O trabalho em modelo de home-office não é nenhuma novidade, mas com a pandemia que atingiu o mundo nos últimos tempos, ele cresceu ainda mais.
Empresas que antes eram resistentes a este modo de trabalho se viram obrigadas a adotá-lo, já que ele passou a ser a única alternativa para continuarem ativas no mercado.
O quadro de funcionários colocados no regime de home-office ainda é grande, já que muitas pessoas ainda não se sentem seguras para voltar ao trabalho normal.
O home-office possui inúmeras vantagens, como a economia do tempo gasto no deslocamento até à empresa e, obviamente, poder trabalhar no conforto da sua casa.
Com esta forma de trabalho, a pessoa tem a chance de escolher onde quer trabalhar e fazer até mesmo disso uma motivação no seu dia-a-dia.
É muito comum vermos pessoas inundando as cafeterias com seus notebooks e tablets para trabalharem. É uma forma de fugir um pouco de casa e também de estar em contato com outras pessoas, já que no home-office muitas vezes a pessoa passa o dia sozinha ou isolada.
Índice
Além do home-office, surge o room-office

E como o home-office permite trabalhar à distância, por que não estender este conceito mais um pouco? Trabalhar uma semana ou um mês em um lugar diferente pode ser mais uma motivação no trabalho.
Pensando nisso o mercado hoteleiro passou a investir no conceito do Room-Office, um novo formato de quarto de hotéis, totalmente adaptado para quem deseja (ou precisa) trabalhar.
É um nicho que os hotéis encontraram para pessoas que preferem trabalhar fora de casa, em um outro ambiente, livre das distrações diárias.
O Room Office é um quarto sem cama e, geralmente, com wi-fi de alta velocidade, mesa, cadeira, TV e água à disposição, igualzinho a um escritório.
Os hotéis que estão aderindo a este novo modelo geralmente são os que estão localizados perto de grandes centros empresariais (como a Avenida Paulista em São Paulo (SP), por exemplo).
Mas além deste formato, outras maneiras e hábitos de trabalhar estão surgindo. É o caso das pessoas que estão aproveitando para viajar sem precisar aguardar as férias, já que o home-office permite o trabalho de qualquer lugar.
Viajando e trabalhando
Seja para aproveitar uma viagem em família enquanto trabalha, ou uma viagem a trabalho, ou ainda simplesmente para ter uma melhora na qualidade de vida, separamos algumas dicas que irão ajudar quem quer fazer home-office fora de casa.
Confira a seguir!
Airbnb

Que tal aproveitar este momento para se ‘mudar’ temporariamente de casa e trabalhar em um novo espaço e em um novo lugar? É possível fazer isso alugando uma das casas do Airbnb.
Trocar os ares pode fazer muita diferença na produtividade, sem contar que ele é uma ótima opção financeira, já que você tem a chance de trabalhar de qualquer lugar (até de uma casa na árvore) sem gastar muito, podendo levar a família junto.
Você escolhe o lugar e quanto pode pagar.
Hotéis e pousadas

Uma dica essencial na hora de escolher um hotel ou uma pousada é verificar se há um espaço compartilhado ou até mesmo reservado para trabalhar.
Para facilitar ainda mais, o ideal é que o quarto aonde você for se hospedar tenha um bom número de tomadas e internet rápida.
Além disso, caso você esteja na cidade a trabalho e com compromissos externos marcados, lembre-se de checar a localização antes de fazer a reserva.
Um bom ponto pode fazer a diferença no tempo do seu deslocamento e evitar que fique preso no trânsito da cidade.
O silêncio também é fundamental, portanto, confira se as janelas são antirruído ou, caso não sejam, escolha um quarto em andares mais altos. Ou ainda, opte por um quarto que não seja virado para a via principal.
E por último, não esqueça de verificar a parte de lazer, já que ninguém é de ferro e depois do trabalho é fundamental relaxar um pouco. Veja o que eles têm a oferecer neste sentido (piscinas, spa, academias, quadras esportivas, etc.).
Coworking

