Um dos melhores exercícios para nosso corpo e mente é andar de bicicleta. Por isso, cada vez mais pessoas estão aderindo e levando a magrela para todo lugar – inclusive em viagens.
Quem é apaixonado por ciclismo não vive sem sua bike.
E você pode achar que levar uma bicicleta em uma viagem de ônibus pode ser algo complicado e estressante, mas, na verdade, isso é bem simples.
Bicicleta no ônibus: cuidados necessários

Antes de explicarmos como levar a sua bike em uma viagem de ônibus, é importante que você tenha alguns cuidados antes de viajar com ela. Confira a seguir.
Faça uma manutenção preventiva
Veja se está tudo em ordem e, também, se ela está em condições de viajar. Lembre-se de que quanto menos manutenção sua bike demandar, mais tempo livre terá na viagem.
Vá com a bike certa para o estilo da sua viagem
Vale a pena você planejar direitinho a viagem e, com isso, refletir sobre o destino que está indo e se a sua bicicleta é adequada.
Veja por exemplo se vai pegar muitos lugares com areia ou, ainda, se os trajetos serão longos. Se for o caso faça um pequeno teste em terrenos semelhantes antes de viajar.
Tenha sempre uma capa de chuva à mão
Carregar uma capa de chuva na mochila é uma dica fundamental para que você não deixe que nada atrapalhe a sua viagem.
Mas como levar a bicicleta em uma viagem de ônibus?

As bicicletas vão em um canto do bagageiro do ônibus – o bagageiro fica na parte exterior do ônibus e, na lateral, existe uma aérea onde são transportadas as bicicletas. Por isso, você precisa tomar alguns cuidados:
Proteja a sua bicicleta: a sua bicicleta deverá estar embalada. Vale embalar em plástico bolha, papelão ou até mesmo colocá-la em uma mala bike.
Identifique-a: para sua segurança, identifique a sua bicicleta, afinal, ela estará entre outras e isso evita qualquer confusão.
Fique atento ao peso: o peso máximo da bagagem de ônibus é de 30 quilos. Fique atento ao peso quando for embalar a sua bicicleta. Existem algumas dicas que podem facilitar e evitar que você passe por algum perrengue:
- Antes de embalar, abaixe totalmente o selim (banco)
- Se possível, retire as duas rodas e embale-as
Conheça a política da empresa pela qual vai viajar: informe-se sobre a política adotada pela viação referente ao embarque da magrela. Cada empresa pode adotar um tipo diferente de critério.
Por exemplo, algumas empresas de ônibus exigem a nota fiscal para o transporte de bicicleta, já outras fazem o transporte apenas em caixas, como uma encomenda.
Portanto, informe-se antes de embarcar.
Atenção! Os ônibus double deckers (aqueles de dois andares, que têm cama e tudo mais) são enormes, mas o bagageiro costuma ser pequeno. Por isso, é bem provável que a bike não caiba dentro. Opte por ônibus convencionais e executivos na hora da sua escolha.
Seguindo essas dicas, com certeza a sua viagem com a bicicleta vai ser de boa.
Cidades perfeitas para você andar de bicicleta

O Brasil é um país vasto e diversificado, oferecendo uma variedade de cidades que são verdadeiros paraísos para os entusiastas da bicicleta. Com suas paisagens deslumbrantes, clima favorável e infraestrutura adequada, algumas cidades brasileiras se destacam como destinos ideais para andar de bicicleta. A seguir você confere algumas das melhores cidades para desfrutar de pedaladas emocionantes.
Passeio de bicicleta no Rio de Janeiro (RJ)
A Cidade Maravilhosa não é apenas conhecida por suas praias e montanhas deslumbrantes, mas também por suas ciclovias e ciclofaixas à beira-mar.
Pedalar pelo calçadão de Copacabana ou percorrer a Lagoa Rodrigo de Freitas oferece uma experiência única para os amantes da bicicleta.
E você também poderá aproveitar para fazer trilhas e mountain-bikes. Um exemplo é a Floresta da Tijuca.
Passeio de bicicleta em Curitiba (PR)

A capital do Paraná é famosa por seu sistema de transporte público eficiente e também por suas ciclovias bem planejadas. Com mais de 200 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas, os ciclistas podem explorar parques, praças e atrações turísticas enquanto desfrutam do clima ameno da cidade.
Não é à toa que os seus moradores utilizam a bicicleta como um meio de transporte em suas rotinas.
Passeio de bicicleta em São Paulo (SP)
A cidade de São Paulo (SP) está entre os destinos mais procurados por quem curte andar de bicicleta. Apesar de ser bem movimentada, a cidade tem investido em infraestrutura para ciclistas.
Com ciclovias e ciclofaixas espalhadas por toda a cidade, é possível explorar bairros históricos, parques e avenidas icônicas enquanto desfruta de um passeio de bicicleta.
É uma forma diferente de conhecer a cidade e, ainda, curtir paisagens que muitas vezes passam despercebidas de carro.
Se você estiver em São Paulo (SP) não deixe de dar uma volta no Parque Vila Lobos, Avenida Paulista, Minhocão e Avenida Brigadeiro Faria Lima. Aproveite e conheça também estes 5 lugares para andar de bicicleta em São Paulo (SP).
E se tiver com vontade de pegar uma estrada, a dica é se aventurar de bicicleta pela estrada de Ubatuba (SP) à Paraty (RJ), a Rio-Santos.
Passeio de bicicleta em Florianópolis (SC)

A capital de Santa Catarina é conhecida por suas belas praias, mas também oferece excelentes rotas para ciclistas. Com ciclovias bem sinalizadas e paisagens incríveis, é possível explorar a cidade pedalando pela orla marítima ou atravessando a exuberante Mata Atlântica.
Sem mencionar que você ainda consegue se deslumbrar com o inigualável pôr do sol de Floripa.
Passeio de bicicleta em Porto Alegre (RS)
A bela capital gaúcha de Porto Alegre (RS) oferece uma rede extensa de ciclovias e ciclofaixas, tornando-se um ótimo destino para os ciclistas. Com belas áreas verdes, como o Parque da Redenção, e a oportunidade de pedalar ao longo do rio Guaíba, os amantes da bicicleta encontrarão muitas opções para explorar.
Turismo muito além da bicicleta

Essas são apenas algumas das melhores cidades para andar de bicicleta, mas há muitas outras opções. Independentemente de qual cidade você escolha, pedalar pelo Brasil proporciona uma maneira única de explorar a paisagem, manter-se ativo e desfrutar das belezas naturais e culturais do país.
E apesar da bicicleta ser muito popular, sabemos que o turismo de aventura vai muito além da ‘magrela’. Trilhas, rafting, escaladas e muitas outras atividades complementam o ecoturismo. Para saber mais sobre isso, é só clicar no botão abaixo.