestrutura local, etc. Existem muitas outras vantagens de viajar de ônibus para quem pratica turismo cultural. Quando se viaja de avião, acaba-se perdendo essa noção de mudança. Ao embarcar em um lugar e desembarcar em outro, há um outro tipo de experiência, quase um choque cultural.
A DeÔnibus oferece passagens de ônibus para mais de 5 mil destinos nacionais. Nós te ajudamos a ampliar sua cultura facilitando o acesso ao destino que você escolher. Tudo isso de forma rápida, fácil e segura.
Algumas cidades brasileiras conhecidas por atrair turistas culturais são: as cidades históricas de Minas Gerais, como Ouro Preto (MG), Tiradentes (MG), Congonhas (MG) e Diamantina (MG). Em Pernambuco temos Recife (PE) e Olinda (PE). As cidades de Petrópolis (RJ) e Paraty (RJ) são ótimas opções de turismo cultural no Rio de Janeiro. Esses roteiros podem ser feitos facilmente de ônibus. Aproveitar a Black Friday para conseguir passagens mais baratas pode ser uma boa estratégia.
Viagens que envolvem visitas a monumentos e obras arquitetônicas, museus, centros culturais, manifestações artísticas, etc., fazem parte do turismo cultural. A intenção do turista é quase sempre reunir novas informações e experiências para satisfazer as suas necessidades culturais.
Pronto para começar sua jornada cultural e descobrir novos e incríveis destinos brasileiros? Então clique no botão abaixo e conheça os principais museus do Brasil.