O ano de 2020 virou o mundo de cabeça para baixo. A pandemia causada pelo coronavírus impactou negócios, profissões e a vida de milhões de pessoas.
E uma das muitas consequências da pandemia foi o isolamento social, necessário para garantir a saúde de todos e reduzir o número de contaminações.
Mas para muita gente foi extremamente difícil ficar afastado da família e de pessoas queridas. A saudade bate forte, principalmente quando os familiares moram mais distantes – em outras cidades ou estados.
Com a aproximação do fim do ano e das épocas de festas, essa saudade aumenta ainda mais. E a vontade de estar junto de quem amamos é enorme!
Mas apesar da saudade, ainda resta uma dúvida: como viajar com segurança?
Pensando nisso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a fazer uma viagem mais tranquila e com segurança – para você e para sua família.
Veja também: Dicas e cuidados para viagens pós-quarentena
Como viajar em segurança para visitar a família

Faça uma auto avaliação da sua saúde
Somos fã de cuidados ao viajar, e agora eles estão redobrados. Além de todo cuidado para não contrair nenhuma doença ao longo da viagem, é importante tomar o cuidado de não transmitir também. Então antes de decidir viajar tome alguns cuidados:
- Verifique que não tem nenhum dos sintomas da Covid-19, como febre, falta de ar, ausência de olfato e paladar.
- Garanta que não teve contato com pessoas com os sintomas em no mínimo 15 dias antes da viagem
- Se possível faça um teste rápido
Em caso de sintomas, contatos com pessoas infectadas prefira adiar sua viagem.
Cuidados com a higiene
A primeira dica é o cuidado com a higiene que você deverá ter ao longo de toda viagem, já que isso significa zelar pela sua segurança e daqueles que vão receber sua visita.
Por isso, observe sempre estes cuidados:
- Lavar sempre as mãos com água e sabão
- Aplicar álcool em gel 70%
- Usar a máscara
- Cobrir a boca com o antebraço quando tossir ou espirrar
- Mantenha o afastamento recomendado pela lei
- Evitar aglomerações
Feito isso, lembre-se de avaliar como está a sua saúde:
- Estou com algum sintoma relacionado ao covid-19?
- Pertenço a algum grupo de risco?
- Alguém com quem eu tive contato recentemente está doente ou apresentou algum sintoma de covid-19?
Tendo tudo isso em mente, agora sim pode começar a sua viagem!
Hospedagem com segurança

Se você for ficar em um hotel ou pousada, procure se informar sobre a situação da pandemia na região (a mudança de ‘bandeira’ ou ‘fase’ de alguma região também altera o funcionamento da rede hoteleira).
Além disso, procure saber sobre os cuidados que o local está tomando tanto com a higiene do quarto quanto para evitar aglomerações nas áreas comuns.
Muitos hotéis e pousadas estão reservando horários em seus restaurantes, outros levam as refeições no quarto e outros praticam condutas de distanciamento na hora de comer. Vale a pena se informar para escolher o que melhor lhe agrada.
Já se a sua escolha for ficar em casa de parentes, lembre-se de se informar sobre a saúde dos moradores da casa, bem como, os cuidados para evitar aglomerações – e seguir o protocolo de higienização sempre.
Cuidados no lazer e na gastronomia

Sempre que puder optar, escolha ambientes arejados e de preferência ao ar livre. Fuja de passeios com aglomerações em lugares fechados.
Lembre-se de que ambientes fechados e mal ventilados aumentam o risco de contágio. Por isso, escolha fazer passeios e refeições ao ar livre.
Outra dica importante é verificar se o lugar que for visitar tem a política de obrigatoriedade do uso de máscaras – opte por estes!
Procure viajar durante a semana

Aqui vai depender da sua agenda e disponibilidade, mas, se possível, opte por uma viagem durante a semana. Isto porque a circulação de pessoas é menor – e você também consegue preços mais acessíveis em hotéis e pousadas.
Você viu que é possível viajar para matar a saudade da família com segurança, basta tomar todos os cuidados necessários e seguir os protocolos determinados em cada região.
Ficou mais tranquilo? Compre agora sua passagem de ônibus e corra para matar a saudade de quem ama.