Para algumas pessoas, viajar sozinho é uma aventura e uma experiência fantástica. Para outras, é uma falta de opção por não conseguirem conciliar tempo e agenda livre com a família e amigos.
Independente de qual situação você se encaixe, é importante ressaltar que viajar sozinho não é nenhum tabu – muita gente ainda acha que uma viagem precisa ter uma ou mais companhias para ser divertida.
Mas o fato é que seja por escolha própria ou falta de opção, viajar sozinho pode ser sim muito divertido – às vezes, poderá ser uma das melhores viagens que você fará.
Para ajudar a deixar toda esta experiência ainda mais incrível, preparamos este guia completo com tudo o que você precisa saber para viajar sozinho.
Confira a seguir dicas de viagem, lugares, restaurantes e passeios para quem vai encarar uma viagem solitária.
Viajar sozinho permite praticar a solitude

É possível estar sozinho, se sentir bem e se divertir ao mesmo tempo. E é sobre isso que se trata a famosa ‘solitude’, termo utilizado para o estado de querer estar só e aproveitar isso.
É aquele momento de reflexão e de aproveitar a sua própria companhia.
Viajar sozinho para um lugar legal pode ser uma ótima oportunidade para você praticar esse estado de forma intensa, e depois levar a experiência para outros aspectos da vida cotidiana. Se as viagens com amigos já têm um poder transformador, uma viagem sozinha tem mais ainda.
Você não precisa alinhar expectativa, horários e nem roteiro com ninguém

O que você faria se pudesse tomar decisões sem se preocupar com as vontades de ninguém além das suas?
Viajar com alguém é tomar decisões em conjunto, mas o fato é que nem sempre as decisões tomadas são 100% boas pra você. Esse é um problema que quem viaja sozinho passa longe.
Uma das melhores partes de viajar sozinho é poder tomar decisões baseadas 100% nas suas vontades, sem se preocupar se se preocupar se alguém vai gostar ou não. Independência é tudo!
Pode ser um processo de autoconhecimento

Mesmo que você não saia em uma jornada épica típica de Elizabeth Gilbert, a autora do best seller “Comer, Rezar e Amar”, viajar sozinho é uma grande oportunidade de praticar o autoconhecimento.
Sabe quando você está conhecendo alguém novo (ou por outra perspectiva) e enche essa pessoa de perguntas? Então, viajar sozinho é uma oportunidade pra fazer isso, mas a pessoa nova é você. Faça essas perguntas a si mesmo e aproveite a viagem para se conhecer. Segue algumas perguntas para se fazer ao longo do passeio:
- O que eu mais gosto de fazer?
- O que eu faria se não tivesse ninguém me olhando?
- O que eu tenho de melhor?
- Já que eu sou a pessoa que passou mais tempo comigo mesmo, como eu faço para me divertir?
Você conhece pessoas novas

Não é porque você decidiu viajar sozinho que você passará todo o tempo da viagem assim. Pelo contrário, quando você não tem alguém ao seu lado, a tendência é que você saia da zona de conforto de crie laços com pessoas desconhecidas. E quem sabe nessa situação você não conhece alguém super legal?
Agora que você já viu algumas vantagens e motivos para viajar sozinho, confira a seguir informações, dicas de viagem, lugares, restaurantes e passeios para encarar sua viagem solitária.
Qual a idade mínima para viajar sozinho de ônibus?

Para começar esta aventura incrível, é importante ficar de olho na lei, já que existe uma idade mínima para viajar sozinho de ônibus.
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que teve seu texto de lei alterado pela lei 13.812/19:
Crianças (pessoa com idade até 12 anos incompletos) e adolescentes menores de 16 anos só podem viajar sozinhos com autorização judicial.
Esta regra só muda no caso dela estar acompanhada de parentes maiores de 18 anos, ou em viagens em cidades vizinhas onde resida. E ainda neste caso tem que ser no mesmo estado ou região metropolitana.
Já a partir dos 16 anos, o adolescente poderá viajar sozinho de ônibus por todo o território nacional, tendo que levar consigo apenas um documento de identificação com foto – de preferência, o RG.
Como viajar de ônibus de graça sozinho(a)?

Se você tiver entre 15 e 29 anos e possuir o ID Jovem, é possível viajar de ônibus de graça.
Isto porque está previsto na lei 12.852, de 05 de agosto de 2013, que jovens entre 15 e 29 anos de baixa renda podem tirar o ID Jovem, que dá direito a vários benefícios, entre eles a reserva de assentos em viagens interestaduais.
Os requisitos para conseguir uma ID são:
- Jovens entre 15 e 29 anos (estudante ou não);
- Inscritos no cadastro Único do Governo Federal e com NIS ativo e com informações atualizadas há pelo menos 2 anos;
- Possuir renda familiar de até 2 salários mínimos.
Para saber mais sobre esse documento e seus benefícios, confira nosso post completo sobre o ID Jovem.
Cuidados ao viajar sozinho(a)

