Viajar é uma das melhores experiências da vida. É algo que não apenas nos diverte e relaxa, mas nos enriquece de muitas maneiras.
E para que a viagem seja realmente inesquecível, tudo o que queremos é que as coisas saiam como o planejado, certo? Mas para que isso aconteça, precisamos saber fazer um bom planejamento de viagem.
E um bom planejamento envolve a elaboração do orçamento que você pretende gastar, o destino para onde ir, o que fazer por lá, quando viajar e até mesmo sua organização do calendário com as tarefas da casa – achou que era mais simples, não é?
Então, se você não tem um roteiro de viagem ou não sabe como planejar uma viagem, este guia é para você!
Vamos te ensinar aqui a fazer um planejamento de viagem para transformar seu sonho em realidade sem o risco de virar um pesadelo.
Preparado? Então confira nossas dicas a seguir.
Índice
Decida o estilo de viagem que deseja fazer

Na hora de escolher um destino, é importante que você pense em como e qual o propósito de fazer esta viagem.
Vai querer ir sozinho ou acompanhado? Vai preferir ir com amigos ou família?
Qual é o tipo de turismo que você quer fazer: Ecoturismo? Praia? Museus? Compras? Monumentos históricos? Esportes radicais? Tranquilidade e sossego? Um mix de tudo?
Estas respostas ajudarão a definir qual será o estilo da sua viagem e, com isso, fica mais fácil separar os destinos perfeitos para o que você deseja.
Estilos de viagem
O perfil do viajante muda muito de pessoa para pessoa. Há quem busque por sossego e tranquilidade enquanto outros desejam o agito e baladas. Uns preferem o campo, outros praia. Além disso, o tipo de viagem também influencia na escolha: viagem longa de férias ou um bate-e-volta de fim de semana?
Aqui no blog da DeÔnibus você encontra conteúdos criados especialmente para cada estilo de viagem. Listamos a seguir alguns para ajudar você a entender o seu perfil.
- Para os viajantes ‘solo’: Guia completo para viajar sozinho
- Para quem privilegia a experiência: Turismo de experiência
- Para quem ama o ecoturismo: Trilhas em São Paulo
- Para quem busca cultura: Principais museus do Brasil
- Para quem deseja tranquilidade: Melhores cidades para se desconectar
- Para quem busca por fé e espiritualidade: Turismo religioso
Faça uma lista dos lugares que você deseja conhecer

Pode parecer fácil, mas escolher um destino para viajar às vezes é mais complicado do que você pensa, pois o Brasil tem lugares lindos e não é uma tarefa fácil escolher um deles para visitar.
Quem já sabe para onde deseja ir é mais fácil, mas se você ainda não tem um destino definido e está na dúvida, a dica é começar a fazer uma lista dos lugares que mais têm a ver com você e que deseja conhecer, para depois poder estudar melhor cada um deles.
Neste estudo é importante analisar tudo sobre o lugar: as atrações turísticas, o valor da hospedagem, o clima, alta e baixa temporadas, meios de locomoção, etc. Se necessário, dê uma espiada em blogs de viagem (aqui mesmo no blog da DeÔnibus você encontra várias dicas bacanas) que contam a experiência sobre o lugar. O importante aqui é não ter preguiça de pesquisar.
Pense no seguinte: o que você quer fazer? O que você quer ver? Quais experiências deseja viver?
Ao final, veja suas anotações e escolha o lugar que mais tiver a ver com o que deseja para a sua viagem.
Destinos nacionais mais procurados

O Brasil é um país lindo e com ótimas opções para você aproveitar durante o ano todo. Alguns lugares são mais procurados em determinadas épocas do ano, então vale a pena conhecer melhor esses destinos.
Para facilitar sua busca, temos alguns posts aqui na DeÔnibus que podem te ajudar bastante. Confira abaixo:
- Destinos de verão no Sudeste
- Destinos nacionais na primavera
- Melhores destinos de inverno no Brasil
- Melhores resorts para ir com crianças
- Principais destinos para curtir Festas Juninas
- Viagens românticas para casais
Independente da época na qual você deseja viajar, há opções fantásticas para viajar de ônibus pelo Brasil.
Melhor temporada para viajar: alta ou baixa?