Se você está viajando sozinho e não curte esta vibe mais solitária de quarto de hotel ou pousada, uma ótima opção para trabalhar é em um coworking.
Pesquise se na cidade que for ficar existem espaços de coworking disponíveis.
O coworking é um espaço compartilhado, utilizado por diferentes profissionais, tudo no mesmo ambiente (ótima oportunidade para fazer networking também).
E você paga pelo tempo de uso, o que permite gerenciar seus gastos.
Dicas para trabalhar em home-office durante uma viagem
Se você pretende trabalhar enquanto viaja, é muito importante seguir estas dicas:
- Elimine ruídos e distrações
- Tenha uma boa internet
- Utilize técnicas de produtividade de tempo
- Use roupas confortáveis
- Invista em fones de ouvido de qualidade
- Compre adaptadores de tomadas
- Não esqueça de levar o equipamento de trabalho (notebook e afins)
- Organize seus compromissos diariamente (assim, caso escolha fazer um passeio no meio do dia, terá a chance de remanejar a sua agenda sem prejudicar o trabalho)
- Comunique-se sempre com os clientes, superiores ou colegas de trabalho
- Minimize as distrações
- Estabeleça limites sobre o tempo de trabalho diário
As 5 melhores cidades para trabalhar remotamente enquanto viaja
Para quem deseja fugir da monotonia de trabalhar em casa, listamos a seguir algumas cidades onde é possível viajar e trabalhar tranquilamente.
São Paulo (SP)

A cidade é perfeita para quem deseja trabalhar remotamente, pela quantidade de lugares para trabalhar (hotéis, cafés, coworkings, airbnb) e também por toda a diversão que oferece aos seus visitantes (belos parques, museus, restaurantes, bares etc.).
Reserve aqui sua passagem para São Paulo (SP).
Rio de Janeiro (RJ)

Se você é fã de praias, o Rio com certeza é um ótimo lugar, porque além de oferecer ao seu visitante uma beleza natural de tirar o fôlego, também tem uma variedade de lugares para trabalhar.
E no final da tarde você pode dar aquela escapadinha para praia e recarregar as energias.
Reserve sua passagem para o Rio de Janeiro (RJ).
Porto Alegre (RS)

Outra cidade que tem bastante destaque é Porto Alegre (RS). A bela capital gaúcha oferece uma excelente infraestrutura para o turismo de negócios e dispõe de ótimos hotéis e locais para você trabalhar enquanto viaja.
Outra vantagem de Porto Alegre (RS) é que ela está coladinha na Serra Gaúcha, um dos principais pontos turísticos do Sul do Brasil. Então você pode se organizar para conhecer várias cidades serranas enquanto trabalha.
Curtiu? Então reserve sua passagem para Porto Alegre (RS).
Belo Horizonte (MG)

O Estado de Minas Gerais é conhecido por toda sua riqueza histórica e cultural, além de belezas naturais exuberantes. E sua capital, Belo Horizonte (MG), conta também com toda uma infraestrutura tanto para o turismo convencional quanto o de negócios.
Além de ser um lugar agradável para quem viaja e trabalha remotamente, ela oferece bons espaços de coworking e outros locais de trabalho.
Reserve já sua passagem para Belo Horizonte (MG).
Recife (PE)

A ensolarada Recife (PE) é uma cidade importante e famosa pelo turismo no Brasil, mas que vem se destacando também quando o assunto é trabalho.
Por lá é possível relaxar e ainda trabalhar com todo conforto e infraestrutura necessária. E assim como no Rio, curtir as belas praias da cidade no fim do expediente.
Reserve sua passagem para Recife (PE).
Quer aproveitar ainda mais a viagem? Então você tem que ler nosso post sobre como fazer turismo em uma viagem a trabalho.
Importante dizer que você não precisa ficar limitado só a estas cidades que sugerimos. O Brasil é imenso e possui lugares lindos onde você pode trabalhar e relaxar. Clique aqui e escolha seu próximo destino.