- Hospedagem: deve ser analisado e escolhido cuidadosamente quando se viaja sozinho, por isso prefira aquelas com boa localização (bairros mais seguros) e avaliação. De preferência, fique mais perto do centro.
- Transporte: procure andar de transporte público somente em locais onde ele é considerado de boa qualidade e seguro. Caso contrário, aproveite o Uber ou táxi que trarão maior tranquilidade para você.
- Não faça cara de turista: Isso significa não ficar exibindo a câmera fotográfica (tire foto e guarde rapidamente) ou o celular a todo momento e em todo lugar. Isso pode chamar a atenção e te deixar mais vulnerável.
- Seja desconfiado: como diz o ditado, confie desconfiando. Faça amizade, conheça pessoas novas, mas não abra totalmente sua vida e coração para elas.
- Informe seu roteiro para pessoas próximas: conte seu itinerário para amigos e familiares, assim,caso venha acontecer alguma emergência, eles já saberão onde encontrá-lo.
- Mala de viagem: não esqueça de fazer uma mala de viagem o mais simples e leve possível, já que você é quem terá que carregá-la.
Truques para uma viagem sozinho(a)

Como tirar uma boa foto: aposte em locais com boa luz e que sejam lindos (assim o cenário já ajudará a deixar mais legal). E lembre-se de levar equipamentos que podem te ajudar, como tripé, bastão de selfie, etc.
E para deixar seus vídeos com um toque mais profissional, confira aqui as nossas dicas exclusivas.
Como ir à praia sozinho(a): se o destino for praia, alguns cuidados poderão te ajudar como protetor solar de spray, um bom livro e itens essenciais (assim evita aquela super mala de praia). E quando for tomar um banho de mar, peça para alguém que esteja por perto (e que seja de confiança) dar uma olhadinha nos seus pertences – ou ainda, enterre na areia (tipo esconderijo).
Como fazer refeições sozinho(a): para que você não se sinta um pouco constrangido em estar comendo sozinho, a dica é levar junto um livro ou e-reader. Assim o tempo passa mais rápido e você nem percebe.
Aproveite para conferir nossa lista com os melhores livros para ler em viagens.
Destinos para fazer sua próxima viagem sozinho(a)
Agora que já conhece todos os detalhes e dicas para viajar sozinho, mas não sabe ainda para onde ir, listamos algumas cidades a fim de tornar sua viagem inesquecível. Confira!
Viajar sozinho para Curitiba (PR)

A bela Curitiba (PR) é conhecida pelos seus lindos jardins, parques, ruas arborizadas e, também, por pontos turísticos que encantam os seus visitantes.
Ela é uma ótima opção para quem viaja sozinho, pois é fácil conhecer a cidade. Existe uma linha de ônibus que passa pelos principais pontos turísticos de Curitiba (PR).
Ou seja, se você não quiser andar muito por lá sozinha, com um ônibus você tem a chance de conhecer os principais lugares da cidade.
E quando estiver lá, não deixe de conhecer:
Jardim Botânico
Considerado o cartão postal da cidade e, quando você o conhece, entende o porquê.
O local possui lindos jardins geométricos e uma estufa de vidro de tirar o fôlego, como se você estivesse em um filme europeu. Aliás, a estufa foi inspirada no Palácio dos Cristais de Londres.
Além de toda esta beleza, o Jardim Botânico tem um trabalho de preservação da natureza, pois ali também funciona um centro de pesquisas da flora do Paraná.
Bosque do Alemão
Inaugurado em 1996 e com o intuito de divulgar as tradições alemãs, ele encanta seus visitantes nos 38 mil m² de mata nativa, que faziam parte da antiga chácara da família Schaffer.
Além de muita natureza em que você consegue fazer a trilha de João e Maria, que narra o conto dos irmãos Grimm, você encontrará uma réplica de uma antiga igreja de madeira, construída em 1933, onde abriga uma sala de concertos chamada Oratório de Bach.
Não deixe de conhecer o mirante em madeira que permite vista panorâmica da cidade.
Ópera de Arame
Com uma arquitetura que impressiona, erguida sobre um lago, a Ópera de Arame é um lugar inesquecível. Imagine a sensação de assistir a um espetáculo onde o palco principal é a natureza.
O lugar é todo de vidro, o que aproxima os visitantes da natureza. Ele abre para visitação mesmo quando não há espetáculos, portanto, não deixe de conhecer.
Museu Oscar Niemeyer
Este museu é considerado um dos mais bonitos do Brasil e está entre os melhores museus do mundo.
Conhecido também como “museu do olho” por conta da sua fachada, ele é focado em arquitetura, artes visuais e design.
Seu acervo incrível possui quadros, fotografias e esculturas, totalizando 7 mil obras de artistas renomados.
Ficou curiosa para conhecer melhor esta cidade linda? Então reserve aqui sua passagem para Curitiba (PR).
Viajar sozinho para Ouro Preto (MG)

Uma cidade histórica e cheia de encantos naturais. Assim é Ouro Preto (MG).
Quem visita a cidade aprende um pouco mais sobre período do Ciclo do Ouro, época do auge da corrida em busca de metais e pedras preciosas que aconteceu entre os séculos XVIII e XIX, período do qual datam também as construções coloniais, igrejas e minas que são as principais atrações da cidade.
A cidade é perfeita para quem viaja sozinho, pois é possível fazer muitos passeios a pé.
E caminhar a pé em Ouro Preto (MG) já é um passeio maravilhoso. A dica é você começar pela Praça Tiradentes, local que marca o ponto onde o inconfidente Tiradentes teve a sua cabeça exposta após ser morto (é um lugar bem conhecido e marcante).
Além disso, é um ótimo ponto de partida para você começar a conhecer a cidade e descer suas ladeiras.
E não deixe de conhecer algumas atrações muito buscadas por visitantes e turistas, como:
- Igreja de São Francisco de Assis
- Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar
- Museu da Inconfidência
- Museu Aleijadinho
Quer conferir de perto toda esta beleza mineira? Então bora para Ouro Preto (MG).
Viajar sozinho para Jericoacoara (CE)

