Em nosso post sobre o que levar na bagagem para viajar de ônibus, demos algumas dicas rápidas sobre a sua bagagem de mão.
Agora vamos explicar um pouco mais sobre este item importante, pois é nesta bagagem que você deve levará objetos pessoais e indispensáveis.
A primeira coisa que você deve considerar é que a bagagem de mão estará sempre ao seu lado. Portanto, tudo o que você colocará nela serão itens de valor e/ou que precisam ser alcançados rapidamente, quando necessário.
Vamos analisar isso em detalhes a seguir.
Índice
Bagagem de mão no ônibus: itens indispensáveis

Quando falamos em itens de valor ou indispensáveis, obviamente isso tem um significado pessoal para cada um de nós – e você saberá o que deve ou não levar na sua bagagem.
Mas existem aqueles itens necessários universais, que todo mundo usa. É com base nesse conceito que preparamos estas dicas.
Veja a seguir a nossa sugestão sobre o que levar na bagagem de mão no ônibus.
Documentos
Numa viagem, nada é mais importante do que seus documentos. Aliás, você nem consegue embarcar sem eles.
Além de levar seus documentos pessoais, como o RG e carteira de motorista, tenha à mão a sua passagem de ônibus, que é indispensável para o embarque.
No caso de viajar com crianças, guarde os documentos delas com você e, de preferência, em algum compartimento que possa ser acessado rapidamente, caso sejam solicitados.
Petiscos e lanches

Dependendo da duração da sua viagem, é importante levar alguns lanchinhos com você. Não conte apenas com as paradas do ônibus na estrada, porque nunca se sabe quando surgirá aquela fominha.
Mas é importante saber quais lanches levar. A primeira coisa é evitar salgadinhos ou snacks com cheiro forte (como aqueles de queijo), para não incomodar os outros passageiros. E se possível, que não sejam muito crocantes – afinal, ninguém merece ouvir aquele ‘croc, croc’ no meio da noite, né?
Barrinhas de cereal, sanduíches naturais, barras de chocolate e bolachas são ótimas opções. No caso de frutas, opte por aquelas que não estraguem rápido.
Geralmente você não precisa levar água, pois a grande maioria das viações já disponibilizam nos ônibus.
Para não errar, clique no botão abaixo e confira nosso post mais detalhado sobre este tema.
Remédios e itens de higiene pessoal
Todos os medicamentos devem estar sempre perto de você. Remédios para dor de cabeça, azia, enjoo e cólicas são praticamente itens de sobrevivência numa viagem de ônibus, especialmente as longas.
Não precisamos mencionar que, se você faz uso de medicamentos específicos, eles também devem estar na bagagem de mão, certo?
Além disso, kits de higiene pessoal ou necessaire com escova e pasta de dentes, papel higiênico, lencinhos umedecidos e absorventes poderão salvar sua vida se estiverem nessa bagagem.
Celular e carregador
O celular hoje é nosso companheiro inseparável. E numa viagem não é diferente.
Seja para se distrair com jogos, filmes ou música; para tirar fotos da viagem ou para bater papo com alguém, mantenha o celular sempre perto de você.
E, obviamente, o carregador e a bateria extra devem completar o conjunto.
Alguns ônibus já dispõem de entradas USB, o que é uma verdadeira mão na roda.
Ao viajar com crianças, joguinhos e desenhos podem ser de grande ajuda. Se tiver um tablet, pode levar sem medo.
Fones de ouvido

Só por que você gosta daquela música não significa que todo mundo no ônibus vai gostar também. Portanto, o fone de ouvido é obrigatório na hora de ouvir sua playlist.
Mas ele não é só um item que evita incomodar as outras pessoas. Ele pode ser de uma ajuda inestimável se você estiver viajando sozinho e tiver um vizinho de poltrona barulhento ou tagarela.
Colocar os fones de ouvido equivale a pendurar a plaquinha de “não perturbe” na porta do quarto do hotel 😉
Agasalho
No caso de esfriar durante a viagem, leve sempre um pequeno agasalho na sua bagagem de mão no ônibus. Não precisa ser nada muito pesado, uma blusa de moletom ou malha já te deixarão mais confortável.
O que você precisa saber sobre a bagagem de mão no ônibus

- O tamanho da bagagem deve caber no compartimento que fica sobre a poltrona, portanto, não pode ser muito grande.
- O peso permitido da bagagem de mão é de até 5 quilos.
- Líquidos e garrafas de qualquer espécie devem estar devidamente vedados e isolados.
- Se estiver levando objetos frágeis, de valor ou dinheiro em espécie, não abandone a bagagem sozinha no ônibus. Leve-a sempre com você, mesmo se for para esticar as penas durante uma parada no meio da estrada.
- A responsabilidade da bagagem de mão é exclusivamente do passageiro.
- Utilize etiquetas de identificação tanto na bagagem de mão quanto na mala de viagem, para facilitar o reconhecimento e evitar perdas ou trocas com outros passageiros.
Agora que você já sabe tudo sobre a bagagem de mão no ônibus, escolha aqui o seu próximo destino e boa viagem!