Para viajar com as crianças de ônibus, é necessário um cuidado redobrado dos pais e responsáveis. Antes de ir comprando as passagens e fazer as malas, um planejamento é fundamental, já que ficar horas na estrada pode ser cansativo para os pequenos. A escolha do tipo de ônibus, por exemplo, pode fazer toda a diferença para garantir mais conforto e segurança durante a viagem.
A DeÔnibus oferece passagens para mais de 5 mil destinos nacionais, sendo muitos deles perfeitos para ir com crianças. Temos parceria com mais de 300 viações que abrangem praticamente qualquer lugar que você quiser. Essa nossa abrangência nos garantiu, também, bastante experiência acompanhando as milhares de pessoas que viajam de ônibus diariamente.
Baseados nisso, criamos uma uma lista com 3 coisas imprescindíveis para ajudar a fazer uma viagem em família de forma tranquila. Confira a seguir!

1- Certifique-se que todos os documentos estão em ordem
Existem algumas regras que para viajar com os menores de idade: e uma delas é necessidade da apresentação da documentação. Para menores de 12 anos, é necessário a certidão de nascimento. Os maiores podem viajar com a identidade. Em caso de viajar com crianças que não são filhos, é necessário documento que comprove o grau de parentesco, além de uma autorização judicial.
De acordo com a Resolução N° 5.846, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em território nacional, crianças e adolescentes menores de 16 anos desacompanhadas dos pais ou responsáveis, ou na companhia de tios, avós ou parentes de terceiro grau, precisam de uma autorização dos responsáveis legais para embarcar no ônibus.
2- Escolha o horário de acordo com o perfil da criança
O melhor período para viajar com criança é no período que ela dorme, como geralmente esse horário geralmente é a noite, recomendamos este horário. Vale lembrar, que isso não é regra e pode variar de acordo com o perfil e idade da criança. Bebês com menos de um ano de idade, por exemplo, têm ciclos de sono menores e o melhor horário pode ser durante o dia. Ao viajar durante o horário de sono da criança, todo o esforço de mantê-la confortável e distraída durante a viagem é reduzida.
3- Crianças de colo de até 5 anos anos não pagam passagem
De acordo com a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), crianças com até 6 anos de idade incompletos, ou seja, que tenham até 5 anos 11 meses e 29 dias, não pagam passagem desde que ela vá no colo do responsável.
E tem mais!
Como dissemos, baseados em nossa experiência, essas são as 3 coisas principais que você deve prestar atenção ao viajar de ônibus com crianças. Mas existem muitos outros detalhes que devem ser observados também. Para saber quais são, confira no link abaixo as regras para viajar com crianças em ônibus.