Se você é fã de praia, precisa visitar Jericoacoara (CE). Um lugar perfeito para relaxar, contemplar o mar e o céu azul. E ali, no meio dessas belezas naturais, você pode aproveitar para deixar a mente correr solta.
A cidade já foi eleita com o pôr do sol mais bonito do Brasil, então, se você quer ter um momento contemplativo e com muita energia, precisa conferir de perto este espetáculo.
Você encontra muitas opções de diversão por lá: surfe, mergulho de cilindro no Buraco do Inferno, conferir o pôr do sol na Praia do Boldró e, ainda, dançar forró no Bar do Cachorro.
A cidade de Jericoacoara (CE) é perfeita para quem viaja sozinho, pois possui hotéis e pousadas com uma infraestrutura completa, capaz de entreter seus hóspedes sem que precisem sair do local.
Mas, se você gosta de mais agito e quiser se aventurar pela região, há ótimas opções para curtir a cidade.
Quer fazer esta viagem e carregar suas energias? Reserve agora sua passagem para Jericoacoara (CE) e garanta uma experiência de vida inesquecível.
Viajar sozinho para São Paulo (SP)

A cidade de São Paulo (SP) é rica tanto em cultura como em gastronomia. Por ser tão cheia de atrativos, chega ser difícil conhecer todos os seus pontos turísticos.
Mas a boa notícia é que, com um roteiro bem planejado, você consegue fazer sozinho vários passeios incríveis na cidade e conhecer lugares bacanas e famosos.
Como se diz, “praia do paulista é o shopping”. Por isso, começamos com uma lista dos principais shoppings da cidade.
Shopping Iguatemi
O Shopping Iguatemi foi o primeiro shopping da América Latina e é o mais antigo de São Paulo (SP).
Ele foi inaugurado em 1966 e está localizado na Avenida Brigadeiro Faria Lima, na Zona Sul da cidade.
O acesso ao Shopping Iguatemi é fácil, você consegue chegar até lá de carro, ônibus, metrô e trem que passam ali perto.
O endereço é Av. Brg. Faria Lima, 2232 – Jardim Paulistano, São Paulo – SP, 01449-010.
Shopping Center Norte
O Shopping Center Norte é outro dos mais antigos da cidade. Inaugurado em 1984, ele é um dos shoppings com maior número de frequentadores. Isto se dá também pela localização privilegiada (Tv. Casalbuono, 120 – Vila Guilherme, São Paulo – SP, 02049-000), onde o acesso é fácil, sendo possível chegar lá de ônibus, carro e metrô.
Diferente da maioria dos shoppings atuais, o Center Norte é totalmente térreo, sem andares superiores. Isso facilita bastante a circulação e passeio de pessoas com dificuldades de locomoção.
Além disso, ele está em frente ao Shopping Lar Center, um shopping totalmente dedicado à decoração.
Passeio perfeito para quem curte compras e decoração para casa.
Shopping Eldorado
O Shopping Eldorado é outro que lista entre os mais antigos de São Paulo (SP). Ele foi inaugurado em 1981 e, apesar de ser um shopping completo e que oferece lazer para a família toda, ele é muito procurado em especial pelas crianças, que adoram se divertir no KidZânia (um parque que mistura entretenimento com aprendizagem).
Com localização na Av. Rebouças, 3970 – Pinheiros, São Paulo – SP, 05402-600, o acesso ao shopping é também bem fácil, pois você consegue chegar lá tanto de carro, metrô, ônibus ou trem.
Shopping Cidade São Paulo
O Shopping Cidade de São Paulo foi inaugurado mais recentemente, em 2015, e está localizado no coração da cidade: a bela Avenida Paulista (principal avenida de São Paulo), pertinho do MASP.
Localizado no número 1230 da Av. Paulista – Bela Vista, São Paulo – SP, 01310-100, o seu acesso é bem fácil, você pode ir de carro, ônibus ou metrô.
Complexo Tatuapé
O Complexo Tatuapé (que une os shoppings Metrô Tatuapé e Boulevard Tatuapé) está localizado na Zona Leste da cidade de São Paulo (SP).
Ele é sem dúvida, um dos shoppings mais movimentados da cidade, tendo-se em vista a facilidade de acesso, pois ele está ligado à estação de metrô e CTPM do Tatuapé, além do terminal de ônibus.
O endereço é Rua Dr. Melo Freire S/N, Tatuapé – São Paulo – SP – 03314-030.
Shopping Morumbi
Localizado na Zona Sul da cidade, o Shopping Morumbi é um dos shoppings mais conceituados de São Paulo (SP), tanto por sua variedade quanto pelo tempo de existência: são 30 anos na vida do paulistano.
Assim como a grande maioria dos shoppings, ele também está localizado em uma região de fácil acesso.
O shopping fica na Av. Roque Petroni Júnior, 1089 – Jardim das Acácias, São Paulo – SP, 04707-900. É possível chegar lá tanto de carro, ônibus, metrô ou trem.
Shopping JK Iguatemi
O Shopping JK Iguatemi transborda luxo e requinte. Seja pela sua belíssima arquitetura, que faz uso incrível da iluminação natural, ou pelas marcas famosas que o local abriga, passear no JK Iguatemi nos transporta para um universo de glamour.
Ele não é, obviamente, o shopping com melhores preços. Mas definitivamente vale uma visita, especialmente para quem curte exclusividade.
Ele está localizado na Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041 – Itaim Bibi, São Paulo – SP, 04543-011.
Mas não é só de shoppings que vivem os paulistas, existem lugares incríveis de cultura e lazer que você não pode deixar de conhecer. Confira a seguir.
Teatro Municipal