É muito importante ficar atento sobre isso, já que na alta temporada os preços são mais altos e os lugares costumam estar mais cheios, também.
Para saber se é alta ou baixa temporada em um local, verifique o ritmo da cidade. Por exemplo, no verão é alta temporada nas cidades praianas; já no inverno a alta temporada migra para as cidades serranas. Mas nem sempre é tão óbvio assim, já que muitas cidades realizam festivais e eventos em várias épocas do ano, o que também é considerado alta ou média temporada.
Para você escolher entre baixa ou alta temporada, reflita sobre alguns pontos importantes como:
- Como andam as suas finanças pessoais?
- Como estão as reservas de hotéis nesta época?
- Como fica a cidade com superlotação?
- A cidade tem estrutura para suportar um número alto de visitantes?
- Você tem flexibilidade de data para viajar ou está limitado pelas suas férias?
Com estas respostas, você irá conseguir avaliar qual é o melhor período para viajar.
E fique de olho no orçamento, pois ele é quem irá direcionar suas escolhas.
Vale a pena ressaltar que certos destinos podem ser aproveitados o ano todo, independente da temporada. Você pode curtir as praias do Norte e Nordeste, por exemplo, praticamente em qualquer mês do ano, já que mesmo no inverno o calor predomina na região.
Avalie os custos da viagem

Os custos de uma viagem envolvem muitas coisas como passagens, traslado, estadias, alimentação, passeios e outras atividades.
E para que você não seja pego de surpresa e tenha complicações na volta da viagem, é fundamental fazer um levantamento dos custos da viagem e também uma avaliação daquilo que realmente você poderá gastar.
Deste modo, você não correrá o risco de gastar mais do que o seu orçamento permite.
Para isso, faça pesquisas na internet para ter ideia de quanto irá custar alguns dias no destino que escolheu.
É recomendado que você retorne de viagem sem dívidas. Ou seja, a viagem precisa estar paga antes. Por isso a análise de custos ajuda e entender quanto você pode gastar (ou quanto tempo precisa para se organizar) sem comprometer seu orçamento na volta.
Faça uma planilha de gastos

Depois de fazer a avaliação e levantamento dos custos da sua viagem, faça uma planilha com todos estes gastos. Já ouviu alguém dizer que o Excel é seu melhor amigo? Então… é a pura verdade.
Seja no Excel ou numa planilha do Google, é importante que você separe cada um dos gastos da viagem para que os valores fiquem identificados de forma clara e, assim, você consiga visualizar o valor real da viagem.
Anote ali tudo: passagens, hospedagem, refeições, ingressos, passeios, etc.
Dica de leitura: confira nosso post sobre como fazer o dinheiro durar na sua viagem.
Defina o número de dias da sua viagem

Saber o número de dias da sua viagem é fundamental para montar o roteiro e, algumas vezes, até mesmo para escolher o lugar.
Se você puder ficar um número maior de dias, poderá ir para destinos mais distantes ou com mais atrações para visitar. Já se você tiver menos tempo, poderá escolher cidades mais perto e dividir melhor os passeios e atrações turísticas.
Reserve a sua passagem de ônibus

O ônibus é, sem dúvida, a melhor opção para viajar. Os valores das passagens são mais acessíveis, os ônibus oferecem conforto e comodidade, há saídas diárias para vários destinos e você ainda aprecia a paisagem ao longo do trajeto.
Não acredita? Então confira aqui as vantagens de viajar de ônibus!
Com a escolha do destino e a data definida, é hora de comprar a passagem de ônibus e garantir uma viagem com segurança, conforto e facilidade.
Você não precisa pegar fila ou se deslocar até um terminal rodoviário para garantir a sua passagem de ônibus, isto porque as empresas garantem a facilidade da compra pela internet.
É possível comprar a passagem de ônibus em nosso site ou utilizando o nosso aplicativo.
A DeÔnibus possui uma oferta de mais de 5 mil destinos no Brasil e conta com as melhores viações. Nossa missão é ajudar você a chegar aonde quiser.
Atenção! Diferente das passagens aéreas, as passagens de ônibus têm pouca ou nenhuma variação de preço de acordo com o tempo em que forem compradas. Dessa forma, não é necessário adquirir as passagens com tanta antecedência para garantir um valor menor – você pode decidir viajar em cima da hora e não pagará mais por isso.
Porém, da mesma forma, se a sua viagem está programada há um bom tempo e você viajará em um período de alta temporada, é importante reservar as passagens com antecedência para garantir seu lugar no ônibus em virtude da grande demanda da época.
A recomendação é que você faça um planejamento de viagem com antecedência para evitar perrengues, por isso a dica é se antecipar e comprar as passagens pelo menos um mês antes.
Escolha bem a sua hospedagem

