O turismo é para todos ou, na verdade, deveria ser. A realidade é que nem todas as cidades turísticas têm estruturas e são preparadas para receber todos os públicos, o que aumenta ainda mais a desigualdade, diminui a diversidade e falta acessibilidade.
Mas, existem lugares que não são assim! Separamos destinos inclusivos no Brasil, que se destacam quando o assunto é igualdade e transformam a experiência de viajar melhor ainda para todos. Confira algumas cidades que oferecem um turismo inclusivo!
Índice
Destinos inclusivos: O que é o turismo inclusivo
Primeiramente, para o turismo ser de fato inclusivo, ele precisa atender todas as pessoas, independentemente da sua orientação sexual, da sua etnia, de sua idade e se são pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida.
O objetivo principal do turismo inclusivo é literalmente incluir todas as pessoas nas atrações, passeios e cidades turísticas, promovendo a igualdade e o respeito.
Isso deve ser em todas as áreas, não só nas atrações, mas também nas acomodações, transporte, eventos ou festas e outros serviços. Além disso, deve ser feito um treinamento para que os colaboradores saibam orientar e respeitar todos os públicos. Você sabia disso, viajante?
Destinos inclusivos no Brasil
Alguns destinos se destacam quando o assunto é inclusão, oferecendo igualdade em várias áreas para todos. O interessante é que não é só a pessoa que sai ganhando. Para a cidade é ótimo da mesma forma, e claro que o principal motivo é incentivar a igualdade, mas também é importante para a economia.
Para chegar no destino, nada melhor e importante é encontrar acessibilidade em viagem de ônibus, conforto e segurança além de paisagens maravilhosas ao longo do caminho. Por se tratar de cidades turísticas, para chegar no destino é bem tranquilo e você encontra diversas rotas e horários de ônibus saindo de várias cidades com a DeÔnibus. Mas, antes de planejar sua viagem acessível e inclusiva, confira o que nós separamos para você!
Rio de Janeiro – RJ

O Rio de Janeiro/RJ é o destino preferido dos turistas no Brasil para passar férias. Com tanta procura, a acessibilidade e inclusão não poderiam deixar a desejar. A maioria das atrações da cidade maravilhosa são preparadas para receber pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida. Por exemplo, o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, o Jardim Botânico e até mesmo as praias. Além de possuir rampas de acesso, a cidade também faz parte do projeto Praia Acessível.
Para a comunidade LGBTQIA+, a praia de Ipanema é considerada a 2 melhor do mundo segundo uma pesquisa. Além disso, é na praia de Copacabana que acontece desde 1995 a parada LGBT.
São Paulo – SP

A maior cidade do país também está na lista dos destinos mais inclusivos. É nela que acontece a maior Parada LGBTQIA+ do mundo, recebendo milhões de pessoas todos os anos. E não para por aí, em São Paulo/SP existem diversos bares, restaurantes e festas pensados para o público.
Além disso, as pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida também podem aproveitar a cidade. Os museus da capital paulista possuem acessibilidade para receber os turistas. O Museu do Futebol e o Memorial da América Latina são exemplos. E para a locomoção, as estações de trem e metrô são bem estruturadas para receber todos os públicos.
Salvador – BA

Também tem turismo acessível no Brasil, na cidade de Salvador/BA. É bem estruturada para receber pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida, seus atrativos contam com rampa de acesso, elevadores, então pode visitar o Pelourinho e o Elevador Lacerda sem preocupações.
Além disso, o destino é muito animado e acolhedor, recebendo um dos melhores carnavais do Brasil. Agora, para o público LGBTQIA+, a capital da Bahia conta com shows de drag queens, bares e festas badaladas, um máximo não é mesmo?
Chapada dos Veadeiros – GO

A Chapada dos Veadeiros fica em Alto Paraíso de Goiás/GO e é um destino de muito contato com a natureza, perfeita para fugir da vida corrida e do dia a dia agitado na cidade. O local é repleto de cachoeiras, trilhas acessíveis e piscinas naturais.
Pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida podem aproveitar para conhecer a Trilha Suspensa. O atrativo conta com cadeira de rodas específicas para o passeio e guias para auxiliar, Já a Cachoeira Loquinhas, é um conjunto de cachoeiras ideais para idosos e crianças.
E para o público LGBTQIA+, o local ganhou hospedagens voltadas para a comunidade, com o intuito de criar uma interação e acolhimento, já que a realidade é que muitas pessoas acabam viajando sozinhas. A Casa Delas é uma opção de acomodações!
Fortaleza – CE

A cidade de Fortaleza/CE também se destaca quando o assunto é destinos inclusivos. Ela faz parte do Projeto Praia Acessível, o que torna o banho de mar mais fácil para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida. Além disso, o local disponibiliza cadeiras anfíbias e esteiras.
E não para por aí, a comunidade LGBTQIA+ tem várias opções para quem gosta de curtir a vida noturna, como festas, shows de drag queens e bares. Além disso, na capital do Ceará acontece o For Rainbow, que é um Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero, que você pode assistir filmes sobre o tema.
E aí viajante, o que falta para planejar sua viagem para os destinos inclusivos do Brasil? Agora você já tem todas as dicas para aproveitar esses lugares que garantem acessibilidade e inclusão.
Ah, e claro que a DeÔnibus te ajuda a chegar no seu destino. Não deixe de garantir sua passagem de ônibus com toda praticidade que o site e o aplicativo oferecem.
Se você gostou deste artigo, compartilha com quem vai conhecer alguma dessas cidades com você!