Além de atrair visitantes com as apresentações realizadas ao longo do ano (muitas com valores bem acessíveis), também é possível fazer uma visita educativa guiada por este que é um dos edifícios mais icônicos de São Paulo (SP).
Todas as terças-feiras o Theatro Municipal abre para visitação para quem estiver a fim de conhecer mais profundamente a história e detalhes do local (fora as fotos lindas que você pode tirar lá).
Fique de olho na programação do Theatro Municipal e faça a sua reserva, tanto para ver um espetáculo quanto para agendar a sua visita.
É sem dúvida uma experiência única.
Mercado Municipal
Quem visita a cidade de São Paulo (SP) geralmente corre para conhecer o famoso ‘Mercadão’ (como é mais conhecido).
E não é à toa, já que o Mercado Municipal oferece uma incrível variedade de barracas de frutas, queijos, doces, vinhos, especiarias e frutas exóticas, entre outras guloseimas capazes de enlouquecer qualquer um.
Sério, você vai querer provar tudo!
Além de ter a chance de levar tudo isso para casa, você também pode saborear algumas delicias lá, já que o local conta com um espaço gastronômico cheio de lugares badalados para você comer.
Impossível não provar o famoso sanduíche de mortadela do bar do Mané e o pastel de bacalhau (vá com fome, pois eles são enormes!)
Conhecer o Mercado Municipal é obrigatório para quem passeia por São Paulo (SP). Além de todas as delícias, é maravilhoso caminhar por lá e apreciar a beleza arquitetônica dos anos 30.
Você consegue chegar até o mercadão de carro, ônibus ou metrô.
Ele abre para o público todos os dias, das 06h00 às 18h00.
Vila Madalena
Seja para caminhar por suas ruas em uma tarde sol ou para curtir a noite, o bairro da Vila Madalena é perfeito e, por isso, é um passeio imperdível em São Paulo (SP).
Se você é do tipo de pessoa mais tranquila, a dica é caminhar pelas suas ruas e tirar bastante fotos (parada obrigatória no Beco do Batman – galeria de grafite a céu aberto) e esticar em um dos bares da região, como o Bar do Beco.
Ou, se preferir, pode terminar o dia com uma vista linda da cidade e com o melhor pôr do sol, na praça do pôr do Sol.
Mas para os amantes da boemia, opção é que não falta.
Reduto dos melhores bares da cidade, a noite na Vila Madalena é marcada por muita alegria, comida boa e diversidade.
São tantas opções boas que fica difícil escolher um lugar.
Minhocão
O Elevado Presidente João Goulart, conhecido como Minhocão, é um ponto importante e polêmico da cidade. Isto porque existe um projeto de interdição total dele para transformá-lo em um parque.
Mas enquanto isso não acontece, ele tem sido utilizado como um local de lazer na cidade.
Aos sábados, domingos e feriados é fechado para carros.
Em meio aos apartamentos do centro, as pessoas correm, andam de skate ou andam de bicicleta e as crianças brincam.
Lá você consegue atravessá-lo a pé até a outra ponta (perfeito em dias de sol) e registrar cada cantinho e detalhe que passa despercebido quanto se está de carro.
Não esqueça de registrar tudo.
Se ficar com fome não se preocupe, sempre tem algum food truck por lá.
Quem quiser ir de carro, terá que parar o veículo perto da Rua Maria Antônia e seus arredores.
SESC Pompeia
O SESC Pompeia é um famoso centro cultural e de lazer da cidade de São Paulo (SP) que você precisa conhecer.
Por lá acontecem exposições, peças de teatro, apresentações musicais e até algumas oficinas.
Seja para quem é fã de arte ou simplesmente para quem gosta de tomar um cafezinho em um lugar diferente da cidade, o SESC é uma ótima opção.
Você já percebeu que São Paulo (SP) tem algo especial e diferente em cada bairro, portanto não deixe de conhecer estes lugares e se divertir gastando pouco.
Reserve aqui sua passagem para São Paulo (SP).
Viajar sozinho para Paraty (RJ)

A cidade histórica de Paraty (RJ) fica a 236 km do Rio de Janeiro (RJ). Considerada Patrimônio Histórico Cultural, ela mantém viva toda sua história e arquitetura colonial.
Quando você caminha pelas ruas de pedra da cidade tem a sensação de voltar no tempo: belíssimos casarões coloniais, as igrejas, os emblemáticos símbolos maçônicos inscritos nas paredes de seus casarões, bem como os barquinhos coloridos na margem do rio, dão um charme único à cidade histórica. Sem contar que a cidade ainda tem muita natureza ao seu redor, com lindas praias e cachoeiras.
Mas Paraty (RJ) também está no roteiro da cachaça. Tanto que é um local de ‘peregrinação’ dos amantes da cachaça.
E não é à toa que ela recebeu este nome, lá estão vários alambiques com cachaça de altíssimo nível. Entre eles, alguns se destacam:
- Cachaça Pedra Branca e Cachaça Paratiana
- Cachaça Coqueiro e Cachaça Corisco
- Cachaça Engenho d’Ouro
Outro importante evento que acontece em Paraty (RJ) é a FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty (RJ), que atrai amantes da literatura de todo país.
E é claro que não podemos deixar de mencionar as praias, cachoeiras e trilhas que tem por lá.
Se você é fã de praia, aproveite para conhecer as principais praias para aproveitar o verão no Sudeste.
Quer conhecer esta linda cidade sozinho(a)? Então reserve já sua passagem para Paraty (RJ).
Viajar sozinho para Recife (PE)