A hospedagem pode significar até 50% da experiência na viagem. Escolher o hotel ou pousada certo faz toda a diferença em questão de conforto, segurança e até mesmo opões de lazer.
A dica é escolher a sua hospedagem levando em conta fatores como a quantidade de dias que você ficará no destino escolhido, quantas pessoas vão viajar com você e, claro, o seu orçamento.
Se você estiver viajando com crianças, o ideal é optar por um hotel que ofereça vários serviços extras (como almoço e janta e não apenas café da manhã) e que tenha atividades de entretenimento indoor – afinal, você não quer a garotada entediada em dias de chuva, não é mesmo?
Para viagens a dois ou sozinho, às vezes uma pousada simples e aconchegante é tudo o que você precisa.
Já em viagens em família ou com amigos, pode valer muito a pena optar pelo aluguel de um imóvel por temporada. Seja um apartamento ou casa, você pode dividir o valor com todo mundo e não fica pesado para ninguém.
Para ajudar, sugerimos ler nosso post com dicas para escolher uma hospedagem no Airbnb.
Pense bem na localização

A localização da hospedagem é super importante para quem vai viajar. Ela ajuda a ter uma ideia melhor de onde você estará e da distância dos lugares que vai querer conhecer. Com isso fica mais fácil traçar uma rota e ver a distância que precisará percorrer, bem como tipo de deslocamento que irá precisar.
Na hora de escolher, pense no que você quer. Por exemplo, se a cidade que vai visitar é famosa por sua vida noturna, você pode considerar ficar em um bairro mais tranquilo para fugir do agito ou ficar no centro caso queira diversão.
Se você não está podendo gastar muito, talvez seja melhor ficar em um hotel longe do centro, pois geralmente os valores de acomodação são mais altos nessas regiões.
Definir a localização da sua hospedagem poderá refletir em toda a sua viagem.
Considere sempre o clima

Agora que você já definiu o destino da viagem, é hora de começar a fazer as malas. Para isso é fundamental saber como é o clima do lugar que vai visitar dependendo da estação do ano.
Frio ou calor, com chuva ou sem, são fatores determinantes em uma viagem.
Além de definir o tipo de mala que você vai precisar fazer, entender o clima também influencia no seu roteiro e nos passeios.
Por exemplo, as cataratas de Foz do Iguaçu (PR) ficam mais cheias e volumosas na primavera (setembro a dezembro) por causa do período de chuvas, então neste caso viajar para lá em época de chuva não é algo ruim.
Já para quem busca baixa temporada, visitar Florianópolis (SC) no outono pode ser uma boa pedida, pois as praias estão mais vazias e os preços mais acessíveis.
Enfim, fique de olho na estação do ano em que você está viajando e no clima do lugar para levar na mala roupas e acessórios adequados.
Monte um roteiro realista

Existem destinos que possuem muitas opções de lazer e atividades – museus, parques, passeios, praias, trilhas, restaurantes famosos, ecoturismo, etc. E obviamente você não consegue visitar todos se for ficar poucos dias na cidade.
Então a dica é combinar a quantidade de dias da sua viagem com os principais passeios e lugares que deseja visitar. Se você estiver visitando o destino pela primeira vez, opte por fazer os passeios mais famosos ou mais recomendados por outras pessoas.
O ideal é ter o roteiro o mais detalhado possível de cada dia, incluindo a hora de acordar, os passeios da manhã e da tarde, pausas para refeições, etc.
É importante, se possível, deixar um dia livre, sem nada programado. Às vezes esses são os melhores dias da viagem, pois você tem a chance de ‘se perder’ pelo lugar e ir descobrindo tudo naturalmente, sem pressa.
Faça as malas da forma certa

