Viajar é um dos grandes prazeres da vida. Pegar a estrada, conhecer novos lugares e pessoas é algo que nos enriquece muito culturalmente. E nem sempre uma boa viagem está relacionada à quantia de dinheiro que você gasta.
Às vezes um bate-e-volta até a praia com os amigos é tudo o que você precisa para relaxar e se divertir. Mas há momentos em que você quer estar em um hotel bacana, gastando um pouco mais para desfrutar de alguns mimos e luxos – sim, sabemos que você merece.
A questão é que nem sempre você viaja com dinheiro extra. E é muito importante ter em mente que imprevistos podem acontecer – antes, durante e depois da vigem. Por isso, cada centavo economizado pode te ajudar tanto a aproveitar mais a viagem e, também, evitar perrengues na volta.
Não há segredo para fazer o dinheiro durar. É necessário foco e saber gastar de forma inteligente.
E para ajudar você a gastar de forma mais planejada, separamos 7 dicas para fazer o seu dinheiro durar na viagem. Confira a seguir.
Índice
01 – Defina onde e como você quer gastar o dinheiro
Quando você estiver fazendo o planejamento da sua viagem, avalie e escolha no que você quer investir mais: uma hospedagem mais cara, bons restaurantes ou, ainda, fazer vários passeios? Se você puder escolher as três opções, maravilha. Mas se o orçamento estiver limitado, pense bem nisso.
Ao definir com o que você quer gastar dinheiro na viagem, automaticamente economizará nas demais coisas. Você terá mais controle sobre os gastos e já estará melhor preparado para a viagem.
Por exemplo, você pode escolher comer nos melhores restaurantes da cidade e, assim, economizar com hospedagem. Ou preferir dormir em uma cama enorme com um chuveiro maravilhoso e pedir comida alguns dias para comer no quarto, mesmo.
O importante é você ver o que está disposto fazer e onde deseja economizar.
Lembre-se de ser realista sobre tudo o que deseja fazer com aquilo que cabe no seu orçamento.
02 – Crie o seu orçamento ideal
Depois de definir onde e com o que você deseja gastar o dinheiro, faça uma pesquisa de quanto custará cada coisa e, assim, poderá criar o seu orçamento ideal.
Com este orçamento é que você deverá trabalhar durante a viagem, sempre de olho para que ele não estoure.
Estipule um valor máximo para gastar por dia (ou na semana) e mantenha-se preso a esse orçamento. Resista à tentação de gastos desnecessários – não precisa levar lembrancinhas para toda a família e você vai sobreviver sem aquele souvenir.
03 – Crie um diário de gastos

Uma das formas de controlar tudo aquilo que você gastar na viagem é ter um diário com todas as anotações.
O diário é, na verdade, um controle de orçamento de viagens. Nele você deverá anotar todos os gastos: passeios, alimentação, diária de hotel, compras, passagens de ônibus, etc.
É preciso ir comparando diariamente o saldo que você tem com aquilo que você pode gastar – e evitar ficar no vermelho ou passar algum apuro.
Esse diário é muito útil tanto para economizar durante a viagem quanto para programar a sua próxima, já que com as anotações conseguirá ter uma média de quanto custa viajar para a tal lugar.
O diário pode ser feito tanto em um caderninho como um Moleskine ou de forma digital como o app Evernote.
04 – Fuja das parcelas
Quem não gosta de parcelar compras em 10x e ter a falsa sensação de que ficou barato? Pois é, mas em uma viagem a dica é não ficar fazendo parcelamento.
Parcelar compras pode parecer uma facilidade, mas ela pode virar um grande pesadelo na volta para casa, quando as contas se acumularem com os valores do parcelamento.
A dica é parcelar somente aquilo que for imprescindível.
05 – Procure passeios gratuitos

Uma dica muito boa para quem viaja é procurar passeios gratuitos ou que ofereçam entrada grátis (ou com desconto) em um respectivo dia da semana ou para uma determinada faixa etária.
Antes de viajar, faça uma pesquisa sobre o destino e veja quais passeios oferecem esse benefício.
Você pode economizar bastante sem deixar de fazer as coisas que deseja.
06 – Use o transporte público local
Quer conhecer melhor a cidade? Fuja dos táxis e ubers e opte por transportes públicos, que poderão te levar aonde quiser por muito menos.
07 – Evite restaurantes perto das atrações turísticas

A maioria das principais atrações turísticas de uma cidade são sempre cercadas por cafés, lanchonetes e restaurantes. Mas cuidado, o valor ali costuma ser bem superior aos demais. A dica é comer em locais afastados das atrações turísticas, assim você paga o preço justo.
Agora que você é um expert em economia de viagens, escolha aqui o seu próximo destino.