Se você é apaixonado(a) por aventura, adora se conectar com a natureza e gosta de caminhadas em meio a bosques e florestas, então as trilhas em Monte Verde são uma ótima opção para você. Localizado bem na Serra da Mantiqueira, esse destino oferece diversas opções de atrativos, principalmente voltados para o ecoturismo.
Nós do Time da DeÔnibus separamos as melhores trilhas para você conhecer em Monte Verde e região. Existem as mais acessíveis, ideais para levar as crianças e as mais intensas, para quem deseja boas aventuras. Pode ter certeza, você viverá novos encontros agradáveis e felizes. Conheça um pouco mais sobre a região!
Índice
Melhores Trilhas em Monte Verde
Para tornar sua escolha mais fácil, separamos uma lista das melhores trilhas de Monte Verde. Essas são opções que oferecem sinalização e segurança, por isso, merecem ser exploradas. Antes de se aventurar, lembre-se de levar água, lanches e ir com calçados confortáveis para garantir que seu passeio seja inesquecível. Bora conhecer as trilhas?
Pedra Redonda Monte Verde

Uma das trilhas mais conhecidas da região é a Trilha da Pedra Redonda. Ela te leva a uma vista panorâmica única após percorrer cerca de 1 km. O percurso não é muito longo, porém, é íngreme e demanda certo preparo físico. Pelo caminho, após andar aproximadamente 600 metros, você chegará em um mirante, perfeito para uma pausa. Então aproveite para admirar a vista e dar uma descansada.
Ao atingir o topo, o que vai levar menos de 1h, você será recompensado com uma visão de 360 graus da região e se tiver sorte, assistirá ao pôr do sol encantador. Aliás, você pode seguir a trilha por conta própria, ela é muito bem sinalizada e não tem necessidade de ir com guia.
Pedra Partida

Com início no mesmo ponto da Trilha da Pedra Redonda, a Trilha da Pedra Partida é destinada aos aventureiros por ser de nível bem avançado. Então, o ideal é ter um bom preparo físico e não levar crianças ou idosos que tenha dificuldade de locomoção.
Essa trilha tem bastante subida, alguns mirantes, vários animais e vegetação fechada pelo caminho, por isso é preciso ficar atento para não se perder. No final é aproximadamente 1h30m de caminhada. Apesar do desafio, o esforço é recompensado com a vista de tirar o fôlego.
Trilha do Chapéu do Bispo

A Trilha do Chapéu do Bispo é conhecida por ser a trilha em Monte Verde mais acessível da região, perfeita tanto para iniciantes quanto para famílias. Com cerca de 650 metros no total (ida e volta), essa trilha é curta e leva um tempo relativamente pequeno. Com menos de 30 minutos de caminhada você alcança o topo para apreciar a vista e compreender a origem do nome “Chapéu do Bispo”.
Embora a trilha apresente algumas subidas, ela não é difícil. No entanto, vale ressaltar que a sinalização pode ser um pouco ruim em alguns pontos, então é fundamental manter a atenção para não perder o caminho.
Trilha do Platô

O Platô é o ponto mais baixo da região em comparação com as outras opções. A trilha que leva ao topo tem bastante subida e é um pouco longa, por volta de 40 minutos de caminhada. Durante o percurso, após 700 metros subindo, você vai encontrar uma bica d’água para se refrescar e dar uma pausa para recuperar a energia.
Ao final da trilha, você vai se deparar com uma vista belíssima. A trilha é bem sinalizada, mas é em local privado, então é necessário contratar um guia.
Trilhas em Monte Verde: Pico do Selado

A trilha anterior, do Platô, é o ponto de partida para a Trilha do Pico do Selado. Esse é o ponto mais alto da região, com 2.082 metros de altitude. A trilha é bem longa e demanda preparo físico, mas, excluindo a distância, é um trajeto relativamente acessível, já que não possui muitas subidas, nem é íngreme. Normalmente, a pessoa deve levar mais de 1h30m de caminhada.
Caso prefira explorá-la sem um guia, o ideal é iniciar a caminhada de manhã bem cedo para garantir um retorno antes do anoitecer. Nossa dica é avisar alguém que vai estar no local, pois apesar de ser bem sinalizada, é sempre bom ficar atento(a). A recompensa ao final do caminho é um mirante que oferece uma vista linda. Um máximo, não é mesmo?
Trilha do Pinheiro Velho