Fazer as malas da viagem pode ser um enorme prazer para uns e um grande pesadelo para outros.
Goste ou não, você precisa fazer sua mala e, para isso, é importante ficar atento a alguns detalhes:
Escolha a mala certa de acordo com o seu destino: se você for fazer um mochilão nada de levar mala pesada e com rodinhas, o melhor é uma mochila própria para esse fim.
Selecione e separe todas as roupas antes de colocar na mala: nada de ir jogando todas as roupas direto na mala e depois descobrir que ela não fecha. Separe tudo e veja a quantidade que está levando (aproveite para ver se não está exagerando ou faltando nada), e só então prepare a mala da melhor forma, sempre aproveitando os espaços.
Leve roupas com tecidos leves, de fácil combinação entre si: esta dica ajudará você a não perder tempo na viagem tendo que passar roupa ou ficar pensando em combinação de looks.
Leve uma mala dobrável dentro da mala: se você é fã de compras, não pode viajar sem uma mala dobrável, pois ela é perfeita para trazer lembrancinhas e outras coisas sem ocupar muito espaço na mala principal.
Para saber mais sobre esse assunto, confira os posts abaixo:
- Bagagem para viajar de ônibus: tudo o que você precisa saber
- Bagagem de mão no ônibus: saiba o que levar
- O que levar na mala em uma viagem de 3 dias
- Quais remédios levar na mala de viagem
- O que levar na mala para uma viagem de verão
- O que levar na nécessaire para um destino de inverno
Escolha bem seus passeios

Antes de partir é fundamental que você dê aquela pesquisada nos principais passeios do destino que for visitar.
Hoje em dia é bem fácil fazer isso pela internet. Além de obter informações, você poderá ver fotos e comentários de outros turistas para saber se de fato aquilo desperta interesse.
Feito isso, anote os passeios favoritos e todas as informações deles (como horário de funcionamento, preço, etc.). Se possível, compre os ingressos com antecedência, caso a atração disponibilize essa opção.
Para facilitar ainda mais, faça uma lista com:
- Coisas grátis para fazer
- Parques e praças
- Museus
- Melhores caminhadas
- Passeios pela cidade
- Praias
Assim você poderá economizar tempo e dinheiro tendo tudo definido na lista.
Aprenda tudo sobre locomoção

Outra coisa importante em uma viagem é definir qual será o meio de locomoção em seu destino.
Você vai precisar alugar um carro ou optará por transporte público? Existe táxi ou Uber por lá? Ou você vai simplesmente caminhar para a maioria dos lugares?
Se a cidade é tranquila e propícia a caminhadas, lembre-se de escolher uma hospedagem mais para o centro.
Mas se preferir andar transporte público, você pode escolher uma hospedagem mais distante e economizar uma graninha.
A dica é fazer pesquisas sobre as melhores opções de transporte e os respectivos custos antes de escolher a sua acomodação.
Liste todos os restaurantes que deseja conhecer

Se a gastronomia é um dos pontos mais importantes nas suas viagens, você pode pautar seus planos em destinos famosos por suas culinárias.
A gastronomia faz parte da cultura do lugar a ser visitado. É como se você ficasse mais perto dos seus hábitos e costumes ao provar um prato típico.
E por isso a dica é pesquisar sobre a gastronomia típica da região que for visitar.
Pesquise e selecione os lugares mais bem avaliados e que despertem seu interesse gastronômico.
Algumas ideias para pesquisar são:
- Bares
- Cafés
- Comida de rua
- Pratos típicos
- Restaurantes
Lembre-se de incluir no seu roteiro de viagem os lugares que escolher, pois eles também fazem parte de todo o seu itinerário.
Leve cartões de backup

A dica vale para todo mundo, mas principalmente se você for viajar sozinho, leve um cartão extra, seja de débito ou crédito.
Apesar de viajar ser uma experiência alegre, você precisa estar prevenido contra perda ou furto de seus pertences. Ou mesmo caso haja algum problema de comunicação com a sua operadora de cartão bem na hora de pagar a conta.
Para evitar esses perrengues, tenha um cartão de backup guardado em um lugar diferente dos cartões principais.
Faça um checklist

O checklist é algo tão simples de fazer, mas que algumas pessoas ignoram. Sabia que ele pode te salvar de vários perrengues na viagem?
Afinal, no meio de toda a animação e correria para os preparativos da viagem, é muito comum esquecermos algo. Há vários modelos de checklists, mas você pode fazer algo simples, contendo informações básicas como:
- Roteiro completo
- Passagens
- Documentos
- Hospedagem
- Passeios pagos (recibos)
- Aluguel de carro
- Cartões de crédito e débito
- Separar as roupas que irá levar na viagem
- Lavar as roupas
- Separar os sapatos e o chinelo que irá levar
- Saco para roupa suja
- Separar os Remédios que irá precisar
- Adaptador de tomada e demais eletrônicos
- Itens que irá levar na nécessaire (produtos de higiene)
Agora que você aprendeu a fazer um planejamento de viagem, deixe a DeÔnibus te ajudar a escolher para onde viajar.