Não importa se é mãe de primeira viagem, ou já experiente, estar grávida é um estado diferente, e por mais preparada que mulher esteja muitas duvidas podem surgir. Uma delas é: mulher grávida pode viajar de ônibus?
Bem, se essa também é uma dúvida sua, temos ótimas notícias: mulher grávida não só pode, como deve viajar de ônibus.
Grávida pode viajar?

Grávida pode viajar, sim senhora!
Veja a seguir as dicas de viagem para grávidas que preparamos e comece já a fazer as malas.
1 – Fale com seu médico
A primeira coisa que a futura mamãe deve fazer é falar com seu médico para que ele faça uma avaliação e veja se você está apta para viajar sem nenhum risco (para você ou para o bebê). Ou, se necessário, quais cuidados extras deverá.
Se possível, leve uma autorização médica atestando que pode viajar.
2 – Aguarde os 3 primeiros meses
Os médicos recomendam que as grávidas viajem só após completar o primeiro trimestre. É que neste período ocorre a grande maioria dos abortos espontâneos e, também, é quando a mulher tem mais mal-estares, como enjoos, dores nas costas, sono excessivo, etc.
Viajar dentro deste período pode ser um risco para a mãe para o bebê. E, vamos admitir, não será uma experiência prazerosa, certo?
3 – Escolha lugares tranquilos
Procure lugares mais sossegados, com menos atrações turísticas cansativas, para que você possa aproveitar a viagem em paz e sem estresse.

Se for viajar, grávida, prefira lugares sem muito agito.
4 – Aproveite as paradas
Toda vez que o ônibus fizer uma parada, aproveite para caminhar um pouco e ir ao banheiro – isto evita dores nas costas e cãibras. Faça exercícios com as pernas também enquanto estiver sentada.
5 – Preste atenção na escolha do assento
Grávidas costumam ter mais vontade de fazer xixi e, por isso, o ideal é que escolham assentos no corredor para que não atrapalhem ninguém ao longo da viagem e possam ir rapidamente ao banheiro.
6 – Cuidado com a bagagem
Cuidado com o excesso de malas e, também, com malas pesadas. Não consegue carregar? Peça ajuda.

Grávida deve carregar bagagens leves
7 – Alimentação
Lembre-se de levar uma mala de mão com pequenos lanches fáceis de comer e, de preferência, que sejam leves e saudáveis.
8 – Beba água
Grávidas se desidratam mais facilmente, por isso, lembre-se de levar e beber bastante água ao longo da viagem.
9 – Leve distrações
A viagem pode ficar bem mais divertida e rápida se você levar livros, revistas, fones para ouvir música, etc. Tudo para distrair sua mente e ajudar a relaxar.
10 – Escolha um hotel com boa infraestrutura
Procure reservar um hotel que tenha boas opções de lazer e acessibilidade: piscinas, spa, restaurantes, elevadores, enfim, tudo para garantir o conforto. Assim, se estiver cansada e não quiser sair do hotel, você vai poder curtir várias opções de entretenimento ali mesmo.

O hotel deve ter uma boa infraestrutura para grávidas
11 – Não viajar após a 32º semana
A orientação da grande maioria dos médicos é que não se viaje após o sétimo mês, pois neste período há grandes chances de acontecer um parto prematuro.
No caso de mães com gestações múltiplas, o cuidado é ainda maior. Recomendam-se que elas não viagem a partir da 28º semana.
Por que fazer uma viagem grávida?
É um momento especial da sua vida e merece ser celebrado, sem contar que viajar te deixará mais feliz e ajuda a relaxar nesse período que, sim, tem os seus problemas.

Faça uma viagem antes de ter o seu bebê e prepare-se para este momento único da sua vida.
Deste modo você estará preparando o seu corpo e sua mente para a próxima fase mais importante da sua vida: o nascimento do seu bebê.
E apesar de ser um momento mágico, ele também é estressante, cansativo e muitas vezes até solitário.
Portanto vá viajar! Relaxe, curta muito, durma bastante, como o que tiver vontade (dentro das restrições médicas), conheça pessoas encantadoras, dance com músicas que você nunca ouviu ou somente sente-se e aprecie um pôr do sol.
Mas faça uma viagem antes de ter o seu bebê e prepare-se para este momento único da sua vida.
E para tudo der certo na sua viagem, procure empresas sérias no mercado e que não vão te deixar na mão.
Esperamos que tenha gostado das nossas dicas de viagem para grávidas, e se não souber por onde começar, clica aqui e escolha o seu destino.