Conhecida como a ‘Veneza Brasileira’ por causa da semelhança com a famosa cidade italiana, já que ambas são atravessadas por um canal ligado por pontes, Recife (PE), que é a capital de Pernambuco, esbanja alegria e encanta seus visitantes.
Seja pelo seu clima tropical (que atrai muitos turistas gringos), pelas lindas praias e paisagens naturais ou, ainda, pela alegria do maracatu, a cidade é um grande polo turístico do Brasil.
A cidade conta com várias atrações e opções de lazer, cultura e diversão para todos os gostos, sempre com muita música e alegria.
As 5 principais praias de Recife são:
- Praia de Boa Viagem
- Porto de Galinhas
- Praia dos Carneiros
- Praia Coroa do Avião
- Reserva do Paiva
A cidade de Recife (PE) também é famosa por suas diversas produções cinematográficas realizadas na região. Mais recentemente o filme que se destacou foi Aquarius, do diretor Kleber Mendonça Filho, que abrange a valorização da memória e preservação do patrimônio.
O filme mostra os principais atrativos da cidade, como a praia de Boa Viagem.
Além disso, Recife (PE) também conta com diversas opções culturais. Lá está o famoso Instituto Ricardo Brennand.
Com sua arquitetura medieval, ele chama bastante a atenção de quem o visita, mas o destaque é a maior coleção de armas brancas do mundo, além da coleção de pinturas de Frans Post, o primeiro pintor de paisagens do continente americano.
Além disso, o museu abriga a mais completa coleção de documentos e objetos do período histórico da ocupação holandesa em Pernambuco.
O museu está localizado na R. Mário Campelo, 700 – Várzea, Recife (PE), 50741-430.
Esta é uma cidade que, sem dúvida, vale a pena conhecer sozinho(a) e desfrutar de todos os seus atrativos. Curtiu? Então reserve aqui sua passagem para Recife (PE).
Viajar sozinho para Foz do Iguaçu (PR)

Localizada na fronteira com a Argentina (o que é maravilhoso, pois você pode dar uma esticadinha até o país vizinho e conhecer outra cultura) e famosa por suas cataratas, Foz do Iguaçu (PR) possui muitas opções de roteiros.
Lá você encontrará passeios bem diversificados (tanto para quem é mais aventureiro quanto para quem é mais pacato), como passeios de barco, helicóptero e até cassinos (do lado argentino).
Além disso, para os amantes da fotografia, a dica para você arrasar no Instagram é visitar o Parque Nacional, o Parque das Aves e, é claro, as Cataratas.
Como há muitos passeios para fazer por lá, é possível fácil de fazer novas amizades, aliás já começa no ônibus, com pessoas que estão indo fazer o passeio também.
Ficou com vontade de conferir tudo isso de perto? Compre sua passagem para Foz do Iguaçu (PR).
Viajar sozinho para Florianópolis (SC)

A bela Florianópolis (SC) é a capital do Estado de Santa Catarina, sendo bastante conhecida por suas lindas praias e tornando-se um refúgio de muitos turistas de todo o Brasil.Com mais de 42 praias, ela agrada a todos os gostos.
Algumas praias são consideradas imperdíveis como:
- Lagoa do Peri
- Praia da Solidão
- Praia da Daniela
- Ilha do Campeche
Uma dica legal para quem viaja sozinho é experimentar o Floripa by Bus. Ele realiza city tours pelos principais pontos turísticos de Florianópolis a bordo do Open Top Bus.
E se você acha que o Sul só vive de churrasco se enganou, aproveite sua estadia para provar um delicioso prato típico: pirão de peixe.
O pirão de peixe é o resultado dos dois produtos que os ‘manezinhos da ilha’ mais produzem tradicionalmente: farinha de mandioca e peixe. “Manezinho da ilha” é como se chamam os descendentes dos açorianos que colonizaram Floripa, e é deles que vem a tradição gastronômica da cidade.
Esse prato é preparado com caldo de peixe, temperos e farinha de mandioca escaldada. Você pode encontrá-lo na maioria dos restaurantes tradicionais à beira da praia ou da Lagoa da Conceição, e é uma refeição bem consistente, perfeita para quem vai passar o dia na praia.
A dica é assistir um pôr do sol por, considerado um dos mais bonitos do Brasil. Dá só uma olhada nestas fotos.
Assista de perto toda esta maravilha. Reserve já sua passagem para Florianópolis (SC).
Viajar sozinho para Fortaleza (CE)

