O mundo está cada vez mais agitado, barulhento e as pessoas cada vez mais estressadas, com menos tempo e com mais coisas para fazer.
Até viajar, que é tão prazeroso, às vezes se torna uma atividade estressante: passeios cronometrados, refeições rápidas, paradas só para bater fotos e ir embora, etc. Tudo isso contribui para a perda de sensibilidade e do verdadeiro propósito de viajar: descansar, renovar as energias, aproveitar as companhias e curtir momentos de contemplação da natureza.
E justamente para resgatar esses propósitos e fazer com que as pessoas possam, de fato, desfrutar de um tempo de qualidade em suas viagens, surgiu o movimento slow travel.
O que é slow travel?

A palavra slow, em inglês, significa lento, devagar. E, assim como a filosofia do slow food (movimento destinado a promover a apreciação da comida – por isso a ideia de comer devagar), esta é uma tendência que vem crescendo também no turismo.
Há quem considere o slow travel uma ramificação do movimento slow food. E os dois podem, realmente, complementar um ao outro.
O slow travel é um estilo novo de viajar que propõe viagens com experiências mais contemplativas e sem pressa, a fim de proporcionar aos turistas momentos únicos e significativos.
A ideia foge daquele turismo mais convencional, com uma longa lista de atrações e roteiros turísticos a serem cumpridos – muitas vezes em bem pouco tempo.
Quem nunca esteve em uma viagem em que o guia apressava tanto que você mal conseguia tirar uma foto do lugar?
A ideia do movimento slow travel é justamente o oposto disso. É proporcionar aos viajantes um momento para se desconectarem e apreciarem tudo o que estiver à sua volta mais lentamente, com olhos e coração abertos para realmente vivenciar o momento.
Tudo sem pressa ou estresse para conhecer de maneira rápida um lugar ou um passeio.
Como funciona o slow travel?

Nesta viagem mais ‘devagar’, o turista tem a liberdade de fazer tudo que quiser no seu tempo e, com isso, criar uma conexão mais profunda com o lugar e com as pessoas que conhecer ali.
O movimento slow travel também prega o turismo sustentável, onde há menos tecnologia e mais contato com a natureza, explorando de forma consciente toda a beleza local.
Os lugares com este turismo mais ‘devagar’ acabam sendo aqueles não convencionais, menos procurado pela maioria das pessoas.
São cidades e regiões que, para você conhecer, é necessário muitas vezes caminhar por trilhas, atravessar rios em barcos, andar a cavalo, fazer escalada, ou seja, para encontrar estes lugares exclusivos, você tem que sair da zona de conforto.
Para ajudar na escolha do seu destino de slow travel, você pode usar nosso roteiro de lugares perfeitos para se desconectar de tudo.
E dá para ter esta experiência com a família, em casal ou sozinho
Caso prefiram essa a ultima opção temos confira leia esse post sobre viajar sozinho.
Slow travel e o viagem de ônibus
Para quem deseja aderir a esse estilo de viagem nada melhor do que uma viagem de ônibus. Diferente de viajar dirigindo, ao entrar no ônibus você não terá mais preocupações e já pode curtir a sua viagem, lendo, observando a paisagem mudando e até mesmo dormindo.
A sua viagem slow travel não precisa começar só quando você chegar no seu destino, todo o trajeto pode ser proveitoso. Que tal fazer uma viagem mais longa de ônibus? E em vez passar sobrevoando as cidades de avião, você pode simplesmente passar por todas elas, tirar fotos da janelas aproveitar as paradas. Aproveite cada detalhe, isso é slow travel!
Escolha seu destino, e compre sua passagem de ônibus aqui:
Mais experiência e menos superficialidade
E a experiência de slow travel não para por aí.
Além de promover o turismo em locais muitas vezes menos procurados, a ideia é que você se alimente daquilo que for produzido no local, se hospede em lugares da região com práticas ecológicas, construa conexão com os moradores locais e, assim, consiga ter uma experiência única e verdadeira da região visitada.
É o famoso ‘desconecte-se para se reconectar’.
Outra dica para encontrar lugares ideais para slow travel é nosso roteiro de 5 destinos tranquilos e sossegados.
E você, já sabe para onde quer ir para ter sua experiência slow travel? Garanta aqui sua passagem e tenha uma viagem única.