Viajar para o litoral é sempre uma oportunidade de viver momentos especiais. Seja em família, com amigos ou até sozinho mesmo. Afinal, sol e praia são capazes de deixar qualquer um feliz.
Andar na areia fofa, comer uma porção de camarão com cerveja nos quiosques da praia, dar aquele mergulho revigorante no mar e se bronzear ao sol renovam as energias de qualquer um.
Sim, já estamos vendo você aí morrendo de vontade de viajar para o litoral. E este post foi feito pensando em você, que ama uma praia e sempre que pode dá uma escapada para lá.
Confira também: dicas para viajar de ônibus para a praia.
Queremos ajudar a tornar a sua experiência de viajar para o litoral ainda melhor e mais completa, por isso, separamos algumas dicas matadoras que vão te ajudar a aproveitar muito mais. Confira a seguir.
Como montar um roteiro de viagem para o litoral?

Escolher qual litoral visitar pode não ser uma tarefa tão fácil. Portanto, a dica é pesquisar bastante as cidades e os custos de cada região do país, levando em consideração aquilo que cada uma oferece.
Algumas cidades do litoral são mais caras que outras, portanto, confira o seu orçamento e quanto pode gastar nesta viagem.
Ao escolher o local para montar o roteiro da viagem, leve em consideração se você vai sozinho, em família ou a dois.
Cada litoral tem a sua beleza própria e os seus pontos turísticos e, dependendo do tipo de viagem e companhia, escolha a região que agradar a maioria.
Feito isso, defina os principais pontos turísticos, praias e restaurantes que deseja conhecer por lá, fazendo uma boa divisão entre os dias, para que a viagem não se torne corrida ou cronometrada.
O que levar na mala para a praia?
Quem viaja para o litoral deve levar roupas leves, frescas e de fácil uso (de preferência que não tenha que passar).
Procure levar roupas versáteis e que sejam fáceis de combinar entre si – evitando lotar a mala com roupas em excesso.
Vale apena conferir também nossas dicas sobre o que levar na bagagem para viajar de ônibus.
Quais alimentos levar para o litoral?

Comer na praia não é tão baratinho quanto algumas pessoas pensam – e isso pode pegar de surpresa quem está com pouca grana. Por isso, a dica é preparar alguns lanchinhos em casa para petiscar de frente para o mar.
Procure levar alimentos fáceis de consumir e que sejam mais saudáveis para evitar qualquer perrengue na praia.
A dica é levar uma bolsa térmica com frutas picadas, sanduíches naturais, sucos e até algumas garrafas de água. Sem contar o biscoito de polvilho que não pode faltar!
Ah, não se esqueça de recolher todo o lixo e restos de comida, combinado?
Como escolher a melhor hospedagem no litoral?
Aqui você deverá consultar o seu orçamento para a viagem. Quanto mais perto da praia quiser ficar, maior será o valor da hospedagem.
Se o seu orçamento permitir, procure ficar mais perto do mar possível – a energia de acordar olhando o mar é outra.
Mas se não for o caso, pesquise hotéis ou pousadas com melhores acomodações e benefícios, de preferência que consiga ir para a praia a pé.
Uma dica boa para você conseguir ficar em um hotel à beira-mar é viajar em baixa temporada.
Viajar sozinho(a) para a praia

Viajar sozinho(a) é sinônimo de liberdade. Engana-se quem acha que é solitário. Mas algumas dicas podem ajudar a curtir melhor a viagem sozinho:
- Escolha bem onde se acomodar (para evitar problemas e aborrecimentos com quem estiver por perto);
- Quando for dar um mergulho no mar, peça para alguém que estiver por perto (você deve sentir confiança) olhar as suas coisas;
- Leve o seu livro favorito e fones para dar o seu toque especial para aquele momento;
- Veja se na cidade há city tour ou passeios de barco;
- Passe o protetor solar no corpo no quarto do hotel ou pousada, assim terá mais liberdade para fazer isso do que na praia. Na praia leve o protetor solar de spray.
Confira aqui alguns destinos para viajar sozinha.
Viajar em família (idosos e crianças)
Se a sua viagem para o litoral for em família, com crianças ou idosos, algumas dicas e cuidados merecem uma atenção maior.
Por exemplo, na hora de montar o roteiro, fique atento se os lugares que forem conhecer não são muito longe ou cansativos. Ou ainda, se os pontos turísticos são acessíveis para pessoas mais idosas quanto para crianças.
Também é preciso ficar atento ao calor e à desidratação, por isso, é fundamental permanecer hidratado. Aproveitem para abusar dos sucos naturais, água mineral e – é claro – água de coco.
E na hora de mergulhar no mar, certifique-se que a praia não é aquela cheia de buracos e ondas fortes, capazes de provocar acidentes. Mantenha as crianças sempre à vista e combinem um ponto de referência de fácil visualização, caso alguém se perca.
Viajar a dois para o litoral

A viagem em casal para a praia também pode se beneficiar de algumas dicas.
Escolha um destino que agrade a ambos e que ofereça outras opções de lazer além da própria praia: passeios guiados, museus, parques e restaurantes ou barzinhos badalados.
Na hora de ir para a praia ou algum passeio, é importante que cada um leve apenas aquilo que puder carregar – assim não lota a mala do seu companheiro e evita aquelas típicas brigas de viagem.
Respeite o tempo de cada um. Se um gosta de acordar cedo e o outro não, tudo bem. Vocês estão ali para descansar. Enquanto um dorme, o outro pode fazer uma caminhada tranquila na praia logo cedinho, contemplando a bela paisagem do começo de mais um dia.
Ficou com vontade de ir para o litoral? Escolha seu destino e reserve a passagem aqui.