A ensolarada Fortaleza (CE) é cheia de opções de divertimento e entretenimento perfeitos para quem vai para lá sozinho, mas alguns pontos turísticos você não pode deixar de conhecer:
- Espigão de Iracema
- Mercado Central
- Centro de Arte e Cultura Dragão do Mar
- Theatro José de Alencar
- Museu do Ceará
- Praia do Futuro
Quem chega na cidade desembarca na Rodoviária de Fortaleza, também conhecida como Terminal Rodoviário Engenheiro João Thomé.
O terminal possui acessibilidade, além de toda infraestrutura de serviços desde bancos até lanchonetes. Ela está localizada no bairro de Fátima, bem próximo ao centro da cidade.
E por isso a dica para quem viaja sozinho é se hospedar por lá. Opções de hospedagens é que não faltam, confira:
Hotel Villa Mayor: O hotel está localizado a 5 km da rodoviária e a 100 metros da Avenida Beira mar e da famosa feirinha de artesanato.
Pousada São José: coladinho também do terminal está a pousada São José, uma ótima opção para quem está com o orçamento mais apertado.
Iracema Travel Hotel: O hotel está a 3 minutos da praia de Iracema e devido a sua localização privilegiada que dá acesso aos principais pontos turísticos da cidade é bastante procurado.
Vila Galé: O Villa Galé já está um pouco mais distante do terminal rodoviário (ainda assim é fácil o acesso), cerca de 1 hora e meia, mas quem vai para lá não se arrepende. Além de lindo, o hotel também oferece dois restaurantes e dois bares para os seus hospedes. Perfeito para quem não gosta ou não quer sair do hotel.
Curtiu? Compre já sua passagem para Fortaleza (CE).
Viajar sozinho para Maceió (AL)

A cidade de Maceió (AL) é abençoada pelo calor o ano inteiro, logo, independente de quando você for, conseguirá aproveitar as lindas praias da cidade.
As praias são o principal atrativo turístico de Maceió (AL). A escolha de um hotel no centro que seja bem localizado, é ideal para quem viaja sozinho, pois é possível ter acesso às praias e desfrutar da segurança da localização.
Se você estiver a fim de economizar, aproveite para pegar a baixa temporada, que é em qualquer época do ano, menos o verão.
Assim você aproveita as praias e pontos turísticos com mais sossego e preços bem mais acessíveis.
Não perca tempo. Corra e reserve agora sua passagem para Maceió (AL).
Viajar sozinho para Vitória (ES)

Capital do Espírito Santo, a cidade de Vitória (ES) é famosa pela sua beleza e tranquilidade.
Tanto que é tranquilo andar a pé por lá e ainda você encontra bons lugares para se divertir sem precisar se deslocar muito. Um bom exemplo é a Praia do Canto.
O bairro tem uma área conhecida como Triângulo, e ali ficam os melhores bares e restaurantes da cidade.
Não deixe de conhecer também as principais praias da cidade:
- Praia de Camburi
- Praia da Curva da Jurema
- Praia do Canto
- Praia Grande, Ilha do Boi
- Praia da Direita, Ilha do Boi
- Praia das Castanheiras, Ilha do Frade
Dica de ouro: Não deixe de provar a deliciosa moqueca capixaba
Quer ter momentos de paz? Reserve sua passagem para Vitória (ES).
Viajar sozinho para Brasília (DF)

Para quem é fã de turismo mais cultural, Brasília (DF) é fantástica.
A capital do Brasil é puramente história. Tanto que se tornou Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1987.
Isto se dá graças aos seus monumentos e edifícios que possuem um grande valor histórico, estético, arqueológico, científico e etnológico para a humanidade.
Brasília (DF) é perfeita para tirar fotos – que ficam parecendo cartões-postais.
A cidade foi fundada em 21 de abril de 1960, tendo a participação na sua idealização do icônico Oscar Niemeyer. Isto ocorreu durante o governo de Juscelino Kubitschek.
Desta forma, Brasília (DF) tornou-se um importante ponto turístico do nosso País: Palácio da Alvorada, Palácio do Jaburu, Palácio do Planalto, Palácio do Itamaraty, STF, Congresso Nacional e Centro Cultural Três Poderes são feitas visitações guiadas gratuitas.
Além disso, é possível visitar o Memorial JK, que abriga grande acervo do ex-presidente Juscelino Kubistchek e da primeira-dama, Sarah Kubitschek.
Bora conhecer a capital do país sozinho? Reserve aqui sua passagem para Brasília (DF).
Viajar sozinho para Belo Horizonte (MG)