Essa trilha em Monte Verde tem uma curiosidade interessante, ela leva esse nome devido à presença de um pinheiro com cerca de 500 anos e 1,65m de diâmetro no meio do caminho. Ele é o mais antigo da região e também umas das atrações da trilha.
Sobre a caminhada, é bem tranquila e perfeita para todas as idades, incluindo as crianças. O caminho te leva até o aeroporto de Monte Verde/MG, o mais elevado do Brasil, apesar de possuir uma pista de pouso pequena. No final da jornada, tem um mirante incrível com um das mais belas vistas da região!
Trilhas em Monte Verde: Corredeiras do Itapuá

A Trilha das Corredeiras do Itapuá fica localizada na Fazenda Hotel Itapuá. Antes de iniciar a caminhada, faça uma parada na recepção da fazenda para obter as orientações necessárias.
Essa trilha é muito tranquila e agradável, em meio à mata nativa de Araucárias, com quedas d’água e cachoeiras ao longo dos seus mais de 1 km de extensão (ida e volta). Com um nível de dificuldade fácil, a caminhada leva cerca de 1h para ser concluída.
Trilha do Jorge – Travessia São Francisco Xavier x Monte Verde

A Trilha do Jorge é uma opção destinada aos aventureiros experientes, prontos para encarar longas caminhadas. Com mais de 7 km de extensão (apenas no trecho de ida), essa trilha é bem desafiadora e exige aproximadamente 4h para ser completada, e o mesmo tempo para o retorno.
Para começar esse desafio, você deve ir até à Missão Horizontes, uma associação religiosa que é o local de partida da trilha. Ao longo dessa longa caminhada pela floresta, você será recompensado com vistas incríveis e, com um pouco de sorte, até conseguirá ver a cidade de São José dos Campos/SP.
Essa trilha exige um bom preparo, mas oferece uma experiência única também. Preparado(a) para realizar uma das mais desafiadoras trilhas em Monte Verde?
Pico da Onça

Outra opção de trilha para os experientes, é a Trilha do Pico da Onça. Essa também exige um esforço considerável e um bom preparo físico. Com aproximadamente 5 km de extensão, o percurso completo leva cerca de 5 horas para ser concluído.
Essa trilha compartilha parte do mesmo caminho da Trilha do Jorge, mas em um ponto específico, você irá na direção do Pico da Onça, um mirante que oferece uma vista espetacular da região.
Se você pretende passar um final de semana ou alguns dias mais na cidade, saiba onde se hospedar em Monte Verde/MG!
Como ir para Monte Verde com a DeÔnibus

Com toda certeza, essa lista com as trilhas em Monte Verde que preparamos deixaram você ansioso(a) para explorar esses cantinhos em meio à natureza da região. Agora, esse é o momento para planejar sua viagem para Monte Verde/MG.
Viajar de ônibus com a DeÔnibus oferece inúmeras vantagens. Além de ser uma opção econômica, você aproveita para viajar com um grupo de amigos ou família, sem precisar sair com vários carros e se preocupar com estacionamento. Aliás, durante o percurso, você pode relaxar, assistir séries, simplesmente descansar e ter em mãos os melhores livros para ler em viagens, tornando o trajeto uma parte agradável do passeio também.
Quer mais praticidade na hora de escolher e comprar sua passagem de ônibus? Baixe nosso aplicativo para ofertas exclusivas!
O portfólio diversificado de horários e rotas da DeÔnibus tornam o seu planejamento super flexível, e com o embarque fácil, você garante muita comodidade ao viajar. Está esperando o que para planejar sua ida a Monte Verde/MG? Já compartilha essa matéria com quem vai se aventurar nesse destino com você!