A cidade de Belo Horizonte (MG) é uma das mais procuradas por turistas em Minas Gerais, isto porque ela possui atrações para todos os tipos de gostos: seja para passar a lua-de-mel, aproveitar o carnaval mineiro ou, passear com a família ou ainda viajar sozinha.
É uma cidade que encanta e agrada de imediato.
Além de linda e cheia pontos turísticos interessantes, Beagá é também uma cidade de fácil acesso.
E neste post vamos esmiuçar um pouco sobre tudo o que você pode fazer na cidade, começando, é claro, pela locomoção.
Ela está a 8 horas para quem sai de São Paulo (SP), 9 horas de quem parte de Campinas (SP), 6 horas de quem sai do Rio de Janeiro (RJ), 12 horas de quem parte de Guarapari (ES) e, aproximadamente, 10 horas de quem sai de Brasília (DF).
Viajar de ônibus para Belo Horizonte (MG) é uma experiência deliciosa, já que é possível relaxar no caminho e observar todas as diferenças ambientais, culturais e econômicas ao longo do trajeto.
A rodoviária de Belo Horizonte (MG), cujo nome é Terminal Rodoviário Israel Pinheiro, foi projetada pelos arquitetos Lúcio Costa e Oscar Niemeyer e está localizada no centro da cidade, o que permite fácil acesso a todos os tipos de serviço para quem chega por lá.
Atualmente o terminal liga a capital de Minas Gerais a todas as regiões brasileiras e tem parceria com as principais empresas de ônibus do Brasil.
O acesso à rodoviária de Belo Horizonte (MG) também é bem fácil:
- De metrô: se você for utilizar o metrô, desembarque na estação terminal Alagoinha. De lá, basta atravessar uma passarela de 50 metros que liga o metrô à rodoviária.
- De ônibus urbano: há uma série de pontos de ônibus ao redor da rodoviária, facilitando o acesso de quem chega por esse veículo. Os ônibus da cidade partem de lugares distintos e chegam nas estações próximas ao Terminal (Praça do Rio Banco, do Contorno, dos Guaranis, etc.). Definindo seu ponto de partida, você pode calcular a sua rota direitinho pelo mapa ao lado.
- De carro: o acesso é simples. A Rodoviária está cercada de avenidas. Saindo da Praça Rio Branco, é possível acessá-la utilizando as principais avenidas: Av. Afonso Pena, Av. Santos Dumont, Av. Paraná e a principal, Av. do Contorno.
Portanto, não se preocupe com o deslocamento na cidade quando chegar em Belo Horizonte (MG), opções de transportes não faltaram.
Para quem visita a cidade pela primeira vez, existem alguns passeios e lugares obrigatórios.
Listamos a seguir algumas das principais atrações turísticas de Belo Horizonte (MG) para você colocar no seu roteiro.
Conjunto Moderno da Pampulha
Ele é o principal cartão-postal de Belo Horizonte (MG). Projetado por Oscar Niemeyer a pedido do ex-presidente Juscelino Kubitscheck, esta obra prima foi declarada em 2016 como patrimônio cultural da humanidade protegido pela UNESCO.
Lá também foi construída uma lagoa artificial, onde moradores e turistas costumam passear bastante.
O conjunto abrange o Museu de Arte Moderna (originalmente um cassino); a Igreja de São Francisco; a Casa Kubitscheck; e a Casa do Baile.
Parque das Mangabeiras
O parque está localizado ao pé da Serra do Curral e também é patrimônio cultural de Belo Horizonte (MG).
Ele foi projetado pelo renomado paisagista Roberto Burle Marx. São 2,4 milhões de m2, 59 nascentes do Córrego da Serra, que integra a Bacia do Rio São Francisco.
Os visitantes que passam por lá costumam praticar esportes, piqueniques, trilhas ou simplesmente se divertem caminhando pelo parque.
Portaria Sul: Av. José do Patrocínio Pontes, 580, Bairro Mangabeiras
Portaria Norte: Praça Cidade do Porto, 100, Bairro Serra
Portaria Caraça: Rua Caraça, 900, Bairro Serra
Mercado Central
Uma das principais atrações de Belo Horizonte (MG) é a culinária típica e, portanto, nada melhor do que visitar o mercado central e conferir de perto o melhor da gastronomia local.
Não deixe de provar a goiabada, a cachaça e o famoso queijo mineiro.
Endereço: Av. Augusto de Lima, 744 – Centro, Belo Horizonte (MG)
Praça do Papa
A praça tem este nome porque, em 1980, o Papa João Paulo II esteve por lá e celebrou uma missa. Foi então que o nome da Praça Israel Pinheiro mudou para Praça do Papa.
A praça também é bastante conhecida por shows e apresentações culturais que ocorrem por lá.
Não deixe de conferir um pôr do sol por lá (um dos mais belos da cidade)
Endereço: Praça Governador Israel Pinheiro, s/n – Bairro Alto Mangabeiras, Belo Horizonte (MG)
Praça da Liberdade
Outro lugar delicioso de caminhar é a Praça da Liberdade. Ao seu redor estão várias construções antigas que foram revitalizadas com a ideia de preservar a história e a cultura do estado de Minas Gerais.
Em razão deste conjunto arquitetônico, ele é chamado como Circuito Cultural da Liberdade (o maior conjunto cultural do Brasil). Lá você encontra:
- Arquivo Público Mineiro
- Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa
- Casa Fiat de Cultura
- Centro de Arte Popular Cemig
- Centro Cultural Banco do Brasil
- Espaço do Conhecimento UFMG
- Memorial Minas Gerais Vale
- Museu das Minas e do Metal
- Museu Mineiro
- Palácio da Liberdade
A cidade de Belo Horizonte (MG) está localizada na região Sudeste do Brasil e, apesar das alterações repentinas do clima, basicamente ela é igual às demais regiões: quente e úmida na primavera e verão; e mais fria e seca no outono e no inverno.
Por isso, você deve levar em conta o seu gosto ao escolher a melhor época para visitar BH, mas, em geral, os meses mais procurados são abril e setembro.
Opções de hospedagem é que não faltam para quem visita Belo Horizonte (MG). Abaixo listamos algumas:
- Flat Premier 14 Max Savassi
- Mercure Belo Horizonte Lourdes
- Hotel Ibis Belo Horizonte Liberdade
Estes hotéis ficam em bairros que possuem mais agito à noite por estarem mais perto de bares, restaurantes e shoppings.
Mas se você gosta de mais sossego, a dica é um hotel na parte central da cidade como, por exemplo:
- Hotel Nacional Inn Belo Horizonte
- Normandy Hotel
Estes hotéis no centro de Belo Horizonte (MG) são muito procurados por quem viaja a negócios.
Aliás, Belo Horizonte (MG) é uma das cidades que mais movimentam o turismo de negócios. São feiras, palestras, festivais e várias atividades empresariais ao longo do ano.
Reserve aqui sua passagem para Belo Horizonte (MG).
Viajar sozinho para Porto Alegre (RS)

A cidade de Porto Alegre (RS) esbanja charme – seja para tomar um café, visitar um museu interativo ou mesmo uma igreja com décadas de história.
Uma das melhores maneiras de conhecer a cidade para quem viaja sozinho é fazendo um City Tour. Lá é possível ver de perto os principais pontos turísticos da cidade.
Ao visitar a cidade, não deixe de conferir de perto também:
- Centro Histórico
- Parque Marinha do Brasil
- Orla do Guaíba
- Casa de Cultura Mario Quintana
- Mercado Público
- MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul
- Cidade Baixa
- Theatro São Pedro
- Catedral Metropolitana
- Tour nos estádios do Grêmio e do Inter
E para quem curte um passeio diferente, a dica é o passeio no tradicional Cisne Branco.
O embarque acontece no Portão Central do Cais do Porto e há diferentes opções de passeio.
Quer conhecer a bela capital gaúcha sozinho? Reserve aqui a sua passagem para Porto Alegre (RS).
Destinos com maior acessibilidade
Ainda boa parte das pessoas portadoras de deficiência enfrentam dificuldades de viajar e encontrar destinos acessíveis. E se você possui algum tipo de deficiência, fique tranquilo, pois há muitos lugares para se divertir.
Pensando nisso separamos algumas cidades que possuem infraestrutura para proporcionar uma ótima viagem, confira:
Acessibilidade no Rio de Janeiro (RJ)

Os cariocas, além de toda aquela receptividade maravilhosa, também oferecem aos seus visitantes locais acessíveis.
Um dos projetos mais famosos é o Praia Para Todos, um projeto idealizado pelo Instituto Novo Ser em 2008 que tem como ideal oferecer uma infraestrutura acessível para as pessoas com deficiência em pelo menos um posto de cada praia da cidade do Rio de Janeiro (RJ).
Ele acontece no verão nas principais praias, como Copacabana e barra e oferece várias atividades como banho de mar assistido, vôlei sentado, surf e frescobol adaptado, além de handbike entre outros.
Conheça de perto este projeto incrível. Reserve sua passagem para o Rio de Janeiro (RJ).
Acessibilidade em Brotas (SP)

Considerada por muitos, como a capital nacional do turismo de aventura, Brotas (SP) também está na lista das cidades acessíveis do Brasil. Isto porque os parques vêm investindo neste campo e permitindo assim um número cada vez maior de pessoas com necessidades especiais de se divertirem.
Além disso, o visitante também conta com agências especializadas em receber pessoas com necessidades especiais.
Ficou curioso? Compre sua passagem para Brotas (SP) aqui.
Acessibilidade em Bonito (MS)

A cidade de Bonito (MS) é um dos lugares mais bonitos (literalmente!) do Brasil. E também está na rota do turismo adaptado.
Lá é possível fazer rapel, rafting, trilhas, flutuação entre outras atividades, graças aos programas de ecoturismo com acessibilidade.
Portanto, fãs de adrenalina, aproveitem para se aventurar por lá. Reserve aqui sua passagem para Bonito (MS).
Acessibilidade em Salvador (BA)

Quem visita a animada Salvador (BA) encontra rampas, calçadas ampliadas e elevadores. Tudo para garantir acessibilidade, principalmente no centro histórico.
Por isso se você deseja sentir de perto do calor e alegria baianos, fique tranquilo, pois a cidade possui rota de acessibilidade.
Reserve a sua passagem para Salvador (BA).
Acessibilidade em Foz do Iguaçu (PR)

E a linda cidade de Foz do Iguaçu (PR) também está na rota de acessibilidade do Brasil, isto porque ela vem procurando melhorar e se adaptar cada dia mais.
O visitante pode ficar tranquilo, porque é possível conhecer a cidade e fazer os principais programais turísticos da cidade com segurança.
Lá os ônibus do transporte público contam com elevadores e a maioria dos pontos turísticos são adaptados, inclusive as Cataratas do Iguaçu (parada obrigatória na cidade)
Reserve sua passagem para Foz do Iguaçu (PR).
Passagem de ônibus gratuita para cadeirantes carentes
Você sabia que existe um decreto que garante passagem de ônibus grátis para pessoas carentes portadoras de deficiências para todo o Brasil?
Ele é conhecido como Passe Livre e, apesar de não ser algo novo, muitas pessoas ainda não sabem da sua existência. Confira mais aqui sobre isso aqui.
Ao viajar sozinho você vai descobrir que é uma das melhores coisas da vida: sem roteiro de outras pessoas para cumprir, sem discussões sobre onde devem comer e sem outros perrengues muito comum em viagens em grupo.
É uma experiência tão incrível que corre o risco de viciar e você não querer viajar de outra forma.